video-aula-online

Vídeo aula online: quais as melhores ferramentas para criar?

ideias ano letivo

O ensino à distância cresce cada vez mais no país, o que faz com que muitos professores tenham que se adequar a essa nova realidade. As vídeo aulas online, que antes eram raras, hoje fazem parte do dia a dia de alunos e professores.

Porém, por conta da adaptação forçada que tivemos nos últimos anos, muitos professores não tiveram a oportunidade de se familiarizar com as novas ferramentas do mercado. Isso criou problemas sérios nos ambientes de ensino atuais.

Conhecer as melhores ferramentas para se criar vídeo aulas, para disponibilizar os vídeos de melhor qualidade possível para seus alunos, é um dos grandes desafios para os professores da modernidade. E estamos aqui para te ajudar com esse problema.

Quer conhecer os melhores programas para criar vídeo aulas atrativas para seus alunos? Então venha conferir as opções que separamos em nosso artigo. Boa leitura!

Windows Movie Maker

Um dos programas de edição de vídeo mais famosos de todos, o Windows Movie Maker, é uma ferramenta gratuita, disponibilizada pela Microsoft. O software também é muito útil para quem pretende criar vídeos para serem utilizados dentro de sala de aula.

O programa não conta com todos aqueles recursos personalizados que outras ferramentas apresentam, porém, cumpre bem com sua função. É simples, leve, tem uma interface amigável, e se destaca por ser um dos programas mais práticos do mercado.

É possível realizar uma boa quantidade de edições básicas utilizando a ferramenta, como colocar imagens educativas, além de trilhas sonoras, recurso muito útil para professores que vão trabalhar com músicas dentro de sala de aula, por exemplo.

Além disso, o programa também permite que se façam cortes, adicione novas telas, acelere a imagem, entre vários outros recursos que podem ser muito bem aproveitados durante uma vídeo aula. Porém, o ponto forte aqui, ainda assim, é a praticidade.

É, talvez, a melhor opção para quem não é acostumado a utilizar outras ferramentas de edição de vídeo, pois ele pode ser utilizado de maneira muito intuitiva, o que facilita o seu manuseio e faz com que ele ganhe esse diferencial em relação aos outros.

O programa já vinha instalado em computadores que utilizam o Windows como sistema operacional, porém, isso mudou há poucos anos. Computadores que foram fabricados após 2014, não contam com o programa incluso entre suas ferramentas.

Contudo, é possível contornar essa questão. Hoje, já é possível baixar o programa no próprio site da Microsoft, O download é gratuito, e pode ajudar muitos professores no momento da gravação de vídeo aulas.

iMovie

Se a Microsoft desenvolveu um programa de edição de vídeos para o Windows, a Apple com certeza também faria o mesmo para seus computadores. O iMovie é o resultado desse esforço, que deu vida a uma das melhores ferramentas para vídeos aulas do mercado.

Basicamente, funciona de maneira muito parecida com o Movie Maker, contando com funcionalidades e recursos bastante semelhantes. Assim como seu concorrente, o ponto forte aqui é que o programa pode ser utilizado por qualquer um.

É uma ferramenta de edição básica, que não conta com recursos avançados, como o próximo software que iremos apresentar, porém, ainda assim, é um programa que muitos professores podem tirar bastante proveito de seu uso.

Apesar das várias vantagens, é preciso destacar uma questão sobre o iMovie: o programa é pago. É necessário pagar cerca de R$ 49,50 para contar com a ferramenta da Apple, que não está disponível gratuitamente para nenhum usuário.

O valor pode acabar sendo um empecilho para muitos usuários, porém, garantimos que o investimento é válido, e que o programa pode ser de grande ajuda para seus usuários. No entanto, não se esqueça de que outras ferramentas gratuitas também estão disponíveis.

No mais, saiba que o investimento em tecnologia, hoje, é imprescindível. Existem escolas que até mesmo adotam sistemas de notas online, para facilitar a realização de questões burocráticas. Praticidade é muito importante no mundo atual.

Adobe Premiere

Uma das ferramentas online mais utilizadas em todo o mundo, o pacote Adobe é um dos mais completos da internet. Em geral, além do programa de edição de vídeos, também conta com o Illustrator, Photoshop e o InDesign, softwares muito úteis.

Porém, aqui, vamos nos prender apenas ao Adobe Premiere, um dos programas de edição de vídeo mais completos atualmente. Pode ser um excelente aliado daqueles que procuram por ferramentas com várias funcionalidades no momento de criar vídeo aulas.

Ao utilizar o Premiere, é possível fazer vários tipos de edições avançadas em sua obra, que conta com recursos robustos em sua composição. Porém, tem um pequeno problema que precisa ser destacado aqui: não é fácil de ser manuseado.

Para quem não tem muita familiaridade com esse tipo de programa, o Premiere pode acabar não sendo uma das ferramentas mais acessíveis disponíveis. Contudo, ainda é interessante, principalmente pela quantidade de recursos.

YouTube Editor

Por último, mas não menos importante, podemos citar o YouTube Editor, um dos programas mais fáceis de serem manuseados no mercado. Assim como o Movie Maker, tem como ponto forte toda a praticidade que traz para seus usuários.

É uma ferramenta online, logo, não é necessário nem mesmo realizar download para utilizar o programa. Para isso, basta acessar o site e começar a fazer as alterações necessárias. Porém, alguns pontos precisam ser destacados aqui.

Por ser online e ser voltado apenas para edições básicas, o YouTube Editor não conta com grandes recursos disponíveis. Um bom exemplo disso é que ele não conta com efeitos para serem adicionados em suas obras, o que pode ser um empecilho para alguns.

Contudo, a ferramenta conta com a vantagem de ser possível postar os vídeos diretamente no YouTube. Após uma edição, é possível compartilhar o link da vídeo aula diretamente nas redes sociais, o que traz ainda mais praticidade para o professor.

Apesar de não contar com uma quantidade considerável de recursos, ainda assim continua sendo uma ferramenta interessante para os professores que não têm muita familiaridade com programas de edição de vídeo. Seu uso é bastante recomendado.

Clipchamp

Essa é uma ferramenta totalmente online e intuitiva, que pode ser usada inclusive de forma gratuita, rapidamente criando uma conta no site. A versão gratuita oferece exportações de vídeo com resolução HD (até 1080p), acesso a um banco de imagens e áudio, além de filtros e efeitos gratuitos. Ou seja, caso não tenha um material próprio, poderá começar a criar o seu próprio vídeo do zero, usando apenas a biblioteca da ferramenta.
É uma excelente opção para iniciantes, já que é uma plataforma especialmente desenvolvida para tornar a tarefa de editar um vídeo atrativo em um processo fácil e acessível a qualquer pessoa que precise deste serviço.  A versão paga (R$84 mensais) inclui um kit de marca e garante o backup do conteúdo criado na plataforma. Se não for uma empresa, porém, e não precisar criar vídeos constantemente, a versão gratuita cumpre bem a sua função.
Além do editor de vídeo, pelo Clipchamp é possível gravar tela, câmera, usar o recurso de tela verde e, por meio do uso de inteligência artificial (IA), transformar linhas de textos em fala para composições de vídeos narrados. A funcionalidade está disponível em 170 vozes e 70 idiomas diferentes, permitindo usar três possibilidades de velocidade de narração.

No mais, essas são algumas das melhores ferramentas de vídeo aula online disponíveis atualmente. Porém, saiba que existem muitas alternativas, que também podem ser de grande valor para docentes de todo o país.

Gostou do post? Então confira mais do material que produzimos em nosso blog. Venha conhecer!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.