rea

Confira os maiores impactos de REA na Educação

ideias ano letivoPowered by Rock Convert

Ter um acesso facilitado à informação pelos meios digitais trouxe uma série de benefícios para diversos segmentos, principalmente o da Educação. Ao ampliar ainda mais o potencial desses materiais, os Recursos Educacionais Abertos, ou REA, são uma forte tendência para quem ensina.

A definição de REA vem da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco): são materiais educacionais abertos que estejam sob domínio público ou licença livre, que se possa utilizar e adaptar livremente.

A inclusão de REA em sala de aula é algo que pode trazer uma série de benefícios para a instituição de ensino. O melhor: todos eles são totalmente alinhados ao que é esperado do desenvolvimento da Educação para a atualidade.

Quer saber mais? Confira a seguir quais são os maiores impactos de REA na Educação.

Melhora no rendimento dos alunos

O acesso a materiais de qualidade é sempre positivo para o rendimento dos alunos na instituição de ensino. Isso também se aplica ao introduzir REA à rotina de aprendizado, já que eles possibilitam ampliar as possibilidades didáticas em múltiplas disciplinas.

A facilidade de acessar todo o conteúdo que necessitam sem o risco de violações de direitos autorais é outro aspecto que beneficia o desempenho dos alunos. A falta de fontes não será mais um problema para a rotina deles.

Crescimento do protagonismo do aluno

Poder acessar e modificar recursos abertos é algo que proporciona muito mais agência e independência aos alunos. Isso é determinante para exercitar o protagonismo deles, algo fundamental para a formação de cidadãos do mundo moderno.

Todas as tendências da Educação apontam para a importância do protagonismo do aluno, então é bastante valioso que o trabalho com REA atenda a esse ponto de maneira tão eficaz.

Possibilidade de democratização da Educação

Outro grande benefício de REA na Educação é a democratização no acesso a esse conteúdo. Sabe-se que, pelo Brasil e pelo mundo, não são todas as pessoas que têm facilidade para procurar e consumir material educativo de qualidade.

Como a democratização ao acesso livre de conteúdo aberto é a premissa básica dos REA, essa tendência acaba sendo benéfica para o desenvolvimento da Educação como um todo.

Estímulo à formação continuada

Não são apenas os alunos que se beneficiam do trabalho com REA. Os professores também podem aprimorar o próprio repertório ao ter acesso às plataformas que contem com esses materiais. Isso serve como um estímulo à formação continuada.

Tal benefício se deve principalmente ao fato de esses portais de conteúdo existirem fora do ambiente de ensino formal, possibilitando um processo de aprimoramento contínuo da parte dos professores.

Uso de recursos educacionais dentro da lei

O uso de REA na Educação também é uma forma de integrar materiais pedagógicos e adaptá-los de maneira totalmente dentro da lei. Não é sempre que o educador tem essa liberdade, considerando os impedimentos comuns amparados pela legislação de direitos autorais e proibições de trabalhos derivados.

A integração de REA permite que essas liberdades sejam aproveitadas sem que a instituição de ensino se coloque em uma posição vulnerável às penalidades. Isso é ainda mais importante quando consideramos que alunos também se acostumam a respeitar essas permissões e valorizar materiais abertos.

Tendo em vista todos os impactos positivos que são acessíveis a partir do uso de REA na Educação, fica nítido o quanto a sua escola pode se beneficiar a partir deles. Para fazer isso, vale a pena passar a utilizar plataformas que reúnem REA de maneira livre e acessível pela internet.

Você pode saber mais sobre REA e conhecer as suas principais plataformas brasileiras neste artigo do blog.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.