a importância da retenção de alunos

A importância da retenção de alunos

avaliacao escola

Muitas instituições de ensino focam mais na captação de novos alunos do que na retenção dos que já conquistaram, o que pode ser um grande erro. Contar com uma boa estratégia de retenção de alunos é fundamental para a escola que deseja alcançar seus objetivos com rapidez e, assim, obter sucesso.

Se você tem dúvidas a esse respeito, continue a leitura deste conteúdo. Aqui, apresentamos tudo o que precisa saber sobre o tema, como o que é retenção de alunos, importância dessa estratégia para seu empreendimento e dicas para implementá-la.

Boa leitura!

O que é retenção de alunos?

Podemos dizer que a retenção de alunos em uma escola é todas as medidas e planejamento proposto por ela a fim de garantir que o estudante continue matriculado e finalize seus estudos na instituição. Por exemplo, que o aluno conclua o ensino fundamental e médio na escola, saindo apenas quando esse propósito for alcançado.

Quando a escola não conta com um bom planejamento de retenção de alunos, o índice de evasão escolar aumenta, o que coloca em risco o alcance dos seus objetivos, como sua expansão e conquista da saúde financeira.

O que é evasão escolar e quais são suas principais causas?

Já a evasão escolar pode ser compreendida como a atitude do aluno que configura abandono da escola. Isso pode acontecer por diversos motivos, é importante destacar. A seguir, conheça os principais:

• Problemas financeiros na família. Neste caso, os pais dos alunos resolvem tirá-los da escola porque não possuem condições financeiras para mantê-los;
• Dificuldade para aprender o que foi ministrado em sala de aula. Já neste, o aluno apresenta dificuldade em aprender o conteúdo ministrado em sala de aula. A metodologia de ensino adotada pelo professor pode não ser a ideal para determinados alunos;
• Falta de interesse por parte do aluno, o que faz com que ele fique desmotivado a comparecer à escola. É preciso que a escola adote ações capazes de estimular o aluno a estudar;
Bullying. São brincadeiras de mau gosto entre os estudantes que fazem com que eles desenvolvam o sentimento de inferioridade. Normalmente, estão associadas à aparência física do estudante ou ao seu intelecto.

Em síntese, como se vê, várias são as causas da evasão escolar. Para combatê-las, é preciso montar um bom planejamento de retenção de alunos, bem como acompanhá-los segundo as características de cada um.

Nesse contexto, vale destacar que a evasão escolar é um grande desafio tanto da educação pública como privada. A título de informação, de acordo com a pesquisa intitulada Cenários da Educação, realizada pela ONG Todos Pela Educação, 24% dos estudantes da educação nacional não concluem o ensino fundamental.

Quando se trata do ensino médio, esse percentual é ainda mais alarmante: 41,5% não terminam o ensino médio.

A importância da retenção de alunos

A retenção de alunos é uma estratégia que oferece vantagens tanto para a escola como para os alunos e pais.

A começar pelo fato de que se trata de uma solução que contribui para melhorar a saúde financeira da instituição de ensino. É simples chegar a essa conclusão: com a preservação dos vínculos dos alunos, a escola tem seu caixa preservado.

Assim, ela não precisa se preocupar, pois sabe que possui recursos financeiros para honrar seus compromissos, como pagar aos fornecedores e aos colaboradores.

retencao de alunos

Além disso, é importante porque permite ao aluno acompanhar desde o começo o projeto pedagógico da instituição de ensino. Quando o aluno muda de escola, ele passa por um processo de transição, tendo que se adaptar à nova instituição. Afinal, cada organização de ensino conta com suas próprias práticas pedagógicas.

Fora isso, a escola desenvolve um relacionamento duradouro com a família do aluno. Isso permite à instituição de ensino aproveitar futuras oportunidades, como ensinar aos filhos dos alunos que já passaram por ela.

Outro elemento importante em relação à retenção é o desenvolvimento dos alunos. Eles podem ser acompanhados durante toda sua caminhada pela escola. Os professores e coordenadores pedagógicos podem ajudar os pais a identificarem os pontos que seus filhos precisam melhorar.

Dicas para implementar a retenção de alunos em sua escola

Agora que você conhece melhor a importância da retenção de alunos, é provável que esteja se fazendo a seguinte pergunta: “Afinal, como implementar essa solução em minha escola”?

Para te ajudar, preparamos este tópico para apresentar algumas dicas que você pode adotar para colocar em prática a estratégia de retenção de talentos. Veja:

Esteja atento às inovações de ensino

Estar atento às inovações no campo de ensino é fundamental para implementá-las em sua escola e assim fazer com que ela seja vista como referência em seu campo de atuação.

Ao adotar inovações metodológicas de ensino, os alunos podem se sentir mais estimulados a aprender. Além disso, os pais podem se sentir seguros, sabendo que a escola está cuidando perfeitamente bem da educação dos seus filhos.

Um exemplo de inovação que sua escola pode adotar é a gamificação. É uma estratégia que vem sendo adotada por muitas instituições de ensino para tornar o ambiente escolar mais atrativo e inovador.

Monte uma boa equipe pedagógica

Contar com uma boa equipe pedagógica é também essencial para garantir a retenção de alunos. Afinal, é ela que fará o acompanhamento de cada aluno, identificando pontos que precisam ser melhorados para que eles consigam alcançar seus objetivos de aprendizado.

Uma boa equipe pedagógica está sempre em diálogo com a equipe de professores, justamente para garantir que estes apliquem metodologias de ensino de acordo com a realidade de cada discente.

Invista na qualificação da equipe docente

Outra forma de reter alunos é investir na qualificação da equipe docente. Afinal, ao qualificar e valorizar os professores, estes, sem dúvida, aplicarão seu conhecimento em prol do alcance dos objetivos da escola, que é oferecer uma educação de qualidade aos alunos, garantindo que eles consigam se destacar na sociedade e no mercado.

Além das dicas que damos, é importante também contar com a ajuda da tecnologia para otimizar o processo de retenção dos alunos. Afinal, um sistema de gestão escolar é uma inovação que pode facilitar a comunicação entre a escola e os pais/alunos.

Você gostaria de conhecer um super software de gestão escolar online online, que pode facilitar o processo de retenção de alunos em sua instituição de ensino? Visite nosso site agora mesmo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.