reunião de pais online

Descubra como fazer uma reunião de pais online eficaz e produtiva

Se a tecnologia já estava dominando grande parte das tarefas que realizamos no dia a dia, isso ficou ainda mais evidente depois da pandemia do coronavírus e da necessidade de distanciamento social. Fazer reunião de pais online, por exemplo, já faz parte da realidade vivida pelas instituições de ensino.

O que precisamos tomar cuidado para não acontecer é que a urgência de transferir essas atividades para o ambiente virtual prejudique sua eficácia. Nesse caso, a produtividade dos encontros é essencial para otimizar o tempo de todos os envolvidos e alcançar os objetivos.

Que tal descobrir como colocar esse plano em prática? Veja quais são as nossas dicas a seguir!

Faça avisos sobre a programação com antecedência

A primeira responsabilidade da escola é informar os pais a respeito da reunião marcada, deixando claro qual foi a data e horário escolhidos. Na verdade, se for possível, uma boa ideia é fazer uma pesquisa para encontrar a melhor opção para a maioria do grupo.

Caso seja complicado chegar a um consenso ou se a instituição prefirir escolher por conta própria, o que importa é apostar na comunicação para que todos sejam informados. Não deixe para a última hora e avise o quanto antes, facilitando assim que as pessoas se programem para participar.

Planeje uma pauta para a reunião

Por menor que o grupo seja, reunir várias pessoas demanda organização. Nesse sentido, o ideal é planejar uma pauta sobre o que será tratado na ocasião. Se a intenção for discutir sobre diversos temas, vale montar uma espécie de agenda e delimitar intervalos de tempo para falar de cada um.

Assim, um responsável pode ficar de olho no relógio e evitar que a reunião se estenda demais, tentando sempre manter a programação. Outra vantagem de ter esse roteiro é poder informar os pais e motivar a participação deles — o que muitos preferem do que simplesmente ter uma reunião “aleatória” marcada.

protecao dados escola

Escolha uma boa ferramenta

Outro ponto fundamental é contar com um bom suporte tecnológico para que o evento aconteça sem maiores problemas. Para isso, é importante escolher uma ferramenta que atenda às necessidades e seja acessível.

Essa decisão também precisa ser tomada com antecedência e informada, de modo que todos se organizem na data prevista. Os representantes da escola (coordenadores e professores, por exemplo) devem garantir detalhes como: conexão de internet, iluminação para a imagem do vídeo e qualidade do áudio, além de ficarem à disposição para tirar dúvidas e ajudar quem tiver dificuldades com a ferramenta.

Reserve um espaço para ouvir os pais

Não deixe de incluir na programação um momento para ouvir os pais, receber questionamentos e esclarecer alguns tópicos. É claro que a escola deve ter muito a dizer, mas incentivar a participação de todos é extremamente importante para construir uma relação de confiança.

Logo, esse espaço de escuta não pode faltar na reunião online, contando com a condução de um mediador para que não vire uma bagunça. Pode ser ainda que seja necessário ter uma conversa individual em outra ocasião, por isso vale ressaltar que o canais de comunicação estão sempre abertos.

Trabalhe no pós-reunião

O último minuto da chamada online não significa o fim da tarefa. Tudo o que aconteceu deve ser documentado para simples registro ou definição das próximas etapas sobre o que foi abordado.

Vale também enviar um resumo para quem participou e especialmente para os que não puderam comparecer no encontro virtual. Essas informações podem ser enviadas pelo sistema da própria instituição, por e-mail, WhatsApp ou aplicativo personalizado.

Viu só como fazer uma reunião de pais online não é uma missão impossível ou tão difícil? Lembre-se de fazer adaptações e corrigir pequenas falhas para que os resultados sejam cada vez melhores.

Se gostou do conteúdo e das sugestões acima, continue acompanhando o nosso blog para conferir outras dicas, como este artigo que fala sobre manter uma comunicação eficiente com os pais.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.