software-customizado-7-dicas-para-escolher-a-empresa-certa

Software customizado: 7 dicas para escolher a empresa certa

Como a tecnologia tem se tornado uma grande aliada na captação de alunos

De acordo com a última pesquisa realizada pelo IBGE sobre o tema, em 2009, foram investidos cerca de R$ 5,85 bilhões no desenvolvimento de softwares customizáveis, mais R$ 5,49 bilhões em sistemas fabricados sob encomenda por empresas que desejam se destacar no mercado.

É um fato que a tecnologia mudou o modo como fazemos negócios, e até mesmo as escolas precisam de sistemas cada vez mais especializados para ajudar a lidar com a sua realidade e o seu contexto específico.

Com a evolução da área, se tornou muito mais barato fabricar o próprio software em relação aos custos do passado, de modo que não é mais algo exclusivo das grandes empresas.

Porém, é preciso ter cuidado. Para isso, separamos 7 dicas para escolher a empresa certa para desenvolver o seu software customizado. Confira!

#1 Saiba o que é um software customizado

Um software customizado, em essência, é aquele que se adequa exatamente às necessidades da sua escola.

Não é como uma assinatura na qual você escolhe um pacote de funções, pois nesses casos ainda é possível sair pagando mais caro e levando características que não são desejadas.

A customização do sistema é justamente o poder de entregar tudo aquilo que é necessário para satisfazer as demandas, sem sobrar áreas inúteis para a empresa ou que não impactam a sua rotina.

#2 Compreenda as suas necessidades

Com o avanço da tecnologia aplicada ao ensino, até mesmo as escolas enfrentam uma concorrência crescente no mercado. É fundamental investir em modernização e digitalização para se destacar.

No entanto, não existe uma receita para o sucesso. É preciso compreender o seu ponto de partida específico, para então definir uma estratégia para atingir os objetivos.

Esse diagnóstico, no início, é simples de ser feito. Basta analisar quais são os seus maiores desafios hoje. Esses pontos serão o seu norte na hora de solicitar um sistema para escola.

Compreenda que nem todos os desenvolvedores conseguem entregar essas funções altamente personalizadas, então, compreender as suas necessidades é primordial para encontrar a empresa certa.

#3 Restrinja o orçamento

O maior erro que qualquer gestor pode cometer ao contratar um software sob demanda é justamente deixar o orçamento de lado.

Compreenda esse como um investimento, e não um gasto. Pode parecer clichê, mas se essa distinção não for clara, você corre o risco de retirar dinheiro de uma área importante para suprir a necessidade do TI.

É claro que um sistema é fundamental para automatizar as tarefas da rotina, mas essa rotina não pode ser sacrificada.

Uma maneira de garantir uma boa reserva financeira é planejar com antecedência o investimento. Analise o mercado, pesquise preços e defina um prazo para guardar dinheiro.

É como economia doméstica, porém, de uma maneira muito mais estratégica.

Inclusive, o orçamento é o principal ponto para a equipe de desenvolvimento. A área da tecnologia ainda possui baixas margens de lucro, portanto, nem um centavo pode ser desperdiçado.

Por que é melhor customizar um software

#4 Analise os canais de comunicação

Quando um sistema é produzido para o varejo, ou seja, um único software que é licenciado para uma série de empresas e clientes, é mais fácil encontrar caminhos para a solução de problemas.

Os programas mais comuns encontrados em computadores contam com fóruns na internet, chats diretos com a empresa ou alguma conta de contato mais especializado.

Desenvolvedoras de software normalmente são startups ou empresas de pequeno à médio porte. Portanto, a comunicação precisa ser analisada com antecedência.

E se o sistema parar de funcionar? E se os dados forem vazados por uma vulnerabilidade no software? Com quem você irá conversar? É fácil entrar em contato ou não tem nem um número para ligar?

#5 Visite as redes sociais

As redes sociais são locais importantes para compreender como aquela empresa se relaciona com os clientes na prática. Quando usadas do modo correto, é uma vitrine para o profissionalismo e compromisso com o consumidor.

Isso não significa que a melhor empresa é a que tem mais seguidores ou o maior engajamento, mas aquela que é consistente no que faz e transmite uma sensação de segurança.

A página é bem desenvolvida, ou as informações são aleatórias? Há caminhos de contato? É uma conta real que verdadeiramente responde os seus seguidores?

Aqui, é preciso ter cuidado para não ser influenciado pela manada. Hoje em dia até mesmo comentários podem ser comprados. Vale prestar atenção no branding para identificar se há seriedade por trás dos responsáveis.

#6 Determine o modelo de contratação

Muito se engana quem pensa que um software comprado hoje está disponível para sempre. São raríssimos os casos em que isso acontece. Mesmo os maiores do mercado trabalham por meio de licenças de uso por tempo limitado.

Porém, quando falamos em software customizado, é possível negociar essa entrega e até mesmo flexibilizar o contrato padrão.

Existem desenvolvedoras que vendem o desenvolvimento do software e uma mensalidade para um suporte técnico contínuo. Outras optam por um pacote completo e fechado. Há também modalidades que permitem uma atualização nas funcionalidades de acordo com as demandas que vão surgindo.

Sempre tire todas as suas dúvidas sobre esse tema antes de assinar um contrato!

#7 Converse com especialistas

Por fim, uma boa conversa com um especialista é fundamental. O bom gestor não é aquela pessoa que sabe tudo ou a melhor no seu nicho, mas quem reconhece os próprios desafios.

O objetivo de automatizar processos é justamente poder focar nas questões estratégicas da gestão, portanto, é preciso encontrar uma empresa que seja especialista no TI para ajudar você, especialista em gestão da educação.

Você chega com as demandas, e os desenvolvedores não apenas encontram soluções, como são capazes de definir caminhos que agregam ainda mais valor às suas necessidades.

Dessa maneira, tenha em mente tudo o que você considera ser fundamental em um sistema customizado, porém, esteja aberto a ouvir a opinião de especialistas sobre funções adicionais, ou até mesmo sobre remover alguns pontos que geram mais complicações do que facilidade.

Nós da Software GEO somos especializados em softwares customizados. Entre em contato para tirar todas as suas dúvidas e compreender como podemos ajudá-lo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.