Dicas para manter os alunos motivados

8 dicas para manter seus alunos sempre motivados

ideias ano letivo

É fato que muitos professores reclamam da falta de interesse dos estudantes durante as aulas, que muitas vezes não prestam atenção, não participam ativamente, tiram suas dúvidas ou fazem as atividades propostas. E nós entendemos que esse realmente seja um grande desafio na vida desses profissionais.

Mas que tal uma boa notícia?

A boa notícia é que existem algumas estratégias que podem facilitar a vida dos professores, fazendo com que essa perspectiva mude e a produtividade nas aulas, aumente. E o resultado disso você já deve imaginar: uma vivência em sala de aula muito mais leve e prazerosa para todos os envolvidos.

Do que estamos falando? De alunos motivados, o que é praticamente um sinônimo de aulas muito mais efetivas e felizes. Pensando nisso, trouxemos neste artigo 8 dicas para que você, professor, consiga manter seus alunos sempre motivados. Vamos juntos (as) conferir?

8 dicas para manter seus alunos sempre motivados

1. Estimule confiança!

Alunos motivados são alunos que confiam no seu potencial como professor.

Tenha calma, não estamos falando que o seu método de ensino seja ruim – mas apenas que talvez o problema esteja na forma como a comunicação de vocês está acontecendo.
Não tem muito segredo. Alunos que prestam atenção na sua aula são aqueles que confiam em você .

E como estimular essa confiança?

Se mostrando disponível e acessível para tirar dúvidas, solucionar questões e gerar esse sentimento de mútua confiança.

Você está preparado(a) para essa mudança de realidade? A gente confia!

2. Conheça seus alunos

E entenda que cada um corresponde aos aprendizados de uma maneira.

Alunos interessados por tecnologia podem se sentir mais à vontade para aprender com materiais em formatos tecnológicos. Outros alunos podem preferir dinâmicas, jogos divertidos, analogias com séries e filmes, uso de jornada do herói e assim por diante.

Com o passar do tempo e da vivência em sala de aula você começa a perceber como cada sala se comporta no coletivo – e como, juntos, eles preferem aprender. Leve isso em consideração na hora de planejar as atividades para cada turma. Para te ajudar, conheça ainda as 3 melhores práticas para o seu planejamento pedagógico .

3. Mas é fato que tecnologia nunca é demais

Principalmente depois de um cenário de pandemia e isolamento social, percebemos que o uso de ferramentas tecnológicas pode otimizar e amplificar muito o aprendizado.
Nesse sentido, é fato que a tecnologia , quando aplicada, torna o aprendizado muito mais interessante para os alunos, que corresponderão se sentindo muito mais motivados e abertos ao mesmo.

4. Crie desafios

Quer motivar uma pessoa? Desafie-a !

É claro que com os alunos não seria diferente. Muitas vezes será por meio de um problema mais complexo ou de uma questão mais difícil que os alunos se sentirão motivados a estudar, a buscar novos métodos, novas soluções e fontes.

Uma atividade dinâmica, uma gincana, uma atividade em grupo ou até mesmo um evento podem ser usados como aliados neste sentido.

Em dúvida sobre a eficácia desses métodos? Dá só uma olhada neste artigo com 11 motivos para você promover eventos na escola .

5. Crie um ambiente saudável e divertido para o aprendizado

Manter o clima descontraído e leve pode elevar de uma maneira inimaginável a interação e interesse dos alunos em sala de aula. É claro que é necessário saber diferenciar os momentos para brincadeiras e os momentos para ser sério – no entanto, aplicar o bom humor de uma forma gentil e respeitosa certamente pode fazer a diferença na hora de despertar a motivação da turma.

6. Que tal diversificar os materiais?

É fato que a maioria dos professores ainda utiliza os materiais mais padronizados para passar seus conhecimentos aos estudantes.

Mas já pensou em inovar nos formatos?

Essa pequena personalização pode fazer com que os alunos se sintam muito mais interessados e motivados para participar da sua aula. Alguns exemplos de formatos neste sentido são:

• E-books;
• Apresentações dinâmicas;
• Videoaulas;
• Infográficos;
• Entrevistas;
• Convidados especiais;
• Podcasts.

7. E já que estamos falando de novos formatos…

Não teria como ignorar o potencial dos vídeos!

Você sabia que os vídeos prometem ser o formato mais assistido de conteúdo daqui para frente?

Pois é. Não é à toa que gigantes da tecnologia, como o próprio Instagram, por exemplo, vem anunciando mudanças em seus algoritmos que dão muito mais valor e destaque a esse formato.

Saiba, no entanto, que não estamos falando de qualquer vídeo. Definitivamente um vídeo de 1h30 sobre um assunto completamente cansativo não é o que vai motivar o aluno a corresponder mais às aulas.

Por outro lado, uma sequência de vários videozinhos de 10 minutos podem, sim, ajudar na motivação deles. Estudos recentes comprovam que 6 vídeos de 10 minutos, espaçados, engajam até 27x mais os alunos do que na comparação a um vídeo de uma hora.

Diversifique os formatos e principalmente a forma de entrega para manter os alunos bem motivados em sua aula, estamos combinados assim?

8. Use as redes sociais como aliadas

E não teria também como falar sobre esse assunto sem trazer à tona o grandíssimo potencial das redes sociais na motivação dos alunos. Hoje em dia os jovens passam cada vez mais tempo nas mídias – e a tendência é que isso se prolongue por longos anos.

Por isso, ao usar a rede social como aliada no aprendizado o professor tem muito mais a ganhar do que a perder.

E como fazer isso?

Trazendo para discussão em sala de aula temas e ocorrências que repercutiram de forma expressiva nas redes sociais. Assim, você amplia o leque de aprendizado do aluno com um assunto atual e, principalmente, que faz parte do interesse do mesmo.

Em dúvida sobre como fazer isso? Confira neste artigo 10 dicas para captar mais alunos por meio das redes sociais .

Que tal uma motivação extra?

Agora você já conhece 8 dicas para manter os seus alunos sempre motivados e de cabeça aberta ao aprendizado. Gostou desse artigo? Então não hesite em conhecer um pouco mais sobre o nosso software de gestão escolar totalmente on-line e completo, que certamente fará grande diferença nesse cenário.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.