como evitar a inadimplencia dos alunos

Saiba como evitar a inadimplência dos alunos

Atualmente, as instituições de ensino sofrem significativamente com a falta de pagamento das mensalidades, portanto, saber como evitar a inadimplência dos alunos é primordial, especialmente para a saúde financeira da escola, certo?

Felizmente, há diversos planos que podem ser traçados para diminuir tal problema e toda gestão escolar deve ter conhecimento sobre o assunto.

Continue acompanhando os tópicos a seguir e saiba exatamente como não sofrer com esses danos.

Boa leitura!

1. Aposte no pagamento da mensalidade por meio do boleto bancário

De forma geral, o boleto bancário é uma maneira de pagar contas que todo mundo já está acostumado, uma vez que é um método de pagamento presente na rotina do brasileiro.

O pagamento da mensalidade via boleto bancário é vantajoso e ajuda a evitar a inadimplência dos alunos, pois é simples e pode ser pago sem sair de casa através do internet banking.

Desse modo, torna mais prático a vida dos responsáveis por efetuar o pagamento das mensalidades, consequentemente, reduz a inadimplência estudantil.

Ademais, é válido salientar que esse tipo de boleto pode ser enviado tanto por correio, bem como por e-mail.

2. Oferte outras formas de pagamento

Ainda que o boleto bancário seja vantajoso para evitar a inadimplência dos alunos, às instituições de ensino devem oferecer outros meios de realizar o pagamento, tais como:

● Débito automático;
● Pagamento online no portal do aluno;
● Transferência bancária;
● Cartão de crédito e débito;
● Entre outros.

A variedade de formas de pagamento é benéfica. Afinal, cada pessoa tem sua própria forma de lidar com o pagamento de contas, certo?

3. Proporcione benefícios para quem efetua o pagamento adequadamente

Ofertar recompensas para quem paga as mensalidades em dia é uma excelente estratégia para evitar a inadimplência dos alunos. Assim sendo, define uma política de vantagens, desde descontos até prêmios.

Os principais benefícios podem ser:

● Desconto para o pagamento feito em dia;
● Gratuidade em cursos, eventos, atividades, etc;
● Liberação das tarifas em rematrícula;
● Sorteio de desobrigação de mensalidade.

Certamente, os responsáveis pelo pagamento das mensalidades vão se sentir estimulados em evitar a inadimplência.

4. Dialogue com os responsáveis pela mensalidade

Ao manter um canal de comunicação regular com quem precisa pagar a mensalidade, a inadimplência é resolvida com maior praticidade e de forma bem rápida.

Dessa maneira, a instituição de ensino, ao perceber que a mensalidade atrasou, pode ligar para o indivíduo e dialogar sobre o atraso para entender a situação e ajudar a pessoa a efetuar o pagamento da parcela.

A ideia é estabelecer várias maneiras de quitar a parcela, deixando transparente que o objetivo da conversa é auxiliar na solução do problema para que a situação não se agrave para ambos lados.

Sobretudo, demonstre empatia e seja solícito, certamente, é uma maneira efetiva de evitar a inadimplência dos alunos e sofrer com os prejuízos causados pela falta de pagamento.

reduzir inadimplencia escola

5. Deixe sempre claro as regras sobre o pagamento

Outra estratégia para diminuir a inadimplência dos alunos que precisa ser adotada pela gestão escolar é definir normas transparentes do pagamento de cada mensalidade no momento em que a matrícula é feita.

Ao firmar contrato com os alunos, a instituição de ensino deve deixar evidente qual é o valor e as maneiras de pagamento das mensalidades. Ademais, é imprescindível tornar explícito quando cada parcela vence e as multas quando o pagamento é atrasado.

Como resultado, o responsável terá informações significativas para que o planejamento financeiro seja realizado com eficiência, justamente por essa razão que é uma forma de evitar a inadimplência dos alunos.

6. Invista nos lembretes e possibilite o acesso dos boletos de diferentes formas

A rotina de qualquer pessoa é marcada pela correia, consequentemente, é frequente o número de pessoas que esquecem de realizar o pagamento das mensalidades em instituições financeiras.

Assim, dá para acabar com esse problema e evitar a inadimplência ao investir em comunicação automatizada com os responsáveis por efetuar o pagamento.

Em geral, basta fornecer o boleto e o lembrete do pagamento em várias plataformas, de maneira instantânea, como:

● Site da instituição;
● Portal do aluno;
● Aplicativo;
● Chatbot;
● Facebook;
● E-mail.
● WhatsApp.

A missão é que os responsáveis pelo pagamento não encontrem qualquer percalço para quitar as mensalidades, principalmente por razão de esquecimento.

7. Estimule a utilização dos seguros educacionais

Embora os seguros educacionais sejam pouquíssimos conhecidos, a instituição de ensino pode conscientizar os responsáveis por mensalidades sobre esse assunto e promover o uso desse recurso, dado que é algo que ajuda a evitar a inadimplência dos alunos.

Em suma, esse tipo de seguro é responsável por assumir o pagamento de mensalidades quando ocorre algo definido em situações previstas na contratação do seguro.

8. Organize dados relevantes com a ajuda de softwares de gestão escolar

A tecnologia está aí para ajudar, portanto, a instituição que precisa evitar a inadimplência dos alunos pode usar softwares de gestão, visto que esse tipo de ferramenta possibilita o acesso à várias ferramentas.

Esses sistemas de gestão escolar conseguem centralizar dados sobre os responsáveis por mensalidades em uma única plataforma só.

Logo, dá para monitorar quem está inadimplente e aqueles que estão com o pagamento em dia, sendo assim, é possível desenvolver planos para agir com velocidade e eficiência em situações de inadimplência.

Outrossim, é uma forma de eliminar o acúmulo de atrasos e gerar juros altos que, seguramente, dificultam ainda mais o pagamento.

9. Renegocie o pagamento das mensalidades para evitar inadimplência

Ao exigir que o responsável efetue o pagamento da dívida sem considerar a situação financeira do indivíduo é um plano que não vai obter bons resultados. Aliás, é algo que pode ampliar a taxa de inadimplentes na instituição financeira.

Portanto, recorra à estratégia de renegociação de dívidas para conseguir bons resultados em cada ação.

Por fim, dá para conversar com o responsável por determinada dívida e ofertar a alternativa de dividir o débito em várias parcelas para que seja possível realizar o pagamento.

Dessa maneira, a instituição de ensino melhora as chances de conseguir o dinheiro, afinal, estará considerando o estado da família, como resultado vai evitar a inadimplência dos alunos no futuro.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando os nossos artigos e entre em contato para contar com um bom software de gestão escolar!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.