gestao-do-aluno

O que é a gestão do aluno e qual sua importância?

Powered by Rock Convert

Está em busca de novas formas para aumentar a competitividade da sua escola e obter resultados melhores? A solução está em uma estratégia voltada à gestão do aluno.

Você já ouviu falar nesse conceito? Ele envolve tudo o que você provavelmente já está tentando fazer, mas não estava conseguindo: colocar o seu aluno em primeiro lugar, com uma abordagem totalmente direcionada ao desenvolvimento dele.

Como se trata de uma mudança que pode ser até bastante radical para algumas instituições de ensino, não é toda escola que trabalha com esse modelo. No entanto, aquelas que priorizam a gestão do aluno estão contribuindo da forma correta para o próprio sucesso.

Quer saber mais sobre esse tema? Então, confira o restante do artigo para entender o que é a gestão do aluno e a importância dessa ideia.

O que é a gestão do aluno?

O termo gestão do aluno se refere a processos dedicados a gerenciar todos os aspectos relacionados à interação do estudante com a escola em que está matriculado. Envolve adaptar a sua atuação para as particularidades desses alunos que forem detectadas e realizar um acompanhamento ao longo do tempo para garantir sempre uma evolução.

Apesar de parecer algo totalmente inerente à atividade de qualquer escola, não são todas que conseguem conciliar as suas atividades com uma boa gestão do aluno. É um trabalho que exige comprometimento constante, além de entender o que significa bom desempenho para que seja possível monitorar o progresso dos estudantes.

Muito desse trabalho pode ser imensamente facilitado com o uso de um software de gestão. Não são apenas as grandes empresas que podem contar com esse tipo de solução, já que cada vez mais escolas, universidades e cursos utilizam esse recurso para terem uma atuação mais estratégica.

Por que a gestão do aluno é importante?

Ao entender o que é a gestão do aluno, o próximo passo consiste em saber qual é a importância desse trabalho para o bom funcionamento da sua escola. A melhor forma de fazer isso é considerar os benefícios que esse processo poderá trazer para a sua instituição de ensino se for aplicado à rotina dela.

Veja a seguir os principais motivos que comprovam a importância da gestão do aluno em sua escola.

Possibilidade de aprimorar o desempenho

Quando os seus alunos têm um bom desempenho em sua escola, tanto você quanto eles ficam satisfeitos. Isso é altamente positivo para a sobrevivência da sua instituição de ensino, além de contribuir para uma maior satisfação da parte de seus alunos e suas famílias.

Poder aprimorar o desempenho de seus estudantes de forma individual e focada é uma das vantagens de trabalhar com foco em gestão do aluno. Afinal, é um processo que envolve acompanhar a evolução deles e detectar oportunidades de melhorias.

Maior potencial de retenção de alunos

Outro benefício da atuação voltada à gestão do aluno é que as chances de eles quererem deixar a sua instituição se torna bem menor. Trata-se de um esforço fundamental para aprimorar a sua retenção de alunos.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensinoPowered by Rock Convert
planejamento escolarPowered by Rock Convert

Manter estudantes matriculados em sua escola é um excelente termômetro da qualidade dela. Isso será decisivo para aprimorar os seus resultados, já que haverá menos pressão sobre a sua captação de novos alunos.

Estreitamento entre a escola e a comunidade

Qualquer instituição de ensino tem um papel essencial na manutenção da comunidade que existe ao redor dela. Ao concentrar as suas ações em gestão do aluno, um dos efeitos positivos disso é beneficiar as pessoas que têm contato com ele na sociedade.

O envolvimento da família e demais membros da comunidade na educação dos alunos é fundamental. Se a sua instituição de ensino se dedica aos processos adequados para aprimorar esse trabalho, todos tendem a ter bons resultados.

Maior controle dos níveis de inadimplência

O setor financeiro da sua escola pode ser seriamente prejudicado por níveis altos de inadimplência. Felizmente, a gestão do aluno oferece ferramentas bastante eficazes para minimizar essa possibilidade e saber o que fazer quando ela surgir.

Afinal, todo o sistema gira em torno de tratar cada aluno de forma distinta baseando-se em suas particularidades. Ao detectar eventuais dificuldades financeiras ou demais questões que possam contribuir para níveis de inadimplência, você tem a chance de oferecer condições diferenciadas que permitam amenizar o impacto disso.

Detecção de problemas antes que piorem

Ter um olhar analítico voltado para possibilidades do futuro é algo que permite evitar que problemas aconteçam ou minimizar sua intensidade. Isso é altamente valioso para empresas de todos os tipos e também se aplica ao caso de uma instituição de ensino.

Ao focar as suas atenções na gestão do aluno, será possível estabelecer padrões e detectar variações de desempenho, comportamento e demais aspectos que possam denunciar que algo está errado. Esse é o momento de aplicar uma solução preventiva para seguir funcionando bem sem solavancos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como priorizar a gestão do aluno na instituição de ensino?

Como você pôde acompanhar até aqui, a gestão do aluno é um processo fundamental não só para o sucesso dele como também da sua escola. A tecnologia pode ser uma aliada nesse contexto, podendo ser inserida no meio educacional na forma de um software de gestão escolar.

O Software GEO é um sistema de gestão escolar com foco em todo tipo de instituição de ensino, indo desde escolas convencionais até cursos e universidades. Com ele, é possível realizar a gestão financeira, pedagógica e acadêmica conforme as suas necessidades e particularidades.

Essa tecnologia também oferece um suporte robusto para a sua captação de matrículas de sua escola, o controle das suas contas, desempenho individual dos alunos e dos professores e mais. Para tirar todas as suas dúvidas, basta requisitar uma demo e ver o software em funcionamento.

Tendo em vista a importância da gestão do aluno para o sucesso da sua escola, fica nítido o quanto esse trabalho precisa estar entre as suas prioridades. Aproveite as informações deste artigo para rever os processos da sua instituição de ensino e atuar de forma mais estratégica e competitiva.

Quer saber mais sobre como o Software GEO pode ajudar a sua escola? Acesse o site e entre em contato conosco!

Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.