diário de notas online

Quais as vantagens de um diário de notas online?

ideias ano letivo
tecnologia na escola

Por muitos anos, o diário de notas foi uma das ferramentas de trabalho do professor mais ultrapassadas, isso porque ele sempre foi um material impresso, onde as notas eram inseridas manualmente. O que permitia maiores incidências de erros e, por isso, causava diversas dores de cabeça a toda equipe da escola.

Hoje já é possível encontrar o diário de notas online, uma versão da ferramenta que é inserida em um sistema, podendo ser consultada e até compartilhada na web a qualquer momento. Qual é o sistema que a sua escola utiliza para informar as notas aos alunos?

Depois desta leitura, você vai descobrir que utilizar papel e caneta para preencher diários escolares já não é uma opção viável. Já vamos adiantando que há grandes diferenças entre a versão do diário de notas online para a versão impressa, além de muitas vantagens relacionadas.

Ficou curioso e quer descobrir como aumentar a produtividade da equipe e a satisfação dos pais dos alunos? Então siga o conteúdo e descubra o mundo de possibilidades vantajosas do diário de notas online!

O que é um diário de notas online?

O diário de notas online tem a mesma função de um diário de notas tradicional: incluir os planejamentos, metodologias adotadas em sala de aula, controlar os conteúdos desenvolvidos para cada turma, registrar as observações e ocorrências sobre cada aluno, as notas dos alunos, bem como a sua frequência em sala de aula, com a diferença que essa atividade não é feita em um diário impresso.

As informações são adicionadas em um sistema online e, atualmente, escolas particulares e públicas contam com a mesma possibilidade. No primeiro caso, os sistemas costumam ser contratados e fazem parte de uma série de outras funcionalidades para gestão escolar.

Já para as escolas públicas, o sistema costuma ser disponibilizado pela secretaria de educação para centralizar as informações sobre os alunos e deixar essa tarefa automatizada, porém, em grande parte dos casos, o sistema não oferece outras funcionalidades ou, quando oferece, são limitadas e não permitem a integração com outras áreas da escola, outras ferramentas e o acesso para os pais e alunos.

Quais as desvantagens que um diário de notas online oferece?

Alguns profissionais são um pouco contrários ao uso de tecnologias no ambiente escolar, pois acreditam que eles acabam dispersando e tirando a atenção das tarefas importantes. É verdade que isso pode acontecer, mas não podemos esquecer que a tecnologia já está presente em nosso dia a dia e é quase impossível evitar que ela faça cada vez mais parte do ambiente de trabalho.

Para evitar que algumas tecnologias, como as redes sociais, atrapalhem os processos, cada profissional precisa gerenciar o seu tempo e o uso das tecnologias que não são relevantes para o ambiente de trabalho.

Tecnologias como um software de gestão escolar online, por exemplo, permitem o acesso a qualquer momento de um navegador web ou de um aplicativo e, ao mesmo tempo, fazer uso de redes sociais. Nesse caso, o profissional precisa estar atento para que esse tipo de acesso não prejudique o seu trabalho.

Além disso, para utilizar um diário de notas online é necessário estar conectado à internet, o que não é o caso do diário de notas impresso. Ainda assim, as vantagens oferecidas pelo modelo online superam qualquer desvantagem que ele possa apresentar. Veja quais são a seguir.

Quais as vantagens que um diário de notas online oferece?

Não há como negar: a tecnologia tem tornado tudo mais fácil, inclusive nos afazeres rotineiros profissionais. Um diário de notas online garante praticidade, facilidade no acesso e diversos outros benefícios.

Fizemos uma lista com as principais e mais importantes. Dá uma olhada nos próximos tópicos e descubra quais são as vantagens que a sua escola poderá acessar ao implementar tal estratégia digital!

1. Sempre à mão

Quem nunca esqueceu o diário de notas em casa, em outra escola ou esqueceu a chave do armário onde costuma guardá-lo? Pode não ser uma situação recorrente, mas já deve ter acontecido alguma vez na vida de todo professor.

A vantagem de contar com um diário de notas online é que ele pode ser acessado até pelo smartphone, ou seja, não tem como esquecê-lo.

2. Menos volume para carregar

Os professores precisam carregar, além de seus livros, um diário de classe por escola que ele dá aula. Se ele sai de casa de manhã para dar aula em 3 escolas diferentes ao decorrer do dia, serão 3 diários diferentes, mais os livros para cada turma. É muito material para carregar desnecessariamente.

produtividade na escola

O diário de notas online é vantajoso porque não precisa se tornar mais um material para ser carregado, o professor só precisa ter a garantia de que terá como acessá-lo em todas as escolas que for dar aula.

