Softwares personalizados e sua facilidade de implementação

Como a tecnologia tem se tornado uma grande aliada na captação de alunos

Todos os setores da economia estão se tornando cada vez mais abertos, o que significa maior competitividade. Dessa maneira, investir em sistemas de gestão escolar deixou de ser um diferencial para ser um pré-requisito para instituições que desejam se posicionar com relevância no setor.

Existem inúmeras alternativas de softwares personalizados para que as demandas específicas de cada empresa sejam atendidas de forma estratégica e sob medida. A implementação desses sistemas costuma ser mais rápida, e tende a gerar melhores resultados no longo-prazo.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda como a facilidade de implementação de softwares personalizados pode contribuir com um posicionamento competitivo da sua escola. Confira!

O que são softwares personalizados?

Toda escola que deseja se profissionalizar e ter uma gestão escolar mais eficiente, precisa considerar a implementação de um sistema que automatiza essas funções e permite um olhar mais estratégico sobre o negócio.

Quando o gestor escolhe um sistema padronizado que garante todas as funções básicas, está investindo em um software de prateleira. Esses são os sistemas criados uma única vez, e vendidos para milhares de clientes. Costumam ser básicos, mas que atendem as funções mínimas de uma empresa.

Os softwares personalizados são aqueles desenhados sob medida para cada instituição de ensino. Dessa forma, a escola que os adota, possui uma vantagem competitiva significativa. Afinal, cada centavo investido é destinado para solucionar uma demanda altamente específica, e não genérica.

Esses são os sistemas que resolvem muito bem as questões básicas, mas que levam em consideração a realidade de cada negócio para fornecer soluções eficientes para problemas complexos.

Facilidade de implementação

O primeiro ponto ao contratar um software personalizado é compreender que ele serve para atender as demandas da empresa de modo altamente específico. Ou seja, as funções básicas são atendidas, porém, para questões mais complexas, novas funcionalidades podem ser adicionadas ou removidas.

Assim, a implementação é facilitada, uma vez que o software já nasce para resolver os problemas que a empresa possui. No sentido de treinamento dos colaboradores, o processo se torna muito mais intuitivo.

Para que uma nova tecnologia passe a fazer parte da rotina e realmente seja bem utilizada, é preciso que ela atenda às necessidades dos usuários, portanto, esse propósito já é cumprido logo de cara.

Da mesma maneira, pelo seu princípio de resolver problemas específicos, é um software que evolui junto com a empresa.

Uma escola pequena pode ter um software com as funções básicas e que dão conta da rotina. Conforme ela cresce, novas funções são acrescentadas.

Imagine que a sua empresa começa pequena e você utiliza um determinado sistema de prateleira. Quando os seus colaboradores estão acostumados, é mais difícil migrar para um software mais completo, afinal, todo o básico precisará ser reaprendido junto com as novas funções.

Por que é melhor customizar um software

Os softwares personalizados evoluem gradualmente conforme as necessidades do cliente. Dessa forma, a implementação é contínua e sempre pode ser reajustada conforme as demandas.

Redução de recursos desnecessários

Quando uma empresa compra um software, pode ser tentada a utilizar todas as funções justamente para aproveitar o investimento ao máximo.

No entanto, é preciso ter em mente que nem todo esforço é bem-vindo. Parece contraditório, mas quando um colaborador é muito esforçado, mas segue a estratégia errada, os estragos podem ser monumentais.

Assim, os softwares personalizados têm como principal vantagem a capacidade de reduzir funções desnecessárias. Isso, além de reduzir as chances de erro por excesso de informação, torna o próprio sistema mais rápido, justamente por estar mais leve.

É preciso ter cuidado. Em uma economia voltada à análise de dados, é fundamental ter uma estratégia. Quando possuímos muito mais informações do que o necessário, podemos ser levados a interpretações equivocadas sobre a realidade.

A implementação de um sistema é facilitada quando a equipe compreende as razões pelas quais esses softwares estão sendo utilizado, ao mesmo tempo que consegue tirar o máximo proveito, sem perder tempo com atividades prolixas.

Os softwares personalizados são uma maneira de a sua empresa pagar apenas por aquilo que está usando, afinal, comprar o sistema mais completo do mercado também é uma fonte de desperdícios quando a maior parte das funções é deixada de lado.

Suporte técnico mais qualificado

Um dos maiores desafios na fase de implementação de um software por uma escola, é justamente a dificuldade de comunicação com os desenvolvedores.

Os softwares de prateleira, normalmente, são desenvolvidos por empresas focadas no setor de TI, ou seja, que pouco conhecem sobre a realidade da educação e os problemas objetivos e estratégicos. Na prática, é como se a escola usasse um sistema que também funciona para contabilidade, para um restaurante ou para uma academia.

Os softwares personalizados são criados por pessoas que estão em constante contato com os clientes. Isso significa que o produto sai da montagem com uma cara mais amigável diante do usuário. As funções tornam-se muito mais intuitivas quando o desenvolvedor compreende os desejos do seu cliente, aliando-o ao conhecimento de mercado.

Paralelamente, a equipe de suporte técnico é a mesma que desenhou esse software. Portanto, é a maior conhecedora dos detalhes internos. Quem já investiu em um programa padronizado, já deve ter enfrentado problemas no atendimento, além de passar horas sendo encaminhado de setor em setor para resolver um problema básico.

Com o suporte técnico também personalizado, a comunicação é muito mais eficiente. O time de desenvolvedores conhece o cliente, conseguem prever as dificuldades que podem surgir, de modo que pode elaborar um pequeno manual de implementação que já corrige esses problemas antes mesmo de eles surgirem.

Os softwares personalizados estão se tornando uma tendência em todas as áreas da economia, inclusive no meio educacional. Afinal, é necessário ter uma visão estratégica e alinhada com todos os setores da instituição para que as melhores decisões sejam tomadas, visando o longo-prazo.

Nós da Software GEO somos especializados em soluções sob medidas para escolas, universidades, cursos técnicos e todas as empresas da área da educação. Entre em contato para compreender como podemos ajudá-lo a conquistar um posicionamento relevante no mercado com uma gestão estratégica e assertiva!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.