tecnologia educacional

Tecnologia educacional: por que usar tecnologia nas escolas?

Como a tecnologia tem se tornado uma grande aliada na captação de alunosPowered by Rock Convert

Todos os segmentos podem se beneficiar da evolução tecnológica, inclusive o educacional. O ambiente de sala de aula se transformou bastante nos últimos anos e muito disso se deve à tecnologia educacional que se tornou disponível. A tendência, hoje, é que se transforme ainda mais.

O termo tecnologia educacional se refere a utilizar recursos tecnológicos para inovar no ensino das escolas. Por exemplo, envolve fazer uso de tablets com acesso à internet para consultar informações, o uso de impressoras 3D para concretizar projetos, contar com chatbots para atender dúvidas de pais e alunos, entre outros.

Entender os efeitos da tecnologia educacional envolve considerar as necessidades do mundo moderno para contar com os mecanismos necessários para capacitar os alunos para esse novo momento. É preciso utilizar critérios estratégicos e acompanhar as tendências do segmento para se antecipar em relação à tecnologia educacional.

Neste artigo, você entenderá os maiores efeitos provocados pela evolução da tecnologia educacional nas escolas e de que maneiras utilizar esses recursos para efetivar a aprendizagem e a gestão. Confira!

Quais são os principais impactos da tecnologia educacional nas escolas?

O bom uso da tecnologia educacional pode proporcionar inovações em diversos aspectos da escola, indo além da aprendizagem para também contribuir positivamente para a gestão dela e até para a captação de novos alunos. Com tanto potencial, é importante conhecer seus principais impactos.

Conheça a seguir alguns exemplos de mudanças que estão ocorrendo nas escolas graças à evolução da tecnologia educacional:

Melhorias no processo de aprendizado dos alunos

O uso da tecnologia educacional pode proporcionar novas formas de transmitir o conteúdo didático aos alunos e estender as possibilidades das lições convencionais. É algo que envolve ir além do tradicional livro de papel e passar a contar com recursos inéditos para a aprendizagem.

O foco em inovação permite aproveitar cada vez novas vias de aprendizagem junto aos alunos, possibilitando que eles tenham contato com mais conteúdo de formas inéditas.

Formar alunos com senso crítico

Outro efeito provocado pelo foco maior em inovação por meio da tecnologia educacional é o aumento do senso crítico dos alunos. Como eles passam a ter contato com novas ferramentas e recursos, seu leque de referências e repertório de soluções pode causar benefícios a diversas áreas da vida.

No século 21, cada vez mais se exige um preparo multidisciplinar dos alunos e também que sejam capazes de solucionar problemas de forma criativa e crítica. Ter contato com inovação em sala de aula ajuda a preparar o terreno para isso.

Ampliar o acesso à informação

Outro impacto da tecnologia educacional é permitir que o professor acesse mais informações para complementar o ensino em sala de aula. Ele não precisa mais ficar limitado ao conteúdo do material didático tradicional.

Por exemplo, a sala de aula pode se beneficiar muito de um ponto de acesso à internet. O professor pode buscar informações atualizadas em tempo real para estender o entendimento sobre um assunto para impactar positivamente os alunos.

Novas formas de interação

A evolução tecnológica também possibilita novas vias de interação entre as pessoas e a informação. Os alunos podem se comunicar entre si, com os professores e até com pessoas de distâncias mais longas.

Por que é melhor customizar um softwarePowered by Rock Convert

A interação é um recurso poderoso de aprendizagem porque rompe as fronteiras do próprio conhecimento, colocando o que é aprendido diante de um interlocutor que também tem as suas próprias informações.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

De quais formas utilizar a tecnologia educacional nas escolas?

Tendo em vista todos os impactos benéficos que o bom uso da tecnologia educacional pode proporcionar para a aprendizagem, o próximo passo é saber como utilizá-la efetivamente. Afinal, seu sucesso depende do uso correto de seus recursos para beneficiar os alunos e os professores.

Conheça a seguir as principais maneiras de usar a tecnologia educacional nas escolas:

Capacitação dos funcionários

Para que a escola continue sendo capaz de proporcionar valor à comunidade, é fundamental que seu time de funcionários esteja em plena capacitação. A tecnologia educacional ajuda imensamente nisso, já que pode colocar essa equipe em contato com competências que ainda não tenham ou exercitar as habilidades que já possuem.

Mesmo o simples acesso a um acervo digital de informações relevantes para a prática diária do trabalho pode ser determinante para um aumento substancial de desempenho e capacidades. Isso pode ser valioso para todos os seus funcionários, além do corpo docente.

Envolvimento dos pais e responsáveis

Uma comunidade escolar ativa envolve uma participação próxima de pais e responsáveis na vida escolar dos estudantes. A tecnologia educacional possibilita um envolvimento maior dessas pessoas no dia a dia da escola, seja presencialmente ou remotamente.

Dependendo dos recursos utilizados, as vias de interação dos pais e responsáveis também se tornam mais variadas. Por exemplo, hoje em dia existem plataformas de aprendizagem que permitem um acompanhamento do desempenho dos alunos pelos pais para que possam visualizar a evolução deles ao longo do tempo.

Acompanhamento de tendências

Nenhuma escola pode abrir mão do acompanhamento do que é tendência dentro e fora do meio da educação. Ter contato com essas novidades possibilita acessar novas maneiras de trabalhar e ensinar, impactando positivamente os alunos e o próprio crescimento.

A tecnologia educacional ajuda muito nisso, já que coloca a escola em uma via diferenciada de evolução. Quem já está em um processo de evolução consegue crescer com mais facilidade.

Captação de alunos

A tecnologia educacional não serve apenas como meio para aprimorar a atuação da escola em relação aos seus estudantes como também ajuda a conquistar novos. A sua rotina de captação de alunos pode ser intensificada com o uso dos recursos corretos, que também podem ser classificados como tecnologia educacional.

Um exemplo disso são plataformas de comunicação capazes de alcançar públicos semelhantes aos que a sua escola está buscando. Dessa forma, será possível desenvolver abordagens estratégicas junto a essas pessoas e, assim, aumentar consideravelmente as suas chances de sucesso.

Como você já pôde ver, a tecnologia educacional tem um papel fundamental na evolução da escola. Uma instituição que ignora esse movimento está condenando o próprio crescimento, então é importante considerar as suas próprias necessidades e objetivos para utilizar as ferramentas corretas. Inspire-se nas informações deste artigo e comece já a seguir pelo caminho da inovação.

Quer ajuda para potencializar tudo isso? Então entre em contato conosco por meio do site.

Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.