Captação de alunos: saiba como ter sucesso esse ano
A Captação de alunos tornou-se ainda mais árdua, mediante tantos avanços tecnológicos e novas estratégias de marketing do mercado digital. Quem deseja se destacar em meio a concorrência, precisa ficar atento às tendências e fazer um planejamento assertivo para atrair novos clientes.
O ramo da educação passou por inúmeras transformações nos últimos anos, principalmente no quesito digitalização. Uma escola, curso ou faculdade que não trabalha com softwares, redes sociais, marketing digital tende a perder espaço no mercado.
A verdade é que os estudantes estão em busca de uma experiência cada vez mais aprimorada e facilitada, visto que existem muitas formas de obter informações e colher aprendizados técnicos atualmente.
Tutoriais no YouTube, posts elaborados, e-books, cursos gratuitos online são apenas algumas maneiras de buscar conhecimento e, para que o aluno se sinta atraído por uma instituição de ensino nesse contexto, ele deve exigir experiências otimizadas e qualificadas.
Quer ficar por dentro das principais dicas para captação de alunos? Continue a leitura e descubra!
Por que é preciso de estratégias para captar alunos?
Não é de agora que as instituições de ensino vêm buscando aprimorar suas estratégias de captação de alunos, afinal de contas o mercado está crescendo e, com isso, a concorrência se torna mais acirrada.
A primeira coisa a ser considerada é que as estratégias precisam ser melhor elaboradas hoje em dia, em vista de uma captação mais assertiva e realmente eficaz.
Ações em outdoors, panfletos, ligações já não são mais suficientes.
Quem deseja chamar atenção dos estudantes ou dos seus pais e responsáveis vai precisar cavar mais fundo no Marketing.
Nesse caso, torna-se ainda mais importante investir em marketing digital, pois ter uma presença digital poderosa na Internet abre infinitas possibilidades para a instituição.
Organizamos um passo a passo simples, mas eficiente para que a sua gestão educacional elabore um plano estratégico valioso para captação de alunos. Confira!
- Planejar: momento de definir o cliente ideal, as metas, as políticas de desconto, análise da concorrência etc.
- Executar: a partir das metas e ações planejadas, é hora de colocar em prática. O importante é escolher os meios mais adequados ao perfil da sua instituição: blog, redes sociais, site, outdoor, entre outros.
- Mensurar: as estratégias de marketing digital são bastante favoráveis neste ponto, visto que elas são otimizadas e favorecem a mensuração de resultados para avaliar o desempenho de cada campanha.
- Ajustar: as estratégias de marketing digital são bastante favoráveis neste ponto, visto que elas são otimizadas e favorecem a mensuração de resultados para avaliar o desempenho de cada campanha.
10 dicas para aumentar a captação de alunos
O processo de captação de alunos nunca foi fácil, não é mesmo? E já que este é o principal objetivo das escolas, cursos e faculdades a cada ano, é imprescindível tomar conhecimento dessas 10 dicas que podem impulsionar a sua captação e fazer a sua instituição atingir resultados incríveis nesse ano.
1 – Ensino de qualidade
Uma das primeiras preocupações de um estudante ou do seu responsável é encontrar uma instituição que ofereça um ensino de qualidade, contemplando a educação integrada e contextualizada do indivíduo.
Assim, a atualização da jornada pedagógica e suas respectivas demandas precisam ser feitas, além de acompanhar as inovações acerca dos conteúdos programáticos da área.
2 – Comunicação eficiente
Quem não está conectado às redes sociais hoje em dia? São mais de 150 milhões de usuários em todo país, colocando o Brasil como o terceiro no mundo que mais usa essas mídias digitais.
Por isso, a sua instituição precisa criar contas nestes canais e divulgar conteúdos de qualidade e estabelecer uma comunicação mais efetiva com sua comunidade escolar.
3 – Marketing Digital
Para que a sua marca se torne consolidada, com produtos e serviços conhecidos, além de um relacionamento sólido com os clientes, se faz necessário investir em marketing digital.
É através desta estratégia que a sua escola ou curso vai atingir o público-alvo ideal.
As ferramentas são diversas e você pode definir quais as mais favoráveis para o perfil da instituição: links patrocinados, inbound marketing, blog, SEO, site etc.
4 – Equipe de professores capacitada
Os professores de uma boa instituição de ensino precisam estar sempre atualizados com as novas demandas da educação, além de buscar inovar cada dia mais suas estratégias de ensino, de modo a aguçar a curiosidade dos alunos para o conhecimento.
Além disso, é importante incentivar os profissionais na busca por formação continuada através de cursos de especialização, pós-graduação etc.
5 – Identifique o perfil do aluno ideal para sua instituição
É essencial conhecer o perfil do aluno a ser alcançado pelas suas estratégias de captação. Somente conhecendo os seus gostos e interesses que você saberá como oferecer soluções às suas dores.
Uma boa pesquisa pode colaborar nesse processo.
6 – Conte com o “boca a boca”
Uma maneira antiga, mas ainda bastante eficaz na captação de alunos é o boca a boca. Por isso, aproveite aqueles pais e alunos satisfeitos com a sua instituição e os motive a transmitir as boas experiências com seus amigos e familiares.
Quanto melhor for a experiência oferecida para os seus alunos, mais recomendações podem acontecer.
7 – Adote um software de gestão escolar
Com um software de gestão escolar, a sua instituição terá todos os setores integrados numa mesma plataforma, inclusive com ferramentas de captação de clientes através de SMS, e-mail marketing, além da facilidade de matrículas online.
O Software GEO facilita a comunicação entre toda a comunidade escolar, com o fácil acesso às informações e adaptações de acordo à necessidade de cada instituição.
Assim, você consegue obter uma visão completa e mensurável do seu negócio.
8 – Sistema de CRM
A tecnologia de CRM (Customer Relationship Management) é a integração do marketing e vendas da instituição, fazendo com que uma estratégia esteja apoiada na outra.
Com isso, o acesso aos dados se amplia, inclusive para ex-alunos e potenciais clientes (leads).
9 – Funil de vendas
Aqui nós temos a jornada de compra em três etapas: topo, meio e fundo.
Partindo deste conceito, é possível segmentar o conteúdo para o público em cada etapa do funil. Logo, é importante conhecer como funciona cada uma dessas fases e planejar conteúdos específicos para cada envio.
As estratégias de marketing digital facilitam bastante o processo de funil de vendas.
10 – Aulas extras: programação, robótica, maker
Oferecer um currículo diversificado de aulas extras é uma boa maneira de atrair os olhares dos estudantes, visto que a tecnologia está cada vez mais aprimorada e as possibilidades de criação são inúmeras.
Atividades que despertem o raciocínio lógico do indivíduo são bastante atrativas para a captação de alunos. Alguns exemplos são programação, robótica, maker, criação de games etc.
Entre em contato conosco e comece agora mesmo a revolucionar suas estratégias de captação para fazer sucesso nesse ano!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo