Erros na gestão escolar

Erros que você não pode cometer na sua gestão escolar

A gestão de uma escola envolve muitas responsabilidades, por isso, é necessário compreender os procedimentos administrativos e as questões financeiras para que ela aconteça com eficiência, produtividade e segurança.

Nesse sentido, cabe destacar que quando uma escola não é bem gerida, ela pode ter seu funcionamento comprometido e até mesmo fechar as portas, em última instância.

Tendo em vista a importância da temática em questão, preparamos este conteúdo para apresentar alguns dos principais erros da gestão escolar. Dessa maneira, você pode evitá-las a tempo de não comprometer o adequado funcionamento de sua instituição. Portanto, não deixe de conferir, em?

Não desenvolver um planejamento escolar adequado

Em qualquer que seja a área de atuação, desenvolver um planejamento é fundamental para se chegar a algum lugar.

Nesse contexto, cabe destacar que o planejamento é a ferramenta que possibilita à escola criar e executar ações ao longo do tempo, com o objetivo de fazer com que ela alcance seus objetivos com maior velocidade. Em outras palavras, o planejamento escolar é a ferramenta que orienta a escola no sentido de alcançar seu propósito.

Dessa forma, não faça como muitos gestores escolares e desenvolva um planejamento, que faça com que sua escola chegue no ponto que deseja.

Não controlar a inadimplência financeira de sua escola

No âmbito da gestão escolar, a questão financeira assume papel de fundamental importância para o seu adequado funcionamento. Afinal, para que os compromissos da escola sejam honrados, esta precisa estar com uma boa saúde financeira.

Sendo assim, um erro comum nesse caso é não controlar a inadimplência financeira. Esse é um desafio que precisa ser enfrentado pela escola, principalmente no contexto atual, em que muitas famílias perderam a renda em decorrência da pandemia da Covid-19.

Dessa maneira, estabelecer um setor para controlar a inadimplência financeira é fundamental. Esse setor deve centrar seus esforços no sentido de garantir negociações que façam a escola se manter com uma boa saúde financeira.

Não investir em marketing digital

Em tempos de internet, não investir em marketing digital é um erro que a sua escola deve evitar. A título de informação, atualmente a internet conta com mais de 4 bilhões de usuários ao redor do mundo. Ou seja, metade da população mundial faz uso da internet para pesquisar produtos ou serviços ou apenas para ficar lendo sobre coisas interessantes.

Diante disso, não restam dúvidas de que a internet é um excelente ambiente para quem busca expandir os negócios. Uma forma de alcançar isso é investindo em marketing digital, ou seja, em ações que façam sua escola alcançar mais potenciais clientes e, consequentemente, aumentar seu número de matrículas.

Nesse contexto, cabe destacar que o marketing digital é uma estratégia que conta com diversas técnicas que podem fazer com que sua escola se consolide no mercado, como marketing de conteúdo, técnicas de SEO, publicações em redes sociais e blogs etc.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Não acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos

Muitas vezes, a escola deixa o papel de acompanhar o desenvolvimento dos alunos para o professor ou professora. Não há nada de errado nisso, afinal, é esse profissional que passa a maior parte do tempo com os alunos. No entanto, a escola não deve se abster dessa função, afinal, esse acompanhamento pode garantir a ela indicadores capazes de orientá-la no sentido de melhorar mais a qualidade do ensino.

Desse modo, estabeleça meios ou estratégias para acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos.

Não constituir estratégias para fidelizar os clientes

Outro erro presente em muitas escolas é não constituir estratégias para fidelizar os clientes. Não é demais destacar que o mercado de educação é altamente competitivo. De acordo com dados do Ministério da Educação, existem, atualmente, mais de 220 mil escolas no Brasil, tanto públicas como privadas, o que indica tal competitividade.

Dessa forma, para o crescimento de sua escola, é fundamental desenvolver formas para fidelizar os clientes, por exemplo, promover um desconto de 5% para os pais que pagam a mensalidade em dia. É uma forma de manter a saúde financeira de seu negócio e fidelizar os clientes.

Não investir em inovação e tecnologia

Como vimos, o mercado de educação é altamente competitivo. Desse modo, não basta apenas investir em formas para fidelizar os clientes, mas também em inovação e tecnologia. Afinal, ao fazer isso, você garantirá que sua escola se diferencie no mercado.

Por exemplo, investir em metodologias ativas é uma ótima forma de fazer sua escola se destacar no mercado e atrair, com isso, mais clientes.

Não investir na capacitação da equipe de trabalho

Na gestão escolar, é preciso também se preocupar com a capacitação de sua equipe de trabalho, pois isso pode refletir, de uma maneira geral, no atendimento ao cliente. Equipes bem capacitadas e orientadas podem desenvolver suas atribuições com eficiência e produtividade. Como consequência, podem destacar seu negócio e até mesmo garantir a redução de custos.

Não contar com tecnologias de gestão

Atualmente, contar com uma tecnologia de gestão se tornou fundamental para a escola que deseja se destacar no mercado e garantir a eficiência de suas operações. Embora adotar uma tecnologia seja o melhor a se fazer para a escola que deseja modernizar seus procedimentos, é fato que muitas cometem o erro de não aderi-la.

Um software de gestão escolar conta com diversos recursos que podem otimizar a realização de operações ligadas aos mais diversos setores, como captação de alunos, comunicação, financeiro, gestão, pedagógico e secretaria, por exemplo.

Um software de gestão escolar é a melhor escolha quando o objetivo é garantir destaque no mercado e, consequentemente, o crescimento do negócio.

Nesse sentido, temos uma ótima notícia para dar: oferecemos um software de gestão escolar completo, com todos os recursos que você precisa para gerir a sua escola com eficiência, produtividade e segurança. Você ficou interessado em conhecê-lo melhor? Então, acesse nosso site agora mesmo ou, se preferir, entre em contato conosco. Contamos com uma equipa de atendimento excelente, que pode lhe ajudar a tomar a decisão certa.

Não deixe de aproveitar esta oportunidade. Ela pode mudar para melhor a realidade de sua escola.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.