Campanha de matrículas nas escolas

Campanha de matrícula: dicas para criar a da sua escola

avaliacao escola

As estratégias de fidelização nas escolas, assim como para evitar inadimplência ou cancelamentos, começam logo após o fim das férias escolares de inverno, ou seja, entre os meses de julho e agosto. No entanto, é nessa reta final de ano que as ações e estratégias passam a ser voltadas quase que exclusivamente para esses fins.

Foco total na campanha de matrícula & rematrícula!

De setembro para frente já é o momento de começar a pensar na campanha de matrícula – afinal, sem dar o foco necessário para esse fim, raramente ela atingirá os resultados esperados, que são, sobretudo:

• Evitar que os alunos já matriculados saiam da escola;

• Atrair novos estudantes.

Pensando nisso, trouxemos ao longo deste artigo 7 dicas para você criar a campanha de matrícula da sua escola.

Vamos juntos(as) conferir?

7 dicas para criar a campanha de matrícula da sua escola

1. Não ignore a etapa de planejamento

Ideias incríveis são fundamentais, é fato. Mas só sairão do papel dentro de um planejamento que leve em consideração a melhor forma de executá-las, certo?

Sendo assim, planejamento é o primeiro passo para que a campanha de matrículas dê certo. Ele deve, inclusive, ser pensado com antecedência, de modo a garantir que tanto os pais que se adiantam na rematrícula, como também os atrasadinhos, sejam contemplados pela mesma.

O planejamento deve ter, sobretudo, metas, estratégias e objetivos para cada uma das etapas de prospecção dos pais e alunos, além de um cronograma que contemple os diferentes canais de comunicação onde a campanha será veiculada.

2. Quem serão os envolvidos?

Além do planejamento, outro passo muito importante nessa campanha diz respeito aos envolvidos na mesma, que devem estar cientes de como será a sua participação ao longo dela.

Os profissionais que geralmente participam desse contexto são os do setor financeiro, coordenadores, além de secretários, pedagogos e diretores. No geral, são os profissionais que entendem da parte de gestão, estratégica, finanças e pedagógica.

Uma dica importante nesse caso é investir em materiais e/ou treinamentos de vendas para esses profissionais, uma vez que nenhum deles é especialista nessa parte. Para engajar também os professores, confira neste artigo algumas estratégias que você pode adotar .

3. Por que sua instituição deve ser escolhida?

Escolas, definitivamente, não vão faltar. Mas afinal, porque é que a sua instituição merece ser a escolhida entre tantas outras alternativas? Quais são os diferenciais, vantagens e verdadeiras potencialidades da sua escola?

Aulas de modalidades, práticas esportivas ou idiomas fora do padrão; uso de recursos tecnológicos variados durante as mesmas; proposta de ensino personalizadas; boa relação custo VS benefício e professores que estudaram fora do país são alguns exemplos de diferenciais que a sua escola pode oferecer – e que podem fazer toda a diferença na hora da escolha dos pais e alunos.

Além de ser muito importante ter essas respostas na ponta da língua na hora de criar a estratégia da campanha de matrículas, é também essa atitude que garantirá a sobrevivência do seu negócio no longo prazo. Sendo assim, definitivamente não é algo que você deve negligenciar, estamos combinados assim?

4. Invista em diferentes métodos de captação

retencao de alunos

Foi-se o tempo em que as escolas investiam apenas em estratégias no mundo off-line para atraírem os pais e alunos, especialmente com panfletagem na região da sua localização, outdoor e demais atitudes nas proximidades. Hoje em dia, as escolas podem apostar em recursos de SEO e geolocalização para investirem em encontrar esse público no universo on-line, onde suas oportunidades podem ser ainda maiores.

Essa captação, inclusive, pode ser feita também pelas redes sociais, onde praticamente todos os jovens passam a maior parte do seu tempo livre. Aproveite para conferir 10 dicas de como captar mais alunos para a sua escola usando as redes sociais .

5. Aumente sua visibilidade

É claro que essa é uma atitude que demanda tempo, e que por isso, não vai simplesmente acontecer de um dia para o outro. A construção de autoridade (que resultará nessa visibilidade) pode ser gerada por meio de:

• Divulgação da sua missão, valores e propósitos;

• Definição de quem são os principais concorrentes da escola, assim como o mercado educacional da região como um todo;

• Desenvolvimento de identidade visual, assim como definição da linguagem;

• Divulgação completa da escola (em meios on, off e também por meio do famoso marketing de boca a boca).

Antes disso, é claro, você deve investir na própria melhoria da qualidade da sua escola. Neste artigo, confira 7 dicas para fazer isso acontecer .

6. Torne o processo de matrícula e/ou rematrícula bem menos burocrático

A verdade é que o processo de matrícula muitas vezes é um processo longo, chato, burocrático e complicado, fazendo com que os pais muitas vezes adiem essa decisão pela falta de vontade em lidar com esse assunto.

No entanto, se você desburocratizar esse processo, tornando-o mais ágil e simples, é possível que os pais tomem a atitude de matricular ou rematricular seus filhos sem a necessidade de pensarem muito a respeito, sabe?

São atitudes que você pode tomar nesse sentido: permitir o envio de documentação de forma digital (como pelo e-mail), cadastros simplificados (que contemplem apenas as informações realmente relevantes e essenciais), flexibilização de alguns processos e assim por diante.

Se não souber como otimizar esse processo, dê só uma olhada nessas 7 dicas .

7. Não deixe para ter um contato rotineiro e saudável com os pais apenas nesse período do ano

Por fim mas não menos importante, é fundamental que a escola se preocupe em mostrar aos pais seus benefícios, diferenciais e demais informações referente a escola ou ao rendimento de seus filhos durante o ano todo – e não apenas durante essa etapa de rematrícula.

Esse contato frequente é o que fará com que os pais se sintam mais confortáveis em tomar a decisão de rematrícula com facilidade e muitas vezes, sem sequer pesquisar na concorrência. Aproveite para conhecer 6 formas de facilitar a comunicação entre os pais e a escola .

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Agora você está por dentro das principais dicas de como conduzir uma campanha de matrícula em sua escola. Está pronto(a) para começar e ver as matrículas bombarem neste ano?

Em nosso blog você encontra diversos outros posts que poderão te ajudar neste sentido. Aproveite enquanto há tempo para se atualizar e, no caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a gente.

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