8 ideias para aumentar a receita da sua instituição de ensino
Aumentar a receita da sua instituição de ensino é um desafio? Para muitos gestores, essa tarefa não é tão simples, pois exige o investimento em mão-de-obra, profissionais especializados e Marketing.
Porém, algumas ações para aumentar a receita da sua instituição de ensino podem ser realizadas com baixo investimento. Além disso, mesmo que seja necessário investir, deve-se avaliar o retorno que será obtido. Neste artigo, vamos mostrar dicas para aumentar a receita da sua instituição de ensino. Confira!
8 ideias para aumentar a receita da sua instituição de ensino
- Invista em divulgação
Já dizia a letra de uma música: “quem não é visto, não é lembrado”. As escolas, assim como qualquer outro tipo de negócio, devem investir em divulgação. O maior problema dessa estratégia é que, normalmente, exige investimento em dinheiro. Nem sempre a escola conta com recursos para esse tipo de ação.
Existem inúmeras formas de divulgar e aumentar a receita da sua instituição de ensino de forma econômica. Nesse caso, o investimento será em tempo e dedicação. Veja algumas a seguir:
Rede Sociais: criar as páginas da escola nas redes sociais é uma ação que não exige nenhum investimento, porém requer alguns cuidados. Os perfis devem ser classificados como comerciais, para não receberem punições das plataformas. É fundamental usar a identidade visual e logo da escola nas fotos de perfil e capa. Coloque todas as informações comerciais do negócio, como telefone, endereço e horário de funcionamento.
Área de notícias: escolas que têm site devem ter uma área de notícias para divulgar as ações que realizam com os alunos. Esse tipo de conteúdo dá visibilidade e pode destacar a escola na mídia.
Blog: o blog é uma fonte de informação que está em alta e pode ajudar a divulgar a sua escola. Convide os professores, profissionais da instituição e especialistas para escrever sobre assuntos específicos para o blog. A geração de conteúdo é vista como um benefício para os internautas e pode ajudar a posicionar a escola, tanto na web, quanto com o público.
Publique a rotina escolar: muitos pais utilizam as redes sociais para se informar sobre a rotina de seus filhos. Além disso, outras escolas podem usar as informações como referência. Porém, deve-se ter cuidado com as imagens dos alunos e professores que serão compartilhadas. A escola precisa ter autorização para veiculá-las.
Anúncio: os anúncios podem ser feitos dentro das redes sociais ou em buscadores, como Google, Bing e Yahoo. O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook e permite a criação de anúncios a um preço baixo, permitindo um bom alcance.
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- Ofereça Atividades Extracurriculares
As atividades extracurriculares são alternativas que ajudam a escola, os alunos e os pais. Os alunos terão outras atividades para fazer fora do horário de aula.
Os pais se sentirão seguros por deixar os filhos por mais tempo na escola, realizando atividades educativas e esportivas. A escola, por sua vez, poderá gerar mais renda com os valores pagos pelas atividades.
- Crie minicursos
Os minicursos englobam diversas áreas de conhecimento. Desde cursos de idioma até modalidades artísticas, são inúmeras opções para oferecer. Faça uma pesquisa com os pais e alunos para identificar quais são as áreas de conhecimento com maior interesse.
Depois, a escola deve procurar os especialistas responsáveis por ministrar as aulas e montar o cronograma com os horários que serão disponibilizados.
- Faça eventos
Os eventos ajudam a promover a escola, atraem novos públicos e movimentam a receita. A escola pode promover eventos gastronômicos, vender comidas e bebidas, eventos culturais, apresentações teatrais, vender ingressos, entre outras opções.
- Invista na captação de alunos
A captação de alunos tem como objetivo aumentar o número de alunos em sala de aula. Antes disso, porém, é importante garantir que será possível atender o número de alunos que pretende atrair.
Contabilize o número de alunos em cada sala e estime a capacidade que é possível atender com qualidade. Em seguida, comece a investir na captação, por meio de redes sociais, anúncios ou CRM.
- Use um CRM
O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de gestão e captação de clientes que permite construir um relacionamento com o cliente. O CRM pode ser dividido em quatro tipos. Veja qual o melhor para a sua escola:
CRM Operacional: ajuda na criação e na manutenção dos canais de relacionamento e atendimento aos pais e alunos, é feito por meio de uma ferramenta de automação.
CRM Analítico: gera relatórios, gráficos e apresenta cenários para que o gestor possa avaliar o desempenho e as necessidades da instituição.
CRM Colaborativo: é utilizado para observar o comportamento do cliente, esse modelo proporciona um feedback mais claro e assertivo para o gestor.
CRM Estratégico: ajuda na análise de mercado e na construção do planejamento de ações. Com ele, a escola terá um direcionamento sobre as estratégias que deve colocar em prática.
Ao usar um CRM, a escola terá as informações completas dos clientes centralizadas e atualizadas em tempo real. Além disso, aumenta a produtividade na secretaria, pois elimina as planilhas e os profissionais podem se dedicar aos alunos.
- Ofereça novas formas de pagamento
Quanto mais formas de pagamento a escola oferecer, mais alunos poderá atrair. Opções como cartão de crédito ou boleto facilitam a vida do responsável financeiro do aluno. Para os pagamentos no boleto, o ideal é que o cliente possa acessá-lo e atualizá-lo sozinho, sem precisar entrar em contato com a escola.
O cartão de crédito permite que o pai faça o pagamento do ano e parcele em 12 meses, dessa forma não precisará se preocupar com as mensalidades a cada vencimento.
- Faça pequenas reformas
Trocar equipamentos, reformar salas e até a contratação de profissionais mais capacitados são ações que justificam o reajuste na mensalidade. Investindo nessas melhorias, a escola pode repassar o valor investido aos pais no ano seguinte e aumentar a receita da sua instituição de ensino.
Aumentar a receita da sua instituição de ensino é possível com essa lista de ações simples que preparamos. Comece a aplicá-las em sua escola e conte-nos se obteve sucesso.
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