endomarketing como essa estrategia pode ser utilizada nas escolas

Endomarketing: como essa estratégia pode ser utilizada nas escolas?

avaliacao escola

No mercado de hoje, a falta de comunicação entre a equipe pode enfraquecer o crescimento de sua empresa, isso deve ser combatido de maneira incansável. Neste artigo, mostraremos como o endomarketing pode auxiliar no engajamento e comunicação de sua equipe em sua escola.

Endomarketing: como essa estratégia pode ser utilizada nas escolas?

Endomarketing ou marketing interno é um sistema que busca trazer uma maior organização, proporcionando aos funcionários e clientes uma melhor visão dos conceitos que sua marca possui e criando um ambiente mais saudável para o trabalho.

Como saber se minha escola necessita da aplicação do endomarketing?

Se sua escola possui uma alta rotatividade de funcionários, com uma área de pedagogia que não consegue se conectar aos alunos, dificuldade em identificar inadimplência, baixa satisfação dos usuários de seu serviço, são sinais de que o endomarketing é necessário.

História do endomarketing

A ideia surgiu da mente de Saul Bekin, um especialista em marketing. Para ele, toda empresa possuía o desejo de atender seus clientes com excelência, e para isso era necessário uma equipe agindo de maneira orgânica.

E o caminho para isso é através do endomarketing, que traz conexão, fazendo seus funcionários mais felizes para realizarem suas ações cotidianas no ambiente de trabalho, além de transformá-los em embaixadores da meta de excelência.

Desafios do Endomarketing

Pode parecer simples, fazer do funcionário um apoiador engajado, demonstrando que todos podem sair ganhando com a implementação, que o aumento da renda será revertido em melhorias no ambiente de trabalho, mas, na prática, será necessário mudar uma subcultura que desmotiva e faz seus colaboradores se acomodarem e não buscarem o crescimento em sua área de atividade, dificultando o crescimento de sua empresa.

O endomarketing são ações que demandam tempo, dedicação e persistência, e não pode ser uma ação isolada. É necessário um planejamento para que possa definir estratégias a longo prazo para serem acompanhadas no decorrer de sua implementação.

Como implementar o Endomarketing?

Busque uma equipe de trabalho para que possa ser implementada deve começar no RH de sua escola, essa equipe será ensinada a maneira correta de usar o endomarketing, isso pode fazer com que seus associados tenham de se dedicar exclusivamente a essa ação.

Utilize o software doSoftware da Geo – Gestão Escolar Online, que lhe trará um controle mais amplo de seu negócio, sendo possível verificar a situação financeira de sua conta, o controle de fornecedores, a inadimplência de pais, a implementação de projetos, entre outras coisas.

Estimule seus funcionários com um horário mais flexível, trabalho em Home Office e uma bonificação, afinal, é necessário que seus colaboradores estejam engajados nesse projeto de crescimento.

Promova treinamentos! O conhecimento é o produto vendido por uma escola, então seus funcionários devem ter acesso a workshop, palestras e a todo e qualquer material que entenda válido apresentar/compartilhar.

Como as ações do endomarketing podem ocupar parte da atenção de seus funcionários, será necessário diversificar as abordagens, construir métodos mais atrativos para a captação de novos profissionais, que trarão consigo um novo olhar sobre antigos problemas.

Com as ações de integração da equipe, o grupo construirá uma relação sólida visando a conclusão de metas e objetivos, incentivando a reunião da equipe em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, entre outros.

retencao de alunos

Reúna a equipe para a implantação de uma comunicação interna, seja murais, que possuem custo baixíssimo ou um jornal interno com as novidades ocorridas na escola. Demonstre aos colaboradores que eles são importantes, faça isso concedendo um plano de carreira sólido, assistência médica e odontológica. Essas são apenas algumas das coisas que podem ser disponibilizadas.

A comunicação também pode se dar por meio de aplicativos criados especificamente para sua escola. Essa maneira é um pouco mais cara, porém traz uma resposta mais imediata, já que cada um de nós tem pelo menos um smartphone consigo.

A criação de um aplicativo também é útil, pois poderá ser usado por pais e alunos para monitoramento de faltas, notas, comunicados especiais, assim como um feedback sobre a visão de sua empresa frente aos clientes.

Benefícios do Endomarketing

Com as implementações do endomarketing, sua empresa se tornará mais sólida e orgânica, pois cada um de seus funcionários saberá exatamente o papel que deverá cumprir dentro da estrutura criada, com isso, seus colaboradores se sentirão mais valorizados e a rotatividade irá diminuir.

Pais e alunos entenderão que fazem parte das decisões e da estrutura conhecida como escola, dividindo com eles a responsabilidade de tornar o ambiente escolar mais saudável, sendo capazes de apontar melhorias que veem como necessárias.

Com o endomarketing funcionando, sua escola poderá propor parcerias que serão vantajosas ao empresário, aos profissionais e aos alunos, trazendo uma maior oportunidade de ampliação de seu negócio, pois uma empresa em evolução é sempre uma ótima oportunidade de investimento.

Sua marca ganhará uma imagem mais positiva, afinal, uma empresa saudável se dá através de funcionários motivados, que acabam agindo como embaixadores do ideal que foi consolidado pelo endomarketing, saindo das paredes da escola e alcançando prováveis clientes.

Como avaliar o Endomarketing?

Com o monitoramento das metas de médio prazo, será possível descobrir onde a equipe está pecando e fazer as correções necessárias, além de definir novas metas em virtude de problemas inesperados.

Com o Software da Geo – Gestão Escolar Online, se tornará extremamente fácil fazer os apontamentos para um melhor rendimento das ações implementadas, criando uma ferramenta para a modernização de seu negócio.

Ouça seus funcionários, veja no que estão encontrando dificuldades e quais soluções podem ser adotadas para a melhoria do ambiente de trabalho, mas não foque só nesse aspecto, é preciso uma análise institucional do progresso das ações.

Traga os pais para as discussões de ações que poderão ser adotadas, visando uma cooperação, escola/casa, com o objetivo de melhorar a vida estudantil dos alunos. Isso fará a imagem de sua empresa melhorar muito.

Como pode ser visto, a implementação do endomarketing não é uma ação simples e rápida, ela é crescente e constante, mas o Software da Geo – Gestão Escolar Online possui um sistema de gerenciamento completo para diversos tipos de instituições de ensino: escolas, cursos, faculdades e universidades.

Ao trazer acesso virtual para seus profissionais, responsáveis e alunos, você fornece uma navegação completa, acessível em todos os tipos de dispositivos, sejam eles computadores, tablets e smartphones. Basta entrar em contato conosco e nós traremos a solução.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.