Campanha de matrícula: dicas para criar a da sua escola
As estratégias de fidelização nas escolas, assim como para evitar inadimplência ou cancelamentos, começam logo após o fim das férias escolares de inverno, ou seja, entre os meses de julho e agosto. No entanto, é nessa reta final de ano que as ações e estratégias passam a ser voltadas quase que exclusivamente para esses fins.
Foco total na campanha de matrícula & rematrícula!
De setembro para frente já é o momento de começar a pensar na campanha de matrícula – afinal, sem dar o foco necessário para esse fim, raramente ela atingirá os resultados esperados, que são, sobretudo:
• Evitar que os alunos já matriculados saiam da escola;
• Atrair novos estudantes.
Pensando nisso, trouxemos ao longo deste artigo 7 dicas para você criar a campanha de matrícula da sua escola.
Vamos juntos(as) conferir?
7 dicas para criar a campanha de matrícula da sua escola
1. Não ignore a etapa de planejamento
Ideias incríveis são fundamentais, é fato. Mas só sairão do papel dentro de um planejamento que leve em consideração a melhor forma de executá-las, certo?
Sendo assim, planejamento é o primeiro passo para que a campanha de matrículas dê certo. Ele deve, inclusive, ser pensado com antecedência, de modo a garantir que tanto os pais que se adiantam na rematrícula, como também os atrasadinhos, sejam contemplados pela mesma.
O planejamento deve ter, sobretudo, metas, estratégias e objetivos para cada uma das etapas de prospecção dos pais e alunos, além de um cronograma que contemple os diferentes canais de comunicação onde a campanha será veiculada.
2. Quem serão os envolvidos?
Além do planejamento, outro passo muito importante nessa campanha diz respeito aos envolvidos na mesma, que devem estar cientes de como será a sua participação ao longo dela.
Os profissionais que geralmente participam desse contexto são os do setor financeiro, coordenadores, além de secretários, pedagogos e diretores. No geral, são os profissionais que entendem da parte de gestão, estratégica, finanças e pedagógica.
Uma dica importante nesse caso é investir em materiais e/ou treinamentos de vendas para esses profissionais, uma vez que nenhum deles é especialista nessa parte. Para engajar também os professores, confira neste artigo algumas estratégias que você pode adotar .
3. Por que sua instituição deve ser escolhida?
Escolas, definitivamente, não vão faltar. Mas afinal, porque é que a sua instituição merece ser a escolhida entre tantas outras alternativas? Quais são os diferenciais, vantagens e verdadeiras potencialidades da sua escola?
Aulas de modalidades, práticas esportivas ou idiomas fora do padrão; uso de recursos tecnológicos variados durante as mesmas; proposta de ensino personalizadas; boa relação custo VS benefício e professores que estudaram fora do país são alguns exemplos de diferenciais que a sua escola pode oferecer – e que podem fazer toda a diferença na hora da escolha dos pais e alunos.
Além de ser muito importante ter essas respostas na ponta da língua na hora de criar a estratégia da campanha de matrículas, é também essa atitude que garantirá a sobrevivência do seu negócio no longo prazo. Sendo assim, definitivamente não é algo que você deve negligenciar, estamos combinados assim?
4. Invista em diferentes métodos de captação
Foi-se o tempo em que as escolas investiam apenas em estratégias no mundo off-line para atraírem os pais e alunos, especialmente com panfletagem na região da sua localização, outdoor e demais atitudes nas proximidades. Hoje em dia, as escolas podem apostar em recursos de SEO e geolocalização para investirem em encontrar esse público no universo on-line, onde suas oportunidades podem ser ainda maiores.
Essa captação, inclusive, pode ser feita também pelas redes sociais, onde praticamente todos os jovens passam a maior parte do seu tempo livre. Aproveite para conferir 10 dicas de como captar mais alunos para a sua escola usando as redes sociais .
5. Aumente sua visibilidade
É claro que essa é uma atitude que demanda tempo, e que por isso, não vai simplesmente acontecer de um dia para o outro. A construção de autoridade (que resultará nessa visibilidade) pode ser gerada por meio de:
• Divulgação da sua missão, valores e propósitos;
• Definição de quem são os principais concorrentes da escola, assim como o mercado educacional da região como um todo;
• Desenvolvimento de identidade visual, assim como definição da linguagem;
• Divulgação completa da escola (em meios on, off e também por meio do famoso marketing de boca a boca).
Antes disso, é claro, você deve investir na própria melhoria da qualidade da sua escola. Neste artigo, confira 7 dicas para fazer isso acontecer .
6. Torne o processo de matrícula e/ou rematrícula bem menos burocrático
A verdade é que o processo de matrícula muitas vezes é um processo longo, chato, burocrático e complicado, fazendo com que os pais muitas vezes adiem essa decisão pela falta de vontade em lidar com esse assunto.
No entanto, se você desburocratizar esse processo, tornando-o mais ágil e simples, é possível que os pais tomem a atitude de matricular ou rematricular seus filhos sem a necessidade de pensarem muito a respeito, sabe?
São atitudes que você pode tomar nesse sentido: permitir o envio de documentação de forma digital (como pelo e-mail), cadastros simplificados (que contemplem apenas as informações realmente relevantes e essenciais), flexibilização de alguns processos e assim por diante.
Se não souber como otimizar esse processo, dê só uma olhada nessas 7 dicas .
7. Não deixe para ter um contato rotineiro e saudável com os pais apenas nesse período do ano
Por fim mas não menos importante, é fundamental que a escola se preocupe em mostrar aos pais seus benefícios, diferenciais e demais informações referente a escola ou ao rendimento de seus filhos durante o ano todo – e não apenas durante essa etapa de rematrícula.
Esse contato frequente é o que fará com que os pais se sintam mais confortáveis em tomar a decisão de rematrícula com facilidade e muitas vezes, sem sequer pesquisar na concorrência. Aproveite para conhecer 6 formas de facilitar a comunicação entre os pais e a escola .
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Agora você está por dentro das principais dicas de como conduzir uma campanha de matrícula em sua escola. Está pronto(a) para começar e ver as matrículas bombarem neste ano?
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