as-maiores-tendencias-para-o-setor-escolar-em-2022

As maiores tendências para o setor escolar em 2022

A cada ano, os profissionais de educação buscam novas maneiras de tornar o processo de ensino mais dinâmico. Para isso, é importante conhecer algumas das maiores tendências para o setor escolar.

Desde 2020, pudemos observar transformações no setor escolar, principalmente no que diz respeito ao uso da tecnologia. Com as aulas remotas, foi necessário uma adaptação para realizar as transmissões ao vivo, preparar aulas online, atividades, entre outros.

As tendências para o setor escolar em 2022 continuam se pautando principalmente na inovação e na implementação de novas tecnologias. Até porque, elas representam o reflexo do que as pessoas, alunos, pais e mestres, estão experimentando. É, sem dúvida, a mudança de comportamento na sociedade que impacta as transformações na educação.

A seguir, vamos falar sobre algumas das maiores tendências para o setor escolar em 2022. Vem com a gente conferir!

Principais tendências para o setor escolar em 2022

Para quem vai começar a fazer o planejamento escolar, vale a pena ficar por dentro de algumas das maiores tendências para o setor escolar em 2022.

Como 2020 já nos mostrou, o uso da tecnologia só tende a crescer nos próximos anos, preparando os alunos para novas habilidades que vão além das disciplinas tradicionais. Vejamos a seguir algumas tendências e veja qual a sua escola poderá implementar:

Ensino híbrido

Entre as tendências para o setor escolar em 2022, seria impossível não destacar o ensino híbrido. Por conta da pandemia e das medidas obrigatórias de distanciamento social, as aulas tiveram que ocorrer de forma online e, em algumas instituições, optou-se por mesclar entre períodos presenciais e aulas virtuais.

Com a retomada, as aulas já ocorrem dentro de sala de aula, porém, é preciso cautela. Os alunos devem respeitar os protocolos sanitários e, para 2022, o ensino híbrido deve se manter como uma forte tendência no setor de educação.

Além de ser uma forma de evitar que a sala de aula fique lotada, tendo em vista que a pandemia ainda não acabou, o ensino híbrido se mostra algo natural, do próprio processo de desenvolvimento social.

Ele permite uma sala de aula mais interativa, organizada e com novos recursos que aprimoram o ensino-aprendizagem.

Ensino personalizado

Outra tendência para o setor escolar em 2022 é a personalização do ensino. Cada ser humano é um indivíduo único, com preferências, habilidades e pontos a melhorar.

Fora as características relacionadas à personalidade. Tudo isso influencia no aprendizado e os profissionais de educação estão cada vez mais atentos para oferecer recursos e ensinamentos personalizados para os alunos.

O ensino personalizado é um conceito que visa que visa oferecer as ferramentas necessárias para que cada aluno possa se desenvolver e se aprimorar, sempre respeitando suas diferenças.
Por exemplo, imagine um aluno de personalidade introspectiva sendo obrigado a apresentar trabalhas em público. Cabe ao professor, agir como um facilitador desse processo, oferecendo outras possibilidades mais adequadas e que não fira a sua individualidade.

Inclusive, na personalização do ensino, os profissionais podem avaliar o aluno individualmente e realizar planos de estudos específicos para que ele tenha um ótimo rendimento na escola.

Uso de ferramentas de gestão

Muitas escolas estão começando a investir em softwares e ferramentas com o intuito de facilitar a rotina.

Por isso, entre as tendências para o setor escolar em 2022, o investimento em programas de gestão é um deles, até mesmo para melhorar o desempenho de forma ampla.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Você sabia, por exemplo, que um software para gestão escolar oferecer diversas funções e benefícios, como organizar o estoque de materiais, fazer a integração de toda a equipe escolar, controlar os dados e matrículas dos alunos, estruturar o sistema financeiro, entre outras funções essenciais.

Estamos em plena era do boom tecnológico e quem não se adequar e se reinventar, perderá oportunidades de avançar enquanto instituição de ensino.

Educação 5.0

A Educação 5.0 é uma nova proposta que deve ganhar ainda mais notoriedade a partir de 2022, e visa utilizar recursos tecnológicos dentro da sala de aula. Além de agregar elementos da Educação 4.0, que prepara o aluno para as atividades com foco em tecnologia, o novo conceito busca incluir competências socioemocionais.

Não se trata apenas em adquirir novas habilidades, mas proporcionar um bem-estar social ao aluno para que ele possa encontrar boas oportunidades no futuro e no mercado de trabalho.

Linguagens digitais, idiomas, conteúdos relacionados ao meio ambiente, tecnologia, e tudo que amplie a visão de mundo do aluno.

Gamificação

Imagine um ambiente escolar em que os alunos têm a oportunidade de aprender através de jogos? Pode parecer algo muito do futuro, mas isso é a chamada gamificação, que é a utilização de jogos para tornar o aprendizado mais enriquecedor.

A gamificação é uma das tendências de educação que veio para se tornar parte dos processos. Até porque, ela permite envolver os alunos e dar a eles uma experiência diferenciada no aprendizado.

Vale ressaltar que a gamificação envolve a utilização de jogos digitais, analógico ou mistos.

Através dos jogos, é possível ensinar diferentes habilidades, passando pela escrita, leitura, idiomas, Ciências, Matemática…

Redes sociais e internet como suporte

Quando se fala em tecnologia, ela vai além dos aparatos tecnológicos. Se engloba também o consumo de conteúdo e as estratégias digitais utilizadas pelas escolas.

Vejamos: a sua escola conta com um perfil ou página no Facebook ou Instagram? E um canal no You ube?

Essas ferramentas são muito utilizadas por crianças e adolescentes, que passaram a buscar informações e entretenimento através delas. Sendo assim, cabe as escolas criarem a sua presença digital, ampliando o acesso à comunicação e conhecimento do aluno.

Humanização

Como pudemos observar até aqui, muitas das tendências em educação estão relacionadas ao uso de tecnologias e ferramentas de gestão. Porém, é importante deixar claro que nada substitui a tratativa humana.

Uma escola lida com pessoas e cabe aos profissionais tornar esse relacionamento amistoso e humanizado.

Isso deve se estender ao pais, uma vez que eles fazem parte da educação dos filhos. Realizar atividades que incluam os pais, por exemplo, é outra tendência em educação que humaniza o processo.

Quer ficar por dentro do tema educação? Confira outros artigos aqui em nosso blog.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.