inclusão nas escolas

A importância da inclusão nas escolas nos dias atuais

Mesmo com algumas escolas contando com a tecnologia e o preparo necessário para a inclusão de estudantes com necessidades especiais, a maior parte delas continua necessitando de recursos que busquem atender esses indivíduos, tornando essa discussão extremamente relevante para os dias atuais.

Segundo a última pesquisa realizada pelo IBGE, cerca de 45 milhões de pessoas (equivalente a um quarto da população), possuem alguma deficiência. Sendo assim, é fundamental que as escolas de hoje sejam capazes de promover o desenvolvimento educacional desses jovens.

Portanto, neste artigo, mostraremos para você a importância da inclusão nas escolas nos dias atuais e como a tecnologia pode ser utilizada para promover o desenvolvimento social no ambiente escolar. Afinal, o olhar para a diversidade é de extrema importância para a construção de uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva.

Acompanhe!

Por que a inclusão escolar é tão importante?

A iniciativa de valorizar a inclusão escolar tem como base o artigo XXVI, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirma que “todo ser humano tem direito à instrução”. Dessa forma, a inclusão nas escolas, além de garantir esse direito, também possui um papel crucial para o desenvolvimento psicológico e social de jovens com necessidades especiais.

A escola deve servir como um espaço para a promoção do desenvolvimento pessoal, além de ser um recurso importante para a formação de conexões interpessoais, já que o ambiente escolar é um local onde as crianças são capazes de construir relações e laços com pessoas que não fazem parte de sua família.

Portanto, a inclusão escolar não acaba sendo benéfica apenas para os estudantes com necessidades especiais, como também para os demais membros da família, que compreendem, na prática, como lidar com todas as diferenças.

Como um ambiente adequado pode estimular a autonomia?

Espaços escolares que buscam promover a inclusão de modo efetivo não apenas auxiliam na formação curricular, como também os ajudam a se tornarem autônomos.

Nesse sentido, o princípio da autonomia é essencial para que os jovens sejam capazes de construir uma autoestima saudável na fase adulta. Um jovem autônomo e com uma autoestima fortalecida estará motivado a continuar estudando para progredir nos diversos desafios da vida, além de preparar-se, inclusive, para o mercado de trabalho.

Devemos lembrar também que a inclusão escolar promove discussões importantes relacionadas à diversidade, combate ao preconceito e respeito, que são tópicos cada vez mais relevantes para a construção de uma sociedade saudável e desenvolvida.

Dessa forma, a inclusão escolar é uma medida que visa favorecer não apenas as crianças com necessidades especiais, como também os que não demonstram nenhum tipo de ajuda.

Um ambiente escolar que se preocupa com a inclusão de seus alunos possibilitará o desenvolvimento social em relação às habilidades de convivência, como a empatia, a colaboração e a paciência.

Recursos tecnológicos apropriados para a inclusão escolar

Apesar dos diversos benefícios que a inclusão traz para as escolas, essa medida não pode ocorrer de qualquer forma. É fundamental que os espaços escolares tenham à disposição recursos apropriados para receber qualquer indivíduo que possua alguma necessidade especial .

Sendo assim, a tecnologia se tornou um importante aliado para as escolas. Entretanto, é necessário que haja profissionais capazes de operar os recursos que ela proporciona.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino
planejamento escolar

Por isso o planejamento pedagógico é tão importante para que o uso da tecnologia proporcione a transformação desejada nas crianças com necessidades especiais.

Essa área voltada para a demanda de indivíduos com necessidades especiais se chama “tecnologia assistiva”, ou seja, é um campo que visa auxiliar e ampliar as habilidades dessas pessoas através de softwares específicos, capazes de atender as especificidades únicas de cada aluno.

Veja a seguir como essa tecnologia auxilia os diversos tipos de alunos com necessidades especiais:

1- Indivíduos que possuem deficiência visual e auditiva

Para crianças e jovens alfabetizados com o português, existem alguns programas que transcrevem a oralidade da fala para o texto na forma escrita. Já no caso de indivíduos que possuem deficiências auditivas mais graves, há aplicativos que conseguem traduzir conversas, textos escritos e até figuras para Libras.

Para os alunos que possuem deficiência visual, existem alguns softwares que são capazes de ler textos em voz alta. Um exemplo é o recurso de audiodescrição feito para filmes e os demais conteúdos audiovisuais.

2- Indivíduos com limitação de mobilidade

Além das deficiências visuais e auditivas, há os alunos que sofrem com limitação de mobilidade. Dessa forma, há diversos programas que auxiliam esses indivíduos a operarem hardwares que necessitam de coordenação motora, como o mouse e o teclado.

Além disso, há também soluções que permitem o acesso de alunos tetraplégicos a operarem o computador através dos comandos de voz.

3- Indivíduos que possuem deficiência intelectual

No caso de crianças que possuem deficiência intelectual, como a síndrome de Down, autismo ou TDAH, há diversos recursos e ferramentas pedagógicas que facilitam a aprendizagem.

Dentre os aplicativos que estimulam a memória, há aqueles que são capazes de gravar as anotações em um arquivo digital, além de poder reproduzi-las em áudio. Há também programas que podem ler textos no momento em que estão sendo digitados, auxiliando inclusive na sugestão de palavras para completar o que está sendo escrito.

Já para os que possuem dificuldade em se concentrar, existem alguns fones de ouvidos com abafador de ruídos, o que aumenta a concentração dos alunos durante as aulas.

4- Ferramentas simples

Além das tecnologias citadas acima, a escola também pode utilizar recursos simples, como marcadores de texto, dicionários, cadernos, gravadores de som, entre outras opções.

Afinal, mais importante do que utilizar a tecnologia a favor da inclusão, é necessário que um ambiente escolar tenha profissionais qualificados para lidar com todos os recursos de forma efetiva.

E aí, gostou de conhecer mais sobre a importância da inclusão nas escolas nos dias atuais? Que tal ler outros conteúdos relacionados a esse tema em nosso blog, como esse que fala sobre o uso de imagens de alunos e professores?

Aproveite também para entrar em contato conosco e conferir o nosso sistema de gestão escolar online, o Software GEO, feito para otimizar qualquer tipo de instituição de ensino, como escolas, cursos e universidades.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.