4 estratégias para lidar com a inadimplência escolar
No último ano, muitas escolas bateram o recorde de inadimplência. Segundo um estudo divulgado pelo Jornal Hoje, em 2016, a inadimplência escolar aumentou 25,8% com relação ao ano anterior. O país ainda está se recuperando da crise e é fato de que todas as empresas precisam encontrar formas de lidar com o problema da falta de pagamentos.
Estratégias para lidar com a inadimplência escolar
Se a sua escola está com dificuldades para receber as mensalidades em dia e isso está afetando o seu negócio, é fundamental encontrar estratégias para lidar com a inadimplência escolar. Pensando nisso, separamos as melhores formas de evitar a falta de pagamentos. Confira!
#1 Aviso de vencimento
Quando o boleto bancário ou carnê de pagamento é emitido ao responsável, a ação do pagamento fica “nas mãos” do seu cliente, e na correria do dia a dia muitos acabam esquecendo de pagar. Por isso, é muito importante que sua escola assuma uma posição estratégica em relação a lembrar o seu cliente que a fatura dele vencerá em X dias.
Existem muitas maneiras de fazer isso: enviar e-mail, SMS, ligação telefônica e mensagem no Whatsapp. Quando uma escola não utiliza um sistema de gestão escolar, essa tarefa pode consumir bastante tempo, pois terá que ser executada de forma manual, um a um, e se a escola possui muitos alunos, essa forma de trabalhar acaba ficando inviável.
Para tornar possível avisar todos os alunos ou responsáveis pelo vencimento, é preciso contar com um bom software de gestão escolar como o Software GEO, ele ajudará a automatizar esse processo gerando assim eficiência na ação e uma forma prática de lidar com a inadimplência escolar.
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#2 Aviso de não pagamento
O conceito desta estratégia segue a mesma linha do aviso de vencimento, porém neste caso o vencimento já passou e o seu cliente agora está caracterizado como “inadimplente”. Nesta fase também é extremamente importante o seu cliente receber o aviso que está com pagamento em aberto, porque o mesmo pode ter esquecido, ou teve problemas no pagamento e não lhe comunicou, ou não ter conseguido pagar por falta de recursos.
Se o seu cliente não pagou, é interessante mostrar que sua escola está acompanhando de perto esta situação e que há opções para ele quitar este pagamento, seja disponibilizando um link para ele acessar a segunda via atualizada, ou um canal de comunicação para negociação da dívida.
Sempre faça essas comunicações prestando muita atenção na forma de passar essa mensagem de cobrança. Lidar com a inadimplência escolar de forma eficiente demanda que o relacionamento com o cliente seja sempre cordial, para que essa relação continue sendo saudável!
# 3 Segunda via fácil e atualizada
Nos dias atuais é impensável o responsável pelo pagamento ter que ir à escola, enviar um e-mail ou até mesmo ligar para conseguir uma segunda via atualizada da fatura que esteja em aberto.
Hoje, recursos tecnológicos permitem que todo esse cenário seja automatizado, e que o tempo que era investido de forma manual para esse tipo de trabalho possa ser direcionado para o que realmente gere resultados reais para a escola.
Um bom sistema de gestão escolar, como o Software GEO, ajudará neste processo. Automatizando essa atividade, a escola eliminará o retrabalho da tesouraria e impedirá os famosos pedidos de isenção de multa e juros.
#4 Avisos no celular do responsável
Hoje o celular tornou-se o companheiro inseparável das pessoas. A informação é disseminada em tempo real, e sua escola deve assumir essa visão estratégica de se comunicar com o seu cliente por meio do celular, principalmente!
Há milhares de aplicativos disponíveis, e empresas novas surgindo criando soluções para essa comunicação instantânea. O aplicativo do Software GEO oferece funcionalidades para facilitar a comunicação, otimizar o atendimento e lidar com a inadimplência escolar. São itens que vão ao encontro de uma visão estratégica da gestão escolar.
Independente da solução que você escolher, o mais importante é saber que estamos na era da informação, e quanto mais se aproximar do seu cliente, tendo presença no dia a dia dele, mais ele dará a devolutiva a você.
Dessa forma, é fundamental acompanhar de perto o pagamento das mensalidades dos alunos, pois é necessário lidar com a inadimplência escolar de forma rápida e precisa para reverter a situação, mantendo assim um bom relacionamento com os clientes.
Fazendo um resumo dessas questões apresentadas neste post, o Software GEO possui recursos que vão ao encontro desta visão estratégica, veja:
Relatórios de acompanhamento de devedores;
Alertas de cobrança via e-mail e aplicativo;
Aviso antecipado de vencimento via e-mail e aplicativo;
Segunda via de boleto atualizada via e-mail, portal do aluno e aplicativo;
Geração de boleto registrado, com baixas automáticas e custos reduzidos;
Rotina de negociação de dívidas;
Aplicativo para iOS e Android com diversos recursos disponíveis.
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