Planejamento Escolar

Planejamento escolar: os passos para ter sucesso no da sua escola

A realização do planejamento escolar é um importante compromisso de todos os profissionais de educação que trabalham em uma escola a cada início de ano letivo.

Ele é fundamental para garantir que tudo aquilo que for programado será concretizado ao longo do tempo programado, durante os semestres.

Com o preparo do planejamento escolar é possível ainda unir todos os envolvidos no meio educacional para pensar qual a relevância que a escola está tendo na vida dos seus estudantes.

Nosso post hoje irá mostrar a importância da elaboração de um bom planejamento escolar e um passo a passo para que ele seja bem-sucedido em sua escola. Leia e saiba mais!

Conceito de planejamento escolar

O planejamento escolar pode ser descrito como um plano que precisa ser desenvolvido pelas instituições escolares periodicamente, para que se possa definir quais atividades serão realizadas ao longo de cada semestre ou do próprio ano letivo.

Sendo assim, ele é um documento que, na prática, norteia todo o andamento das ações essenciais para que se alcance o bom funcionamento das escolas.

Para sua elaboração, é necessário que a equipe pedagógica reflitasobre aquilo a escola pretende alcançar até o fim do período determinado.

Para isso, é muito importante levar em consideração em qual realidade a escola está inserida, além de o que pode ser feito, de fato, com base nesse cenário.

O planejamento é importante ainda para que a gestão escolar tenha um panorama de tudo que será realizado no ano letivo e possa planejar o tempo, o calendário de preparação e os recursos necessários para que as atividades sejam realizadas.

Tudo isso fica muito mais fácil de ser realizado com a ajuda de um software de gestão escolar online completo.

Tipos de planejamento escolar

O planejamento escolar pode ser segmentado em diversas áreas importantes para a gestão escolar. Isso poderá trazer mais eficiência e qualidade para as diretrizes e estratégias que serão adotas.

Os tipos de planejamento escolar são:

– Estratégico: tem como foco o futuro da escola. Sendo assim, em geral, é produzido pela direção da instituição escolar. Ele leva em consideração o cenário atual da escola, suas ameaças, forças, fraquezas e oportunidades;

– Pedagógico: seu foco é alinhar o ambiente interno e externo da escola com as determinações vindas do Ministério da Educação (MEC). Além disso, foca ainda no relacionamento com a comunidade próxima e com os familiares dos estudantes;

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

– Curricular: seu foco tem a ver com a definição dos conteúdos a serem ensinados para os alunos durante o ano letivo, qual a ordem a serem abordados e qual a forma.

– Ensino: tem como foco definir como serão feitas as intervenções dos professores para promover o aprendizado entre os alunos. Ele terá o papel de um roteiro de atividades, de maneiras de avaliação etc.

Se este assunto é interessante para você, leia outros artigos semelhantes em nosso blog:

· 10 passos para aumentar a produtividade na secretaria da escola
· 11 estratégias para otimizar o atendimento na secretaria escolar
· 3 melhores práticas para o seu planejamento pedagógico

Como ter sucesso no planejamento escolar

Já estabelecemos o que é um planejamento escolar, qual a sua importância e seus diferentes tipos. Agora, vamos mostrar quais as características que ele precisa ter para que obtenha o sucesso desejado. São elas:

1. Bom alinhamento do direcionamento pedagógico

Os princípios que guiarão seu planejamento escolar precisam estar condizentes com os valores e a missão da instituição escolar. Além disso, a metodologia que será aplicada também precisa estar de acordo com o perfil do ensino a ser adotado.

Compreender e questionar a relação entre esses pontos e a busca por equilibrá-los é fundamental para garantir que as metas serão cumpridas conforme o planejado. Além disso, é preciso garantir que os colaboradores estejam cientes das informações e que saibam como aplicá-las em sua rotina diária de trabalho.

Manter os conteúdos motivadores e atuais

Um currículo escolar atualizado constantemente é fundamental para a motivação dos alunos e para despertar seu interesse. Isso também é muito importante para que as escolas consigam entender quais são as novas tecnologias na área de ensino e quais as demandas atuais do mercado.

A dica do sucesso aqui é investir em um sistema de aprendizagem diferenciado e mais dinâmico e em conteúdos interdisciplinares. Isso trará a teoria aprendida na escola para o dia a dia do aluno.

3. Contar com a participação de toda a comunidade escolar

É fundamental que todos se alinhem às diretrizes do plano escolar, dos representantes dos alunos até aqueles que trabalham na secretaria.

Sendo assim, é muito importante que exista espaço de fala para todos, tanto os professores, coordenadores e diretores quanto os colaboradores envolvidos em outros aspectos escolares (bibliotecários, secretários etc.).

Dicas para organizar um bom planejamento escolar

Além dessas características, também é muito importante para o sucesso do planejamento escolar entender o que precisa ser considerado durante o processo. A partir de agora, daremos algumas dicas para isso:

– Procure conciliar os interesses dos professores e dos pais;
– Siga sempre as diretrizes do MEC;
– Crie metas que durem todo o ano letivo;
– Defina seu calendário escolar;
– Monte um plano de aulas que seja bom para professore e alunos;
– Faça melhorias possíveis dentro da infraestrutura escolar;
– Faça investimento em tecnologia, incluindo para ajudar a gerir a escola como um todo;
– Monte um plano de qualificação para os professores;
– Sempre dê as boas-vindas para os novos professores;
– Reforce sempre as orientações gerais;
– Use métricas de avaliação de desempenho para descobrir pontos fracos e solucioná-los.

Você pode montar seu planejamento com a ajuda de um software de gestão escolar. Procure empresas e consultorias que possam ajudar você a gerir melhor sua escola e escolha o software mais adequado para realizar aquilo que deseja. Com certeza o software irá ajudar você a realizar uma boa gestão.

Gostou do artigo? Leia outros textos interessantes em nosso blog. Aproveite para fazer contato conosco para dúvidas e informações. Temos o melhor software de gestão escolar online completo para a sua escola.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.