novo-ensino-medio

Como a escola pode se preparar para o novo ensino médio?

No ano de 2022 a implementação do novo ensino médio se torna uma realidade. Sendo assim, alunos, professores e diretores se veem frente a frente com grandes desafios. Para enfrentá-los, primeiramente deve-se conhecê-los. Por isso, trouxemos para você este artigo com informações importantes sobre o novo ensino médio.

Conhecer para renovar: como irá funcionar o novo ensino médio

Anteriormente acostumados com o antigo sistema, hoje nos vemos participando da construção de uma nova metodologia que visa preparar os jovens de maneira que estes se tornem profissionais qualificados no futuro.

No antigo ensino médio, tínhamos uma carga horária total de 2.400 horas onde se eram aprendidas treze matérias obrigatórias.

Essas matérias tinham cunho principalmente teórico, onde os alunos eram expostos a um conteúdo sem que este fosse aplicado em situações práticas.

O novo ensino médio foi estipulado a partir da Lei 13.415 e busca oferecer ao estudante uma atmosfera de aprendizado interativo, onde o estudante é estimulado por atividades práticas que tornam o conhecimento adquirido fluído e aplicável no dia a dia.

Portanto, a carga total do ensino médio passar a ser de 3.000 horas (no mínimo), sendo que esse tempo será divido em:

  • 1.800 horas dedicadas ao ensino pautado na Base Nacional
  • Comum Curricular (BNCC)

Neste novo ensino médio, apenas 3 matérias continuarão de modo obrigatório, que são: inglês, português e matemática. Porém, isso não significa que outras disciplinas não serão estudadas, apenas que a maneira como elas serão ensinadas mudará para que o aluno possa adquirir o conhecimento de maneira mais prática e flexível.

  • 1.200 horas para o itinerário formativo

Este funciona da seguinte maneira: separado em cinco blocos, os alunos têm acesso a atividades que podem ser palestras, trabalhos em grupos, projetos ou práticas que buscam ajudar o estudante a desenvolver a habilidade de resolver problemas reais voltados para a área que ele escolher.

Se você deseja conhecer novos maneiras de aprendizado, temos um artigo perfeito para você, sobre 3 tendências pedagógicas que sua escola precisa ficar de olho .

O aluno como foco

Este novo modelo de ensino tem como objetivo principal dar mais independência para os estudantes, permitindo que estes façam suas próprias escolhas e comecem a se preparar para o futuro.

Logo, estes têm a liberdade de escolher o itinerário formativo que desejam cursar, além de poder trocar durante o ensino médio caso este não o agrade.

Cabe ainda ressaltar que durante o ensino médio, existem diversas maneiras que o aluno pode organizar seus horários, optando por uma carga maior de BNCC ou itinerários informativos.

Um dos pontos positivos dessa reformulação é a implementação do projeto de vida: um programa que visa ajudar os estudantes a escolherem sua futura trajetória no mercado de trabalho com ajuda de palestras, testes ou até mesmo acompanhamento de profissionais.

Se preparando para a implementação do novo ensino médio

Agora que temos dimensão de como o novo ensino médio funciona, vamos analisar alguns pontos essenciais que devem ser checados para que as escolas consigam se adaptar da melhor maneira possível a essa metodologia.

Não devemos esquecer que a implementação deste modelo segue um cronograma, que começa com os alunos do primeiro ano até que sejam contempladas todas as séries do ensino médio, o que está previsto para o ano de 2024.

Logo, a escola poderá testar diversas opções e verificar como os seus alunos e professores se adaptam, achando um meio comum para fazer deste processo algo mais fácil para todos.

Para lhe ajudar, separamos algumas dicas para que a sua escola se prepare para o novo ensino médio:

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino
Consulte a Base Nacional Comum Curricular

A BNCC é essencial para que a escola tome decisões que são legais perante a lei.

Um dos principais objetivos do ensino médio é de que as disciplinas sejam abordadas de maneira interdisciplinar, e que estes conhecimentos se transformem em habilidades práticas.

Uma parte importante do novo ensino médio é que os meios de avaliação se tornam mais flexíveis, assim, é possível que os alunos desenvolvam diferentes maneiras de aplicar o que aprenderam.

Para que a escola se norteie, deve-se ter conhecimento sobre as áreas do conhecimento que são divididas em:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas.
Entenda os itinerários formativos

O Ministério da Educação orienta que as escolas se baseiem em informações como cultura local, características da região e necessidades dos estudantes para formular seus itinerários formativos.

Para que haja uma integração de conhecimentos com o mundo real, é necessário que sejam estipuladas diferentes formas de aprendizado. Alguns exemplos são:

  • Laboratórios;
  • Oficinas;
  • Núcleos de estudos.

A escola deve oferecer no mínimo dois itinerários formativos, sendo que nestes devem ser incrementadas pelo menos duas áreas do conhecimento.

O aluno tem a opção de cursar um ou mais itinerários formativos.

Levante as possibilidades dentro da escola

Esta é hora para reunir informações sobre o local, as condições de sua estrutura, quantidade de salas disponíveis, mão de obra para as atividades e os materiais necessários.

Saber sobre as condições da escola permite que os diretores se planejam para organizar horários, oficinas e disponibilidade de funcionários.

Como o novo ensino médio requer mais tempo e atividades variadas, é necessário se certificar que o local está preparado para conceder todo o espaço necessário.

O desafio de gestores e professores

Conhecendo as obrigações e novidades, cabe aos responsáveis pela educação nas escolas trabalharem em conjunto para desenvolver um bom projeto.

Por isso, existem 3 atitudes fundamentais que devem ser tomadas:

Comunicação

Está situação é uma novidade para todos. Portanto, é necessário que a comunidade se una no objetivo de informar a todos sobre as novidades.

É hora de instruir alunos, capacitar professores, tirar as dúvidas dos pais e conversar com funcionários, fazendo assim com que todos estejam cientes sobre as mudanças que estão por vir e como devem se preparar para um ano letivo diferente dos anteriores.

Revisão e reformulação do Projeto Político Pedagógico

É preciso que o PPP se adeque ao novo ensino médio, logo, os gestores devem se preparar para analisá-lo e realizar possíveis mudanças necessárias para que a escola esteja de acordo com a lei.

Análise do Orçamento

O novo ensino médio demanda mais tempo, recursos e atividades. Para que as finanças não sofram baques, todas as medidas devem ser estudadas anteriormente para que essa transição seja feita de uma maneira economicamente saudável para a instituição.

Se você deseja fazer a gestão da sua escola de maneira eficaz e prática, a Software Geo tem a solução perfeita para você! Com o nosso software de gestão escolar online personalizado, você pode realizar o controle da sua instituição com menos burocracia. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso serviço!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.