Aplicativos Mobile: melhore a comunicação com seus alunos
A tecnologia e a internet revolucionaram a forma como planejamos, pensamos e executamos diversas tarefas do nosso dia a dia. Com a escola não seria diferente.
Os aplicativos mobile surgiram para facilitar e oferecer usos jamais imaginados para os nossos aparelhos de celular, fazendo com que eles se tornassem o que hoje chamamos de smartphones.
Se utilizamos tanto os nossos smartphones em nosso dia a dia para trabalhar, nos distrair, nos comunicar, não poderíamos utilizá-los para estudar, aprender e gerenciar as demandas diárias de diferentes processos? Claro que poderíamos! Não só poderíamos, como já existem aplicativos com esse objetivo e que estão ajudando alunos, pais, professores e funcionários de escolas.
Hoje nós vamos te mostrar como os aplicativos mobile podem ajudar a melhorar a comunicação com os seus alunos. Quer conferir? Continue lendo a seguir.
Quando é o momento de investir em tecnologia?
Esse é um questionamento que muitos profissionais e gestores de escola se fazem diariamente. A dúvida acontece porque a tecnologia, a internet e os smartphones também são ferramentas que tiram a atenção e estimulam a falta de concentração.
Por outro lado, se tentarmos buscar vantagens de se trabalhar com esses mecanismos, conseguimos perceber que eles também podem beneficiar o aprendizado e que é possível inseri-los de forma positiva na rotina diária de aprendizagem.
Existem diversas atividades que podem ser passadas para os alunos para que eles façam online. A facilidade para digitar e até fotografar e registrar o conteúdo de uma aula também é maior, além disso, os alunos podem gravar vídeos das aulas para assistir depois e os professores podem recomendar canais de conteúdo em vídeo, indicar PDFs e sites que vão reforçar o conteúdo dado em sala da aula.
A seguir veremos como os aplicativos mobile podem ajudar na comunicação entre escola e alunos.
8 formas de melhorar a comunicação com os alunos utilizando aplicativos mobile
#1 Compartilhe notas e faltas
As notas e as faltas são informações que costumam preocupar os alunos – e os pais também. Frequentemente vemos alunos pedindo aos professores que informem como andam suas notas e suas faltas. Para não atrapalhar o fluxo de trabalho do professor, as escolas costumam determinar períodos em que essas informações serão divulgadas.
A escola pode passar a disponibilizar o boletim com as notas e as faltas de forma simples e rápida. O aluno acessa todas as informações pelo aplicativo e a escola diminui a quantidade de papéis impressos para entregar os boletins e até as reuniões, que antes eram só para divulgação de notas. Dessa forma, pais e professores ganham tempo.
#2 Entrega de Histórico escolar
Os pedidos de histórico escolar não precisam mais serem feitos na secretaria escolar. O aplicativo mobile apresenta todo o histórico escolar do aluno, com todas as séries e cursos que ele tenha passado, em uma única tela.
As informações de cursos extra-curriculares, cursos livres e notas de outras escolas também são disponibilizadas nessa área. Essa opção elimina a necessidade de os país irem até a secretaria para solicitar um histórico e diminuem o número de atendimentos na escola.
#3 Horário de aulas
Disponibilize o horário das aulas de cada turma, as informações de em qual sala será a aula, o nome do professor e a matéria com horários completos. Caso haja alterações de horários, a escola também poderá fazer a atualização rapidamente.
Essa funcionalidade é muito interessante, principalmente, para alunos que têm aulas no contraturno, pois caso não tenha uma aula no período contrário ao que ele estuda, poderá conferir, antecipadamente, se houve alguma alteração no horário.
#4 Acesso ao Calendário de eventos escolar
O calendário escolar permite o compartilhamento de todos os eventos da escola. Isso inclui desde as semanas de provas, feiras escolares, atividades complementares e recessos, até as atividades festivas como Dia das Mães, Dia dos Pais, etc.
As informações também podem ser alteradas facilmente e o aluno informado em tempo real. Além de evitar confusões e ajudar os pais a se programarem, essa funcionalidade vai diminuir o número de ligações que a instituição recebe com dúvidas dos pais.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
#5 Informe as ocorrências
Algum problema com o aluno? A menos que seja urgente, não será mais preciso anotar a agenda física ou entrar em contato por telefone.
Os aplicativos mobile permitem a inserção de todas as ocorrências de cada aluno. Insira informações sobre os atrasos do aluno, falta de entrega de trabalhos e atividades, situações médicas e faltas de disciplina.
#6 Aulas de Cursos Livres e Universitários
É comum que em cursos livres ou universitários as aulas não tenham um horário semanal padrão. Nesses casos, os aplicativos mobile podem ajudar com a atualização das datas, horários e locais dos encontros dos alunos.
Sempre que uma aula ou encontro for desmarcado, os alunos também serão informados por essa área.
#7 Acompanhe a situação financeira
Os pais podem conferir seu extrato financeiro, fazer a impressão dos boletos ou pagar diretamente no celular. Essa funcionalidade facilita também o acompanhamento de títulos em aberto e elimina a necessidade de ir até a escola pedir a impressão do boleto ou carnê para pagamento.
Para a escola, o maior benefício é que não será mais necessário atender pedidos de boletos atualizados, exportar e enviar os PDF dos títulos.
#8 Acesso a materiais de estudos
Os alunos também poderão acessar e baixar os PDFs disponibilizados pelos professores com os conteúdos das aulas ou conteúdos de apoio e complementares. O acesso pode ser feito de forma ilimitada e o aluno poderá consultar sempre que for preciso.
Aplicativos mobile: conheça o GEO Mobile
Os aplicativos mobile podem ser utilizados sozinhos ou em conjunto com outras soluções, como é o caso do GEO Mobile.
Esse aplicativo é uma solução do Software GEO que facilita a vida dos pais e dos alunos e o trabalho dos profissionais da instituição de ensino. Com o aplicativo GEO Mobile, muitas solicitações que exigem mais tempo dos profissionais de atendimento da escola podem ser resolvidas, pelo próprio aluno ou pelos pais, através do celular.