3. Anotações mais claras

Nenhum ser-humano está livre de falhar, inclusive os professores quando estão “passando a limpo” as notas dos alunos no diário escolar. Assim, qualquer deslize no processo pode ocasionar rasuras e uma grande bagunça no documento, o que dificulta bastante o processo de compreensão sobre as anotações.

Ao implementar um sistema de diário de notas online, a sua escola garante documentos claros e corretos, já que a equipe de professores pode deixar de lado o famoso “errorex” ou o traço de caneta por cima da anotação e substituí-los pelo “delete” do teclado.

4. Preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade

É obrigação da escola promover o cuidado e a preocupação dos alunos com o meio ambiente. Uma instituição que utiliza muito papel e muitos processos que ainda exigem o seu uso, está indo contra esses valores.

Utilizar um diário de notas online é eliminar o uso de milhares de folhas por ano em uma escola, diminuir o lixo produzido pela instituição e transmitir coerência com os valores pregados pela escola para os alunos e equipe colaboradora.

5. Facilidade de armazenamento 

Depois que o ano letivo termina a escola precisa armazenar e depois arquivar todos os diários de notas dos professores, fazendo com que precise de espaço em armários e arquivos, promovendo a proliferação de ácaros e outras bactérias.

O diário de notas online salva todas as informações sobre o aluno na nuvem. Essas informações e outros dados ficam sincronizados e, caso seja necessário, será possível realizar o envio, download ou impressão do histórico para os pais ou alunos.

6. Segurança para os dados dos alunos

Lembra quando falamos ali em cima que qualquer professor pode esquecer ou perder o diário de notas físico? Pois é, problemas acontecem e geralmente os resultados podem comprometer o sucesso do fechamento de notas dos alunos.

Perder as informações de um diário de notas pode causar uma grande dor de cabeça para o professor e para a escola. Ter a possibilidade de armazenar as informações na nuvem vai proporcionar maior segurança para os dados e informações educacionais dos alunos.

7. Melhorias no relacionamento entre escola e pais 

A sua escola pode assumir diversas posturas para melhorar o relacionamento da instituição com os responsáveis dos alunos: aumentar o calendário de eventos familiares, ofertar descontos, garantir que atividades especiais durante as aulas.

Mas saiba que nada disso pode fazê-los esquecer dos erros institucionais, como atrasos ou informações divergentes sobre as notas dos alunos. Por isso mesmo é extremamente importante garantir acerto nesse processo e, como você já pôde perceber, automação desse serviço é o caminho mais coerente para tais acertos.

8. Maior produtividade da equipe 

Se você já gerenciou uma crise ocasionada por erros nos boletins escolares, deve saber o tamanho do retrabalho que a equipe é submetida. Por isso, ao automatizar os processos envolvidos na tarefa, como o diário de notas online, os colaboradores apresentam resultados ainda mais pontuais e ágeis, aumentando, assim, a própria produtividade.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como implantar um diário de notas online na minha escola?

Vale saber que investir na estratégia de automação de tarefas, como o diário de notas online, torna a sua escola satisfatória para os que já são “da casa” e mais chamativa aos seus clientes em potencial. Como você pôde notar ao longo deste material, implementar a tecnologia é um dos pontos mais acertados para a sua instituição de ensino.

Se ficou curioso sobre como implantar a ferramenta de diário de notas online, saiba que ela é apenas uma das diversas funcionalidades presentes em um software de gestão escolar. Assim, para poder fazer uso dessa ferramenta, é necessário contratar um sistema que faça o gerenciamento das tarefas escolares.

Como última sugestão do texto, apresentamos a você a nossa ferramenta de automatização escolar: o Software GEO. Ele é um sistema de gestão escolar que oferece várias funcionalidades, inclusive o diário de notas online, para a melhoria da gestão de rotinas administrativas, educativas e financeiras da sua escola. Tudo de forma automatizada, personalizada e online.

Além de ter acesso ao sistema por meio do portal GEO, os profissionais, professores, pais e alunos contam com um aplicativo para smartphones que proporciona mobilidade a todos os envolvidos. Deu para notar que a nossa ferramenta é sinônimo de melhorias institucionais? Quer receber, em primeira mão, outros conteúdos com dicas incríveis como este aqui? Então, assine a nossa newsletter!

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.