processo de gestão

Os desafios encontrados pelas escolas no processo de gestão

O mundo está em constante mudança, e nós como cidadãos, devemos nos adaptar todos os dias. No ambiente da administração escolar o mesmo acontece, porém, nada é tão simples. Novas práticas pedagógicas surgiram com o passar dos anos, além do avanço da tecnologia e a transformação digital. A tradicional visão de que o professor é a figura central da transmissão do conhecimento acabou se tornando obsoleta, abrindo espaço para métodos inovadores e diferenciados.

Mas como incluir essas mudanças sem prejudicar o ensino, o andamento dos processos e a rentabilidade da instituição? É preciso entender que essas novas tecnologias vieram para otimizar e trazer novas ferramentas para ajudar diversas rotinas no ambiente escolar. Existem muitos problemas no dia-a-dia administrativo dentro da escola, e para entender melhor esses desafios, trouxemos esse artigo para você!

Principais desafios da gestão escolar

Além das novas tecnologias e da nova visão do papel do professor, é preciso considerar, também, a mudança da sociedade e a transformação digital que acontece em todos os setores. A seguir trataremos de forma mais detalhada essas questões.

No âmbito Pedagógico

Houveram, recentemente, diversas mudanças e transformações nos métodos e práticas de ensino no Brasil, como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e possíveis alterações nas práticas do ensino Médio, além da revolução tecnológica no ambiente escolar, como novos recursos e tecnologias.
É muito importante que a gestão da escola se mantenha um passo a frente dessas mudanças para que possa se adaptar com mais facilidade e não ficar obsoleta perante a concorrência. Uma grande mudança que impactou todas as escolas atualmente, foi a necessidade de implementação do ensino remoto.

Desempenho dos alunos

É esperado da escola que apresente os resultados de desempenho dos alunos durante o período letivo, na forma de provas, testes e trabalhos avaliativos. Isso seria um reflexo da qualidade do ensino e do aprendizado dos alunos. Para que esse resultado seja entregue, é preciso realizar um monitoramento constante desses resultados, é implementar ações pedagógicas para melhorar índices baixos.

No que diz respeito ao cadastro dessas informações, é preciso que a escola possua um sistema adequado de registro, onde o acesso seja fácil e os professores tenham a oportunidade de controlar e realizar correções de forma simples e rápida. Além disso, o processo será mais seguro para todos. Esse mesmo sistema pode ajudar no armazenamento do histórico dos alunos.

Desenvolvimento integral e multidisciplinar

Notas e conceitos nas matérias convencionais já não são o suficiente para o desenvolvimento completo do aluno. Diferentemente da visão de alunos como meros receptores do conhecimento, hoje já são vistos os seres complexos em sua totalidade. Ou seja, saindo apenas do desenvolvimento cognitivo, e englobando todas as esferas (emocional, social e ética). É preciso que ocorra também, a valorização de todas as competências e habilidades inerentes ao indivíduo.

No âmbito administrativo

Estrutura da escola

É preciso estabelecer uma cultura onde todos entendam o seu papel na manutenção do ambiente escolar, desde a organização dos ambientes, até a segurança. Para que isso ocorra, os gestores precisam criar um ambiente saudável e de cooperação para que todos se sintam parte do mesmo grupo.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Sustentabilidade

A cada ano que passa, cresce a necessidade de se voltar ainda mais o olhar para o meio ambiente e a natureza. Além da utilização de materiais mais sustentáveis, com foco na reciclagem, é preciso também que os recursos utilizados dentro da escola, como água e energia, sejam utilizados com consciência.

No que diz respeito ao estoque de materiais escolares e insumos, é muito importante realizar um controle estrito desse estoque, para evitar compras emergenciais e gastos não previstos no orçamento.

No Âmbito Financeiro

Captação de alunos

Com a competitividade do mercado cada vez maior, para manter o funcionamento e o rendimento da escola, é preciso uma atenção especial na captação de alunos. Os pais esperam cada vez mais da escola e do seu papel no desenvolvimento da criança, por esse motivo é preciso apresentar opções cada vez mais atraentes.

Rematrículas

Assim como a captação de novas matrículas, e retenção das existentes é um processo muito importante para a gestão da escola. Junto com a apresentação dos recursos para o próximo ano, a escola tem a oportunidade de coletar opiniões e pontos de vista sobre o serviço prestado, abrindo uma janela de oportunidade rumo às melhorias.

Além disso, há uma demora considerável em todo o processo de rematrícula, tempo que poderia ser melhor aproveitado em outras atividades, como na captação de novos alunos. Para otimizar esse processo, existem softwares de gestão que podem ajudar a agilizar o processo.

Inadimplência

Esse o maior fantasma de quem é responsável pela gestão financeira de uma escola. A inadimplência tem grave impacto nos resultados e no rendimento da escola. É importante manter um diálogo constante com os pais, aderir a soluções estratégicas e medidas antecipadas a fim de evitar o problema.

Fluxo de caixa e desempenho financeiro da escola

Ligado aos índices de captação, retenção e inadimplência, o desempenho financeiro é um dos fatores mais importantes para a gestão de uma escola. É preciso realizar um controle de todos os aspectos financeiros, pois se trata de um negócio como qualquer outro. Controle de estoque, entrada e saída, gastos fixos, como pagamento de funcionários, aluguel, água e luz, devem ser controlados e registrados a fim de manter um fluxo de caixa saudável.

Para ajudar nessa tarefa, é muito importante a utilização de um sistema que registre e controle todas essas informações de forma rápida e automatizada, afinal um controle manual está muito sujeito à falhas humanas. Além disso, esse sistema pode te ajudar na emissão de boletos e controle de pagamentos.

Conclusão

Como vimos, são vários os aspectos que envolvem uma gestão escolar de qualidade, desde os métodos pedagógicos até os aspectos burocráticos. Para atender a toda essa demanda administrativa, é importante utilizar a tecnologia a nosso favor, otimizando e automatizando as etapas que demandam mais tempo e organização. Com essa visão estratégica, você poderá usar o tempo livre em atividades que ajudem no desenvolvimento da sua escola, gerando um diferencial competitivo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.