calendário escolar 2022

Calendário Escolar: saiba como defini-lo em 2022

Elaborar o calendário escolar é responsabilidade de qualquer equipe de gestão, uma vez que esse planejamento vai guiar os eventos que acontecem na instituição de ensino.

Ainda que esse processo seja um pouco complexo, não é impossível elaborar um calendário que funcione perfeitamente durante o ano letivo.

Portanto, continue acompanhando esse artigo com bastante atenção e descubra como definir o planejamento da escola para o próximo ano.

Boa leitura!

Afinal, o que é calendário escolar? Entenda

Primeiramente, todos devem compreender que a elaboração do calendário escolar é uma tarefa importantíssima para qualquer gestão escolar. É justamente esse plano que vai conduzir qualquer evento do ano letivo, tais como:

Processos de burocracia: matrículas, rematrículas etc;
Atividades indispensáveis: provas, simulados e testes;
Eventos de socialização: feiras, exposições e festas.

Logo, o calendário escolar é importantíssimo para o funcionamento de qualquer instituição de ensino, certo? Nesse sentido, é ideal saber como defini-lo em 2022.

1. Defina o calendário com a participação da equipe de colaboradores escolar

Em primeiro lugar, o Calendário Escolar, em algumas situações, pode ser um assunto polêmico entre os profissionais da instituição e professores. Assim, é interessante contar com a presença de todos no momento de elaborá-lo.

Contudo, as escolhas mais difíceis devem sempre ficar com a equipe de gestão da escola.

De forma geral, a participação de professores e outros profissionais pode auxiliar significativamente no engajamento, eliminado faltas e qualquer outro problema que poderia comprometer a operação da instituição.

Isso é válido, principalmente em caso de eventos e atividades extracurriculares, onde a participação dos professores, por exemplo, é indispensável para que haja sucesso.

2. Seja flexível

O calendário escolar é um tipo de planejamento, certo? Sendo assim, a equipe pode encontrar imprevistos que vão influenciar no meio do caminho, consequentemente, sendo necessário realizar alterações e, em algumas situações, o cancelamento.

Desse modo, para que não seja preciso tomar decisões drásticas, a gestão escolar pode organizar reuniões periódicas com o propósito de analisar o programa que foi preestabelecido.

Outrossim, dá para criar comissões para os eventos da instituição de ensino, tais como:

Comissão de festas;
Comissão de matrículas;
Comissão de feiras;
Comissão de passeios.

Desde que o calendário escolar seja flexível, tudo pode dar certo.

3. Análise o calendário escolar do ano interior

É permitido estudar os calendários de anos anteriores e usá-lo como base para a criação de um novo. Embora as datas comemorativas e os feriados sejam diferentes, a gestão escolar pode contar com essa consulta.

A estrutura do calendário anterior, por exemplo, pode ser reaproveitada, basta fazer as mudanças de datas de eventos importantes, bem como dos feriados.

Ademais, diversos aspectos que já causaram conflitos e questões em momentos anteriores precisam ser analisados previamente com o objetivo de não repeti-los no calendário que vai ser elaborado.

Sobretudo, a estratégia certeira é aquela que consiste no aprimoramento constante na elaboração do calendário a cada ano que passa. Afinal, a gestão escolar deve sempre buscar por excelentes resultados e assegurar a satisfação de todos, não é mesmo?

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

4. Organize os feriados do ano

É imprescindível analisar o calendário do ano, checando qualquer feriado e como essas datas vão impactar o cotidiano na instituição de ensino.

Ou seja, mensurar os dias letivos não é o suficiente, também é importante compreender de que forma as datas poderão ser bem desfrutadas, desde o primeiro dia de aula até o último.

Dessa maneira, dá para compreender quando as datas possibilitam prolongamentos, conforme o número de horas mínimas, como em feriados que vão ocorrer justamente na quinta-feira.

Portanto, quando dá para emendar tais feriados, a gestão escolar deve considerar a estratégia, uma vez que é importante se enquadrar na rotina das famílias. De qualquer forma, jamais agende tarefas e provas ao decorrer desses dias.

5. Busque avaliação da comunidade escolar

Qualquer instituição de ensino se beneficia ao deixar os canais de comunicação em aberto, especialmente com a comunidade escolar. Essa é uma forma relevante para monitorar os efeitos do calendário ao passar os meses letivos.

Dispor as atividades da escola de acordo com as necessidades da comunidade é indispensável para que a instituição consiga manter os discentes e possa sempre realizar o melhor trabalho possível, sem deixar de respeitar o Projeto Político Pedagógico, assim como na confiança que foi colocada.

6. Divida todas as informações

Comumente, o calendário escolar precisa resultar em um documento completo, com vários dados relevantes.

Esse material deverá ser analisado ao decorrer do ano letivo por qualquer pessoa que esteja envolvida nos acontecimentos da escola, especialmente professores, colaboradores e pai.

Assim sendo, não deixe de incluir os seguintes pontos:

Apresentação;
Início e fim do ano letivo;
Férias;
Todos os feriados nacionais e estaduais;
Recesso escolar;
Datas de comemoração e eventos;
Reuniões importantes;
Provas, simulados e exames;
Cursos;
Observações.

7. Considere os compromissos do time de professores

Como já foi explicado previamente, a presença dos professores na elaboração do calendário escolar é importante, uma vez que a participação dessa figura nos eventos do ano letivo é fundamental.

O professor precisa ser consultado sobre as melhores datas para cada tarefa, especialmente aquelas que são feitas fora do período de aula.

Até mesmo no horário de trabalho, os professores precisam ser consultados, dado que são profissionais que vão desenvolver planos de aula conforme os eventos da instituição de ensino.

O ponto principal é que o calendário escolar eficiente é aquele que tem o engajamento dos professores e de qualquer outro colaborador.

8. Aposte na ajuda da tecnologia

A gestão escolar pode contar com recursos tecnológicos no momento de organizar a rotina dentro de uma escola. Atualmente, os softwares de gestão estão aí para otimizar o tempo de qualquer equipe.

Em geral, são ferramentas que operam de forma excelente, especialmente quando a atividade é elaborar o calendário escolar.

As funcionalidades disponíveis nestes sistemas são responsáveis por automatizar vários processos. Dessa forma, a instituição de ensino consegue desenvolver um calendário para o ano letivo de alta qualidade.

Como resultado, a formação dos alunos é enriquecida e, até mesmo, novos discentes podem ser atraídos.

Em suma, a tecnologia auxilia na melhor organização do calendário escolar.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando as postagens do blog!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.