qualidades-de-um-gestor-que-fazem-diferenca-na-escola

6 qualidades de um gestor que fazem diferença na escola

As atividades do gestor educacional são essenciais para o sucesso de uma instituição, principalmente neste período de fortes mudanças na maneira como os serviços educacionais são consumidos.

Nesse texto listamos as qualidades de um gestor que podem fazer a diferença. Acompanhe!

Proatividade

A proatividade é uma habilidade positiva e bastante procurada pelas empresas na hora da contratação. Isso porque, ao identificar possíveis problemas e antecipá-lo, o gestor proativo tende a fazer a instituição crescer.

Além de antecipar problemas, o gestor proativo conhece bem sua área de atuação, assim como os componentes da sua equipe de trabalho. Ele está sempre pronto a aprender com seu time, mesmo que o tempo seja escasso.

Dessa forma, a produtividade está intimamente ligada à melhora dos níveis de produtividade e da qualidade dos serviços feitos.

Um gestor educacional de qualidade precisa tomar a frente dos assuntos relativos ao ambiente escolar. Ele precisa ser líder, passando confiança e inteligência para sua equipe. Além de líder, o gestor precisa ser exemplo para quem convive com ele.

Liderança

A liderança é mais uma entre as qualidades de um gestor. Ela está ligada à capacidade de influenciar e persuadir outros membros da equipe. Ou seja, através da liderança, o gestor aponta a direção em que os esforços da equipe precisam estar orientados.

Precisamos ter em mente que liderança não está relacionada com poder ou autoridade. Ela se refere mais à capacidade de gerir pessoas e engajar os colaboradores para seguir as ideias do gestor.

Assim, para ser um bom gestor é preciso ser líder, passando confiança e segurança para a equipe na hora de entregar os resultados desejados.

Nesse cenário, é indispensável fazermos a distinção entre chefe e líder. O primeiro se refere a um profissional autoritário, que exige subordinação da sua equipe. Ele não escuta sua equipe, um chefe comanda, dá ordens e impõe as suas vontades.

Já um líder é mais alcançável. Ele está disposto a escutar o que sua equipe tem a dizer e participa da realização das atividades. Um líder não subjuga seus colegas, ele procura inspirar através de suas ações e seu comportamento.

Paixão

É comum que profissionais escolham sua área de atuação pensando no retorno financeiro e não nas atividades que realmente gostam de exercer. Isso acaba gerando um contingente de profissionais desmotivados e insatisfeitos.

No ambiente acadêmico não é diferente. Não é difícil encontrar gestores e educadores desmotivados, consequentemente, o resultado do trabalho é mediano e os profissionais não procuram inovar com novas maneiras de exercer o seu papel.

Isso acaba gerando um círculo vicioso, onde os resultados esperados demoram a acontecer, o que leva a uma maior desmotivação do profissional.

Nesse sentido, a paixão pela educação precisa ser uma das qualidades de um gestor. Sendo que essa paixão precisa se estender também às pessoas. Afinal, o trabalho do gestor está intimamente ligado a esses dois setores.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Gestão de Conflitos

Um bom gestor precisa saber gerir os conflitos que surgem no dia a dia da instituição de ensino. Primeiro, precisamos entender que debate é diferente de conflito.

O debate é pautado numa discussão saudável sobre determinado assunto, mesmo que as partes envolvidas não tenham o mesmo ponto de vista. Já o conflito se refere à disputa entre dois lados incompatíveis.

Sendo assim, o conflito acaba influenciando negativamente, tanto o ambiente de trabalho, quanto a tomada de decisão da equipe. Nesses casos, o gestor precisa ser capaz de gerir conflitos, tomando atitudes eficientes com o objetivo de resolver um mal-entendido ou por fim as divergências entre os membros da sua equipe.

O ideal é que o gestor não espere que a desavença se transforme em um problema maior. Assim que um conflito foi identificado, ele precisa chamar as partes para conversar e resolver a situação.

O gestor precisa ter a capacidade de entender os dois lados, criar um ambiente de sinceridade e apontar as possíveis soluções para o conflito. Nessas situações, não podemos esquecer que ações mais duras podem ser tomadas, caso o conflito persista e passe a atrapalhar as atividades.

Saber planejar

Outra das qualidades de um gestor que podem fazer a diferença é o planejamento. Saber se preparar para os eventos futuros é essencial para evitar problemas e sobrecarregar a equipe durante as épocas com mais trabalho.

Um planejamento bem feito e de qualidade leva a um aumento da produtividade. Não só da equipe de gestão, mas de todos os processos da instituição de ensino.

Existem várias metodologias de planejamento estratégico que podem ser utilizadas, sendo que a SMART é a mais comum delas. Os gestores precisam conhecer e saber aplicar essas metodologias para conseguirem atingir os melhores resultados.

Nesse sentido, o gestor precisa ser capaz de:

– Criar uma agenda diária para elencar todas as atividades que precisam ser realizadas naquele dia;
– Investir em um planejamento pedagógico bem feito e abrangente;
– Elaborar um calendário com todas as atividades que precisam ser realizadas para que a equipe possa se organizar.

Transparência

A transparência é uma das qualidades de um gestor educacional, já que esse profissional precisa ser honesto e ter a habilidade de transmitir suas opiniões de forma clara.

Pessoas que possuem essa qualidade mostram um maior grau de comprometimento com suas atividades. Elas também não têm problemas em expressar suas opiniões na hora de ajudar a encontrar soluções.

Essa é uma habilidade que combina com a qualidade de liderança. Já que a transparência é essencial para basear a relação entre o líder e a sua equipe. Durante as conversas com os integrantes do seu time o gestor precisa descobrir como motivá-los, quais as suas insatisfações, medos e desafios.

Além de criar uma relação de confiança, a transparência é fundamental para que o gestor consiga ser honesto com a sua equipe, apontando os desafios externos e internos que impedem o crescimento da instituição de ensino.

Um gestor educacional de qualidade só vai atingir todo o seu potencial com a ajuda das ferramentas certas. O Software GEO é um software de gestão pensado exclusivamente para instituições de ensino. Acesse o site e conheça.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.