como montar um projeto político pedagógico

Como montar um projeto político-pedagógico escolar? Confira!

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Um colégio demanda mais que professores em sala de aula e alunos nas carteiras, pois os princípios de uma educação sólida se refletem na comunidade e na sociedade como um todo. Isso faz com que os rumos do ensino adotado devam ser pensados por mais atores. Para orientá-lo, é preciso saber como montar um projeto político-pedagógico.

Essa elaboração deve ser abrangente o suficiente para contemplar a missão, os atuais e potenciais alunos, o relacionamento entre a instituição e os familiares, entre outros fatores que contribuam para o aprendizado e seus impactos para o futuro dos alunos e do país.

Quer saber mais sobre como funciona a elaboração do projeto político-pedagógico escolar? Continue a leitura e veja tudo que deve ser considerado durante esse processo. Confira!

O que é um projeto político-pedagógico?

O projeto político-pedagógico é uma associação de informações relacionadas ao programa de ensino desenvolvido pela escola, e que é sintetizado nesse instrumento. O documento reflete a trajetória da instituição, o momento presente e as aspirações futuras.

O projeto será consultado sempre que a instituição se deparar com a necessidade de tomar uma decisão, seja sobre fatos ocorridos em seu interior, seja sobre aqueles que impactam o ambiente escolar de alguma forma. Engavetar o projeto ou mantê-lo desatualizado não é uma opção para escolas comprometidas com a comunidade acadêmica.

A função do projeto político-pedagógico é tornar conhecidos os objetivos da escola e apontar o que será feito para alcançá-los. O documento não precisa ser refeito a cada ano, mas é importante revisá-lo constantemente para saber quando os objetivos ali registrados não estão mais alinhados com as necessidades da escola.

Como montar o projeto político-pedagógico?

Embora seja um documento de extrema relevância, o grande fator para a sua formulação são os temas tratados por ele. A construção do projeto político-pedagógico é bastante informal, especialmente em relação à coleta de dados que serão utilizados para criá-lo.

Ele será desenvolvido em duas frentes, a comunidade interna e a externa. Na comunidade interna da escola, estão os funcionários, familiares e alunos. Externamente, são considerados vizinhos, fornecedores e outros parceiros.

Deve ser feito um planejamento escolar para apresentar uma imagem fiel em relação à instituição de ensino, com todos os diferenciais que distinguem a sua proposta. Tais atributos devem ser considerados no planejamento e na montagem do projeto político-pedagógico, para que possam orientar a execução do instrumento.

Princípios adotados

São os valores que orientam a atividade desenvolvida na instituição. Mesmo que eles sejam anteriores ao desenvolvimento do projeto, devem constar nele. Como exemplo de princípio comum, e que podemos colocar como um exemplo, está a gestão democrática da escola.

Com esse princípio, é possível depreender que as decisões que afetam o corpo docente e discente não serão tomadas de forma arbitrária e verticalizada, mas com a participação de todos que estão envolvidos na comunidade escolar.

Esse princípio aponta, ainda, que a atualização e reformulação do projeto político-pedagógico serão feitos observando a participação da comunidade.

Missão da instituição

Outro ponto importante do projeto é a explicitação da sua missão, que também pode ser entendida como os objetivos da instituição. Como aponta algo que ainda será desenvolvido, deve apresentar os meios escolhidos para atingi-lo, e ser monitorado e revista constantemente.

O plano de ação também é um tópico importante do projeto, e pode ser tratado como uma extensão da missão da instituição ou de forma autônoma, com maior abrangência.

Comunidade e público-alvo

Toda escola está inserida em um contexto que é a base para seu desenvolvimento e ingresso de alunos. A elaboração do projeto deve considerar esse aspecto, contando com a participação da comunidade local a partir de projetos que a contemplem.

Alguns exemplos são competições esportivas, atividades relacionadas ao bem estar da comunidade e eventos culturais que tenham a participação dos moradores da região, seja como atrações, seja como espectadores.

A importância da comunidade e do público-alvo tem a ver com a função social da escola. Especialmente em regiões que abriguem as classes C e D, é necessário bastante cuidado para tornar o colégio atrativo e, mesmo com suas limitações, oferecer o melhor sistema de ensino possível para atrair e desenvolver os potenciais de seus alunos.

Outros aspectos relevantes do projeto político-pedagógico

As reuniões e consultas que levarão ao projeto político-pedagógico devem ser organizadas de forma rigorosa, por pessoa ou uma comissão qualificada para o aproveitamento e utilização das informações colhidas ao longo do processo de elaboração. A linguagem utilizada não deve ser exacerbadamente formal ou erudita, mas acessível ao máximo.

A mesma acessibilidade deve ser dada ao projeto político-pedagógico. Todos que atuam na escola e estão intrinsecamente relacionados às atividades do projeto, como professores e demais funcionários, devem ter cópias do documento em suas salas para consulta sempre que necessário.

Ter uma versão resumida do projeto também é importante. Essa versão pode ser disponibilizada nos canais de atendimento online da escola e em uma versão impressa, entregue aos pais no momento da matrícula escolar. Na versão resumida, são imprescindíveis os dados sobre aprendizagem e relacionamento entre escola e família.

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Sua escola precisa de um projeto político-pedagógico?

Sim, todas as instituições de ensino estão obrigadas legalmente a elaborarem um projeto político pedagógico. Tal obrigação surgiu ainda nos anos 90, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Essa legislação surgiu para fomentar uma educação mais democrática, para a formação de cidadãos mais conscientes de seus papéis na sociedade. Mas não se trata apenas de um ônus para a instituição, pois também pode criar diferenciais para ela, quando elaborado de forma criteriosa e abrangente.

A tecnologia também passou a ser uma aliada para a montagem do projeto político pedagógico. Nesse sentido, o Software GEO é uma ferramenta que permite a centralização de dados para a gestão da escola. É uma maneira de facilitar a etapa de coleta, organização e análise de dados, além dos outros benefícios para a comunidade escolar.

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