carnaval na sua escola

7 dicas para organizar um carnaval na sua escola


Como estão os preparativos para o carnaval na sua escola? Neste post, listamos algumas dicas que podem te ajudar com a organização desse evento. Confira!

O carnaval brasileiro é uma festa que ficou conhecida no mundo todo. É um momento de alegria comemorado entre as famílias, nas empresas e também nas escolas – que podem aproveitar a data e inserir no contexto das aulas. Se você está buscando dicas para organizar o carnaval na sua escola, chegou ao conteúdo certo.

Neste artigo, mostraremos como organizar o carnaval na sua escola, envolvendo a todos os colaboradores, professores, alunos e até familiares. Veja como a seguir!

Insira o contexto histórico do carnaval na sua escola

Apesar de ter ficado conhecido no mundo todo como um elemento da cultura nacional, o carnaval não foi criado no Brasil. Festas bem semelhantes às que são promovidas hoje já eram realizadas na Antiguidade, por isso, acredita-se que o carnaval surgiu na Mesopotâmia, Grécia e Roma.

Na Mesopotâmia, duas festas podem ter dado origem ao carnaval que conhecemos hoje. A primeira delas eram as Saceias, festas onde o prisioneiro assumia a posição de rei por alguns dias. Vestia as roupas, se alimentava e até dormia com as esposas do rei. Depois desse ritual festivo, o prisioneiro era punido com chicotadas, era enforcado ou torturado.

A outra festa era um ritual onde o rei perdia seu símbolo máximo de poder e era surrado em frente à estátua de Marduk – um dos primeiros deuses da Mesopotâmia. O objetivo era mostrar que o monarca era submisso à divindade. Depois assumia seu trono novamente.

As duas festas tinham uma característica bem semelhante ao carnaval que conhecemos hoje: a subversão aos papéis representados pela figura máxima da sociedade na época. No carnaval de hoje, há também a troca de papéis, onde homens se vestem de mulher e vice-versa.

Já em Roma, as festas eram as Saturnálias e as Lupercálias, onde os papeis também eram invertidos. Dessa vez, os escravos se colocavam nos lugares de seus senhores.

Porém, as festas eram pagãs e a igreja não as aceitava, justamente por causa da subversão de valores. A igreja acreditava qu,e ao inverter os papéis, invertiam-se também as imagens de Deus e do demônio.

Para mudar essa realidade a igreja se movimentou para enquadrar a festa em seus ritos. Quando a quaresma foi criada, o carnaval foi inserido no contexto, passando a ser realizado antes do período religioso. O objetivo da igreja era fazer com que, nessa data, as pessoas pudessem se exceder para depois entrar no período de severidade religiosa.

Com isso, surgiu a palavra carnaval, do latim carnis levale, que significa retirar a carne. Fazendo associação ao período da quaresma, no qual os católicos deviam fazer jejum e controlar os prazeres da carne.

No Brasil, o carnaval surgiu no período colonial, com o entrudo – festa portuguesa manifestada pelos escravos. Depois vieram os cordões e ranchões, festas de salão, corsos, afoxés, frevos e maracatus, além das marchinhas e sambas que foram adicionados à tradição.

A história do carnaval é muito rica, por isso pode ser resgatada e inserida nas aulas que antecedem o período de comemorações. A seguir, veja como organizar o carnaval na sua escola.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

7 dicas para organizar o carnaval na sua escola

  1. Programação

A festa pode ser apenas para as crianças da escola, envolvendo apresentações, dinâmicas e brincadeiras, dividido por faixas etárias ou ser para toda a família. Nesse caso, a escola deve criar uma programação com as atividades que serão realizadas e incluir no calendário da escola para que os pais possam se preparar.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino
  1. Local

Após definir a programação do evento, será necessário escolher o melhor espaço para o carnaval na sua escola. Esse ambiente pode ser dentro da própria instituição ou em um salão externo, caso o espaço não comporte todos os convidados.

  1. Decoração

É importante envolver as crianças nessa etapa. Os alunos podem criar os adereços e objetos que vão decorar o espaço. Mesmo que a escola opte por contratar a decoração, o tema central da festa deve ser apresentado previamente às crianças.

Além disso, para não deixar os alunos como coadjuvantes, a escola pode envolvê-los em outras etapas do processo, como a definição das apresentações, das fantasias, etc.

Não esqueça que o carnaval na sua escola é uma festa que deve ter muita serpentina, confete, purpurina, máscaras, flores e fitas. Reserve um espaço para disponibilizar mais adereços aos convidados.

  1. Comidas e bebidas

Toda festa deve ter boas comidas e bebidas. Como o carnaval é comemorado no verão, a festa deve ter um cardápio repleto de opções refrescantes e leves. Se preferir, invista em comidas tradicionalmente brasileiras, explore frutas típicas e da época.

  1. Músicas

As músicas de carnaval devem ser as tradicionais marchinhas e os sambas enredo mais tradicionais. A escola pode criar uma playlist com diversas opções para tocar de forma aleatória durante o evento ou contratar um DJ, uma banda ou escola de samba regional.

Ter uma música ao vivo e tradicional deixará os convidados muito mais animados durante a festa.

  1. Fantasias

Determine se a fantasia será obrigatória ou não. Em caso de obrigatória, a escola deve orientar os alunos sobre as fantasias mais tradicionais, a fim de evitar qualquer tipo de equívoco ou constrangimento entre as famílias.

Afinal, a festa pode ter crianças de diferentes faixas etárias e alguns tipos de fantasias podem causar desconforto.

Uma solução para lidar com essa situação é definir com os alunos, antecipadamente, quais serão as fantasias e listar as opções mais tradicionais que devem ser seguidas.

  1. Envolva a todos

Festas como essa são ótimas para entrosar e envolver a família, os alunos e os colaboradores na organização. Crie atividades que motivem a interação dos convidados de todas as idades e convide as famílias para participar dos preparativos.

Promover um carnaval na sua escola exigirá organização de todos os envolvidos. Porém, as demais áreas da escola, como secretaria e financeiro, não podem ter suas atividades impactadas. Se for necessário, crie uma escala com as informações sobre a participação de cada colaborador e redistribua as atividades diárias para não afetá-las.

O objetivo do carnaval na sua escola deve ser que todos possam adquirir conhecimento e se divertir. Os eventos são muito importantes para as escolas, veja 11 motivos para promover.

Leituras recomendadas

Uso de imagem de alunos e professores: conheça o que diz a lei brasileira e evite problemas

O futuro das escolas: 5 inovações que você precisa conhecer

5 ideias para engajar mais os professores da sua escola

planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.