as-novas-possibilidades-com-softwares-customizados

As novas possibilidades com softwares customizados

Como a tecnologia tem se tornado uma grande aliada na captação de alunos

Sem dúvidas, as novas possibilidades proporcionadas pelos softwares customizados tendem a proporcionar um bom retorno para todos os gestores.

Afinal, atualmente, podemos dizer que as tecnologias modernas auxiliam as instituições de ensino na busca pelas primeiras colocações na corrida competitiva. Sendo assim, para uma empresa obter destaque em relação à concorrência, é fundamental utilizar algumas soluções digitaisque, de fato, tenham a capacidade de proporcionar uma experiência diferenciada e promissora.

Com base nisso, os softwares customizados aparecem como uma solução eficiente, pois funcionam com o objetivo de suprir as mais diversas necessidades presentes nos processos que compõem dia a dia da instituição.

Aliás, uma das maiores vantagens dessas ferramentas consiste na possibilidade de personalização. Afinal, as organizações provedoras desses sistemas tendem a desenvolvê-los levando em consideração as características específicas do negócio em questão.

Para te ajudar a aprofundar os conhecimentos sobre esse assunto, elaboramos um artigo com as principais vantagens proporcionadas por esse tipo de software. Então acompanhe a leitura até o final. Você não vai se arrepender!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Softwares customizados: quais são os benefícios?

Atualmente, os softwares customizadosapresentam muitos benefícios para as instituições de ensino:

1. Custo-benefício satisfatório

Após optar pela utilização de um software customizado, as empresas podem resolver com eficiência as necessidades e carências pendentes. Além disso, se levarmos em consideração que a ferramenta é construída com base nas características específicas do negócio em questão, é possível obter um maior nível de assertividade nos procedimentos a serem realizados. Isso também ocorre devido a alto nível de performance do software personalizado. Por esse motivo, obviamente, a sua instituição gastará menos dinheiro e tempo, evitando a utilização de recursos e alternativas com baixo teor de eficiência.

Além disso, por meio do processo de customização, também é possível diminuir o tempo destinado ao mecanismo de implementação da ferramenta, aumentando o nível de engajamento da equipe com base nas facilidades proporcionadas por um sistema de gestão amplamente eficiente.

Mas tenha em mente que, na maioria das vezes, o retorno referente ao custo-benefício desses softwares ocorre em médio ou longo prazo.

2. Segurança reforçada

Outra grande vantagem proporcionada pelos softwares de customização consiste no nível elevado de segurança. Afinal, quando um sistema desse porte é desenvolvido com exclusividade para uma instituição de ensino, o banco de dados torna-se único, marcando presença em um ambiente dedicado, até mesmo quando permanece na nuvem.

Isso significa que os sistemas customizados que visam atender as exigências específicas de determinado negócio não tendem a ser compartilhados com outros usuários, diferente dos softwares “prontos”.

Por que é melhor customizar um software

É importante mencionar que, atualmente, assegurar a segurança digital do seu negócio é um processo extremamente importante. Afinal, garantir que as informações e os dados presentes no sistema não sejam acessados por terceiros já é, em si, uma grande vantagem competitiva. Ainda mais se levarmos em consideração o grande número de hackers e de softwares maliciosos destinados a invadir os sistemas das mais diversas organizações presentes no mercado.

Sendo assim, os softwares customizados se apresentam como soluções extremamente eficientes. Considere que eles proporcionam a vantagem de realizar as atividades sob o respaldo de um nível elevado de segurança. Desse modo, a sua instituição de ensino terá maiores possibilidades no momento de trabalhar as melhores estratégias, assegurando um nível de melhoria elevado nos resultados e na busca pelos objetivos.

Os softwares customizados proporcionam flexibilidade

Atualmente, os softwares customizados apresentam um grande poder de mudança, adaptação e resposta – ainda mais quando são comparados aos sistemas prontos. Sendo assim, é possível mencionar que as soluções personalizadas são mais flexíveis e apresentam a capacidade de acompanhar, de forma efetiva, a evolução de todos os mecanismos internos presentes nas instituições, mesmo quando essas transformações ocorrem ritmo acelerado.

Afinal, é normal que muitas empresas se deparam como novas necessidades após fazerem o uso de um software comum durante as atividades rotineiras. Com base nisso, essa realidade exige maior flexibilidade dos sistemas a serem utilizados.

O objetivo se encontra na busca por atualizações e implementações de novas customizações e funcionalidades. Dessa forma, apenas os softwares customizados conseguirão atender as mudanças constantes de modo ágil e eficiente.

4. Implementação facilitada

De fato, muitos gestores apresentam dúvidas quanto ao tempo que será destinado ao processo da implementação dos softwares customizados. No entanto, uma grande vantagem desses sistemas consiste justamente na facilidade de inserção. Aliás, diferente das ferramentas não personalizadas, a instalação desse tipo de software não demanda a interrupção dos processos e atividades da empresa.

Desse modo, é possível dizer que o processo de implementação dos sistemas personalizados ocorre de maneira flexível. Afinal, a solução apresentada é feita sobre medida para a instituição contratante do software.

Na maioria das vezes, a instalação da ferramenta acontece com base em um planejamento prévio, seguindo um cronograma específico para cada um dos módulos, departamentos ou fases. Diante dessa possibilidade, as equipes e os setores institucionais terão a possibilidade de permanecer concentrados e engajados na rotina de trabalho durante o período de implementação do software em questão.

5. Não oferece recursos desnecessários

De fato, é extremamente inconveniente pagar por funcionalidades e recursos que nunca serão utilizados pela instituição, certo? No entanto, na maioria das vezes, esse processo ocorre mediante a adoção de programas não customizados. Na verdade, é preciso ter em mente que por mais eficientes que eles sejam, as soluções apresentadas não são personalizadas. Por isso os seus mecanismos não visam atender as necessidades de uma única empresa, de forma particular.

Com base nisso, é comum que alguns recursos disponíveis apresentem certo nível de incompatibilidade com as demandas do seu negócio. No entanto, essas funcionalidades permanecem incluídas na licença da ferramenta.

Dessa forma, é necessário pagar o valor integral do sistema mesmo sem utilizar determinados serviços. Em contrapartida, os softwares customizados sob demanda não apresentam esse tipo de problema. Muito pelo contrário: a empresa contratante escolhe as funcionalidades necessárias ao sucesso do negócio e paga, de fato, apenas pelos recursos que serão utilizados.

Viu como os softwares customizadossão extremamente úteis? Então o que está esperando para adotar essa tecnologia eficiente? Se estiver com dúvidas, envie uma mensagem. Responderemos em breve!

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.