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Direcionamentos da arquitetura para escolas

Alguns países como EUA e Inglaterra, assim como outros países europeus, discutem o ensino de uma maneira ampla, onde o ambiente físico é considerado um elemento essencial na busca da qualidade do aprendizado. Essa questão é levada tão a sério e existem entidades com a função de prestar suporte para esse tipo de construção, como a CABE (Commission for Architecture and the Built Environment).

Se você é proprietário ou diretor de uma instituição de ensino, certamente vai apreciar entender mais sobre arquitetura para escolas. Pensando nisso, separamos as melhores informações sobre o assunto. Confira!

Arquitetura para escolas 

A CABE é referência mundial em arquitetura para escolas. Desenvolve diversos estudos sobre esse tema, e por isso, apresenta uma lista de dez critérios que deveriam ser usados ao se projetar uma escola:

  1. Identidade e contexto: criar ambientes de que os usuários e a comunidade podem se orgulhar;

  2. Implantação: otimizar o aproveitamento do lote;

  3. Área externa da Escola: ganhar proveito das áreas externas;

  4. Organização: criação de um diagrama claro para os edifícios;

  5. Edificações: síntese da forma, dos volumes e da harmonia;

  6. Interior: criando espaços de excelência para ensino e aprendizagem;

  7. Estratégias de sustentabilidade;

  8. Segurança: criando um lugar seguro e acolhedor;

  9. Vida longa, liberdade de possibilidades: criar um projeto escolar que se adapta e que tenha capacidade de evoluir com o tempo;

  10. Síntese de sucesso: projetos que funcionam na sua totalidade.

Certamente você já sabia que a maior parte desses itens são fundamentais na arquitetura para escolas. Porém, é possível que nem todos estejam presentes na sua instituição de ensino. 

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Realidade da arquitetura para escolas no Brasil

Hoje, no Brasil, na maioria das vezes os critérios para se projetar são custo e quantidade de alunos. Muitas vezes são aproveitados prédios que antes tinham outra funcionalidade para se criar uma escola. Esse não é exatamente um problema, afinal com reformas e adaptações é possível aumentar a qualidade dos imóveis.

Para a educação no Brasil, seria um grande passo se as escolas fossem planejadas com base nos princípios apresentados. Com certeza, você e sua escola querem fazer parte desse importante processo de mudança, mas nem sempre é possível implementar todas as melhorias de uma vez.

Um cronograma físico-financeiro que possibilite a viabilização da edificação é uma ótima forma de transformar a sua escola em um colégio de acordo com os melhores direcionamentos da arquitetura para escolas.

Atualização das escolas brasileiras

Para atualizarmos as escolas brasileiras precisamos estar atentos aos protocolos e estudos internacionais. Um exemplo é o número de possibilidades de configuração que uma sala de aula ou ambiente pedagógico deve apresentar:

  1. Estudo independente;

  2. Trabalhos em grupo;

  3. Trabalho em grupos pequenos de 2 – 6 alunos;

  4. Instrução aluno + professor;

  5. Palestra, professor ou especialista convidado ocupando o palco principal;

  6. Ensino baseado em projetos temáticos;

  7. Aprendizado com base em notebooks ou tablets;

  8. Ensino a distância;

  9. Pesquisa pela internet sem fio;

  10. Apresentações dos alunos;

  11. Apresentações teatrais ou de música;

  12. Ensino por meio da instrução por seminários;

  13. Aprendizado por meio de serviço comunitário;

  14. Aprendizado por meio da natureza;

  15. Aprendizado social e emocional;

  16. Ensino baseado em artes;

  17. Ensino por meio de conto de histórias;

  18. Construção do próprio aprendizado, colocando os alunos em contato com situações práticas.

O que acontece hoje na maioria da escolas brasileiras é um padrão onde o professor faz a explicação oral e os alunos sentam enfileirados, quando muito é feito a possibilidade de carteiras formando uma roda.

Por isso, estar atento aos modelos que são utilizados em países mais desenvolvidos é uma ótima forma de inovar o espaço da sua escola e colaborar com a educação nacional. A sua escola apresenta um alto padrão ou faz parte do problema da estagnação da educação no Brasil? Pense nisso e deixe seu comentário!

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