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Veja 6 problemas comuns ao lançar notas de alunos e como evitá-los

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Todo professor tem a missão de lançar notas de alunos depois de corrigir as provas, os trabalhos, os exercícios e todas as atividades realizadas por eles. Assim como a frequência, as notas representam um fator importante na hora de avaliar o desempenho de cada um e garantir as aprovações no final de um semestre letivo.

Essa é uma etapa de grande importância e que requer atenção máxima. Alguns problemas podem acontecer no lançamento de notas e acabar prejudicando toda a gestão escolar — ou até a credibilidade da instituição de ensino. Normalmente, a falta de um sistema automatizado aumenta as chances de erro e compromete a qualidade do processo.

Diante dessa preocupação, que tal conhecer as falhas mais comuns ao lançar notas de alunos? A seguir, descubra quais são elas para perceber a importância de contornar as consequências de cada situação!

1. Uso da fórmula incorreta

Cada instituição de ensino tem o seu método para avaliar os alunos. Há escolas que apenas somam as notas das atividades, enquanto outras optam por modelos que incluem a média aritmética e outras fórmulas matemáticas.

Entre as diferentes maneiras existentes, sabemos que é necessário usar alguma fórmula para contabilizar as notas e chegar a um número final. Isso representa, de certa forma, um risco para os professores que não podem fazer isso de maneira automática.

A chance de erros é bem alta quando são usadas fórmulas incorretas ou quando não se usa fórmulas, a não ser que exista apenas uma avaliação que represente o valor total do período letivo (mas essa situação é bastante incomum).

A opção de variar as atividades avaliativas é uma oportunidade de auxiliar os alunos que não foram tão bem em uma delas, além de diversificar os critérios que avaliam as competências do estudante em determinada disciplina.

2. Desatenção com os números

Outro problema que pode acontecer ao lançar notas de alunos é errar os números na hora de calcular as notas, principalmente quando há um número grande de estudantes por turma. Qualquer desatenção com os valores é capaz de impactar negativamente o resultado final.

Esse tipo de erro se torna ainda mais previsível quando o lançamento de notas é feito manualmente, uma vez que o número 7, por exemplo, pode acabar virando 17 ou 27, devido a uma distração corriqueira.

Além disso, a tecla da calculadora talvez não esteja tão firme para garantir que todos os números sejam computados. Essas situações hipotéticas servem para mostrar que um pequeno desvio de atenção pode comprometer a nota geral de um aluno.

3. Pressa ao fazer os lançamentos

Ter uma vida corrida já não é mais uma opção para boa parte das pessoas. Estamos cada vez mais ocupados com afazeres profissionais e pessoais. Quem é professor sabe que sua profissão não foge dessa realidade, já que exige o manejo com inúmeras tarefas: planejar aulas, estudar, elaborar e corrigir atividades, participar de eventos e ministrar muitas aulas.

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Ainda precisa sobrar tempo para resolver problemas pessoais, cuidar de si e da família. Isso quer dizer que a pressa é um temperamento presente em muitas pessoas que trabalham como professor.

Esse comportamento pode ser prejudicial para o cumprimento dos afazeres diários. Mesmo os mais cuidadosos e atenciosos estão suscetíveis a fazer alguma confusão na hora de lançar notas de alunos, por exemplo. Os próprios alunos costumam apressar os professores para que eles liberem os resultados quanto antes.

4. Falta de conferência

Se a pressa é inimiga da perfeição, ela também provavelmente não permite que as notas sejam conferidas uma por uma depois de lançadas. Por sua vez, essa falta de conferência é mais uma das possíveis complicações, seja pela escassez de tempo diante dos prazos, seja por desatenção.

De fato, ter que conferir todos os lançamentos é um trabalho redobrado, que demanda um tempo considerável e às vezes inexistente. Em turmas com 40 ou 50 alunos, esse é um desafio que acaba comprometendo as noites de sono de um professor.

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5. Confusão com os nomes dos alunos

A confusão com nomes é mais um problema corriqueiro quando se deve lançar notas de alunos. O professor que tem muitos alunos sabe disso. Por mais que a sua intenção nunca seja a pior, confundir os nomes dos estudantes pode acontecer.

As notas podem sair trocadas, especialmente quando são nomes parecidos ou próximos na lista de chamada. Pense que em uma mesma turma é capaz de ter três “Anas”, dois “Pedros”, alguns “Marcelos”, vários “Joãos” e assim por diante. Não é difícil imaginar que esse tipo de deslize ocorra uma hora ou outra, não é?

6. Perda de tempo

Por último, não dá para desconsiderar que a falta de um software para automatizar a tarefa de lançar as notas representa uma enorme perda de tempo. Fazer todo esse processo de forma manual demanda uma dedicação muito grande, quando se pode, na verdade, contar com a ajuda de um sistema de gestão automatizado.

A tecnologia oferece tantas facilidades que chega a ser um desperdício não utilizá-la. Otimizar tempo e outros recursos é uma missão importante para todo tipo de negócio, e com as instituições de ensino não é diferente. No caso da implementação de uma solução de gestão escolar e controle acadêmico, ainda é possível reduzir a chance de os problemas acontecerem no dia a dia, inclusive no que se refere ao lançamento de notas.

O software também pode ser integrado a um portal de comunicação com os alunos, de modo que eles ou seus responsáveis tenham acesso facilitado às notas e outras informações. Tanto o arquivamento quanto o acesso digital são mais simples quando comparados à necessidade de lidar com um monte de papéis, sem contar que é mais seguro salvar dados na nuvem, tendo em vista o risco de perder documentos no armazenamento físico.

Você já conhece o sistema de gestão do Software GEO? Oferecemos uma gestão online, fácil e personalizável para todos os tipos de instituições de ensino. Uma das principais funcionalidades do software é a gestão pedagógica, na qual é possível gerenciar tudo que envolve os compromissos que a instituição tem com os alunos, como matrículas, emissão de documentos e lançamento de notas.

São diversas vantagens envolvidas! Viu como o processo de lançar notas de alunos não precisa ser tão trabalhoso ou vulnerável a tantos erros? Reduzir os problemas em torno dessa tarefa é um enorme ganho para qualquer instituição.

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