como ter sucesso na administração da sua escola

Como ter sucesso na administração da sua escola?

Ter sucesso na gestão da escola é fundamental para que os objetivos traçados sejam alcançados, como a elevação do número de matrículas, maior retenção de alunos e saúde financeira.

Isso se torna ainda mais importante ao se considerar a pandemia da Covid-19, que foi responsável por gerar um colapso no setor, conforme aponta a revista Educação. Muitas escolas fecharam porque não souberam gerenciar a realidade trazida pela pandemia, tendo assim problemas financeiros.

Você gostaria de aprender algumas dicas para obter sucesso na administração da sua escola? Então, continue a leitura.

Desenvolva ações ou um programa de retenção de alunos

Contar com um programa de retenção de alunos é fundamental para que a escola alcance seus objetivos, como a preservação da receita financeira.

Um programa de retenção de alunos consiste em uma estratégia que tem como finalidade manter os discentes matriculados na escola pelo tempo necessário à sua formação básica: ensino fundamental I e II e ensino médio. Isso caso a instituição de ensino ofereça essas séries escolares.

Existem algumas maneiras de garantir a retenção de alunos, como oferecer um ensino de qualidade e descontos nas mensalidades da escola. Algumas instituições de ensino oferecem descontos para pais que pagam em dia a mensalidade escolar do filho.

Essa é uma forma de fazer com que os pais economizem. Quem não gosta disso? Sem dúvida, eles vão preferir sua escola à qualquer outra que não ofereça esse atrativo.

Invista em campanhas para elevar o número de matriculados

Outra forma de obter sucesso na administração de sua escola é criar campanhas para elevar o número de matriculados. Além de ser necessário que a escola invista em um ensino de qualidade, pois isso a torna referência em sua região, é também essencial desenvolver ações estratégicas com o objetivo de captar mais alunos.

A seguir, apresentamos algumas ações de prospecção de alunos que sua escola pode adotar:

Criar um setor de pré-venda ou prospecção

Um setor de pré-venda ou prospecção pode ajudar sua escola a elevar o número de matrículas de alunos. Mas como? Normalmente, essa área fica responsável por captar e qualificar leads, que nada mais são que potenciais clientes.

É o setor de prospecção que realiza a triagem dos leads, separando aqueles que têm interesse nos serviços de sua escola daqueles que não têm pretensão naquele momento, mas que podem vir a ter.

Publicações em redes sociais

Outra forma de captar clientes é montar um planejamento de publicação de conteúdos nas redes sociais da escola. Os conteúdos devem ser produzidos de maneira a garantir que os pais fiquem devidamente informados sobre assuntos que podem fazer com que seus filhos tenham uma formação educacional básica de qualidade.

Os assuntos abordados pela escola devem ser atuais e atrativos, como metodologias de ensino inovadoras e formas de garantir que o aluno retenha o conteúdo apresentado em sala de aula, por exemplo.

Criação de um blog

A escola também pode criar um blog para fazer a divulgação dos conteúdos produzidos. Neste caso, é importante que o conteúdo seja otimizado com estratégias de SEO (Search Engine Optimization), assim ele será mais facilmente rankeado pelo Google e poderá alcançar mais potenciais clientes a partir de pesquisas orgânicas.

Algumas estratégias de marketing digital que podem ser adotadas na gestão do blog de sua escola são uso de palavras-chave, utilização de links internos e externos e chamadas para ação, por exemplo.

Controle a taxa de inadimplência

Busque também controlar a taxa de inadimplência de sua escola. Os pais podem atrasar o pagamento mensal da escola e isso pode virar uma bola de neve caso não seja administrado corretamente.

Por isso, é importante montar um bom time financeiro que fique responsável por gerir eficientemente essa área, garantindo que a instituição de ensino cresça de forma saudável.

Desenvolva um bom planejamento financeiro

Não basta apenas controlar a taxa de inadimplência. É também necessário montar um bom planejamento financeiro, que faça com que sua escola consiga diagnosticar sua realidade financeira e com base nisso pensar em soluções capazes de garantir um crescimento sustentável.

É com base no planejamento financeiro que sua escola poderá cortar gastos e realizar investimentos, aproveitando assim as oportunidades que surgirem.

Monte uma boa equipe de gestão pedagógica e administrativa

Para ter sucesso na administração de sua escola, é fundamental também contar com uma boa equipe de gestão, tanto pedagógica como administrativa.

A gestão pedagógica deve estar devidamente alinhada aos pilares de ensino da escola, para que assim consiga oferecer aos alunos uma educação de excelente qualidade.

Da mesma forma, a equipe administrativa. Ela deve ser composta por profissionais capacitados e com as qualificações necessárias para garantir o funcionamento adequado da instituição de ensino. Assim, a instituição poderá alcançar seus objetivos com rapidez.

Invista em uma tecnologia de gestão eficaz

Antes tarde do que nunca, busque também investir em uma tecnologia de gestão eficaz, que ajude sua empresa a alcançar seus objetivos com maior rapidez.

Uma tecnologia de gestão ajuda a otimizar a realização das operações de sua escola e oferece alguns benefícios, como:

Aumento da eficiência/produtividade

A tecnologia de gestão pode automatizar algumas das tarefas realizadas no dia a dia da escola, como a emissão de relatórios e envio de mensagens automáticas para lembrá-los de um boleto bancário que ainda não foi pago.

Com isso, aumenta-se, sem dúvida alguma, a eficiência das operações da escola, bem como a produtividade, de uma forma geral.

Redução de custos

Uma tecnologia de gestão também pode ajudar a escola a reduzir custos. Por exemplo, colabora para eliminar o uso de papel no dia a dia da instituição. Com isso, ela já reduz custos com a compra de material de apoio.

Além disso, por se tratar de uma tecnologia que pode automatizar a realização de algumas tarefas da instituição, é possível enxugar o quadro de colaboradores efetivos. Assim, a escola economiza, tendo mais dinheiro no caixa para investir em sua expansão.

Melhora o processo de tomada de decisão

Por fim, podemos dizer ainda que a escola que conta com uma tecnologia de gestão pode melhorar seu processo de tomada de decisão. Os dados produzidos pela instituição de ensino são reunidos em um só local, assim como também são apresentados de forma estratégica para garantir que o gestor tome uma boa decisão.

Para ter sucesso na administração da sua escola é importante adotar algumas ações, a exemplo das que destacamos. São estratégias que podem garantir o crescimento saudável de sua instituição de ensino, bem como fazer com que ela alcance seus objetivos com rapidez.

Você gostou deste conteúdo? Em nosso blog, você encontra outros assuntos relacionados. Por isso, não deixe de conferi-lo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.