gestão pedagógica

Entenda a importância da gestão pedagógica eficiente

ideias ano letivo

Você sabe a importância de a sua instituição fazer uma gestão pedagógica eficiente? Primeiramente, é necessário entendermos que esse tipo gestão tem algumas diferenças com a gestão nomeada de escolar, que abrange, principalmente, o administrativo.

Contudo, no âmbito pedagógico, são considerados as pessoas, os materiais e as finanças de uma maneira mais complexa. De qualquer modo, organizar internamente todos os procedimentos que envolvem o bom funcionamento de uma instituição de ensino (IE) é essencial.

O gestor pedagógico é a pessoa responsável pelo controle das demandas e normas envolvidas nesse meio, ou seja, ela administra a manutenção da infraestrutura, os recursos financeiros e a relação entre diretores, docentes e discentes, e também entre pais e responsáveis. Por outro lado, é quase impossível fazer tudo com a rapidez necessária sem a ajuda de um bom software.

Pensando nisso, neste post, separamos algumas das ações mais importantes para manter a eficiência na gestão pedagógica, considerando desde aspectos internos até questões externas a esses processos. Continue a leitura e confira!

Qual é a diferença entre gestão pedagógica e gestão escolar?

A pedagogia abrange o ensino e a aprendizagem, ou seja, as ações que a escola promove pensando nas melhores práticas para os alunos e professores. Enquanto isso, a gestão é a maneira como essas atividades são organizadas e aplicadas no intuito de garantir o funcionamento da instituição como um todo.

Diferentemente da gestão pedagógica, o foco da gestão escolar está nas atividades administrativas, que envolvem finanças e recursos materiais. No entanto, a gestão escolar e a gestão pedagógica acabam se entrelaçando, e as funções atribuídas a elas se tornam, de alguma maneira, dependentes.

Por isso, é importante considerar que, quando falamos de gestão no âmbito educacional, estamos tratando concomitantemente do escolar e do pedagógico. É na prática que essas gestões têm duas diferenças.

Porém, principalmente por conta do avanço das tecnologias, softwares focados no gerenciamento passaram a englobar todas essas atividades em um único espaço virtual. No último tópico, você descobre a importância da implantação de um software de gestão escolar. Mas, por enquanto, vamos focar em entender mais sobre a gestão pedagógica. Siga a leitura e entenda a importância desse foco estratégico.

Qual é a real importância da gestão pedagógica na IE?

Com a ligação entre todas as atividades de gestão, a importância dessas ações acabam tomando outros rumos. Por isso, antes de falarmos mais um pouco sobre o uso da tecnologia, precisamos deixar claro como a gestão pedagógica eficiente é importante para qualquer tipo de IE. Confira como essa gestão pode ser vantajosa para a sua instituição escolar!

Melhoria na qualidade do ensino

Não há dúvidas que uma gestão bem preparada melhora qualquer relação dentro de uma escola, assim como acontece no meio empresarial. Porém, é no âmbito escolar que muitas das vezes as pessoas acreditam que não é necessário despender tempo para o controle pedagógico, o que acaba culminando em um acúmulo de problemas.

A melhoria na qualidade do ensino depende da organização das atividades diárias. É a adequada manutenção desses processos que possibilita o desenvolvimento da instituição. Ou seja, todos acabam ganhando com um ensino de boa qualidade quando as ações diárias são facilitadas e efetuadas com rapidez.

Estabelecimento de diretrizes para docentes

Muitas das atividades docentes ficam perdidas entre papéis espalhados pelos arquivos físicos das instituições de ensino. Nesse sentido, saber gerenciar esses documentos também garante mais agilidade à rotina dos professores e melhora a relação desse profissional com diretores e supervisores.

Além da organização material, é o gestor pedagógico quem prepara as orientações das atividades que serão aplicadas pelos professores ao longo dos bimestres, trimestres e/ou semestres. Por essas razões, é essencial manter uma comunicação objetiva: as intenções quanto às diretrizes devem ser claras para todas as partes interessadas.

Otimização da comunicação

Uma gestão pedagógica eficiente também depende da qualidade com que as informações são entregues para professores e alunos. Um exemplo prático: quando um aluno está ausente em dia de atividade importante na sala de aula, o professor poderá saberá disso por meio de uma boa gestão da comunicação, ou seja, um espaço em que comunicados desse natureza são compartilhados.

Agora vamos pensar em um detalhe: se o aluno ausente precisa continuar afastado dias depois da aplicação da atividade? Dificilmente ele terá acesso a essa notícia se o recado estiver apenas no mural físico da escola. Desse modo, a comunicação não se coloca como eficiente. Por isso, como vimos, a opção pela tecnologia é cada vez mais indispensável.

Diminuição do retrabalho

Quem convive com a rotina de documentos escolares sabe o quanto é oneroso o retrabalho. Com uma gestão eficiente, essas situações se tornam menos frequentes, pois o gestor consegue planejar minuciosamente todas as suas ações.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino
planejamento escolar

Com o conhecimento e a habilidade gerencial desse profissional, ele é capaz de manter um cronograma bem estruturado e dentro das necessidades e possibilidades de todos, desde os estudantes até a direção da escola (ou reitoria, no caso de universidades).

Como garantir a melhoria constante na gestão pedagógica?

Considerando o papel da gestão pedagógica, esperamos que fique clara a importância de manter a constante melhoria dos processos na sua instituição de ensino. A equipe da Software GEO preparou uma lista de boas práticas para você aplicar na sua escola e otimizar o processo dessa gestão. Veja as nossas sugestões!

Analise o cenário atual

O ideal é que cada instituição planeje anualmente as ações pedagógicas na escola. Por isso, uma boa prática é separar um dia do ano para analisar o cenário. Conte com toda a equipe para rever as ações e entender o que deu certo ao longo do ano, o que merece ser mantido e o que pode ser otimizado.

Além disso, é válido considerar as metas do ano anterior: o que a sua IE conseguiu atingir? O que deu errado nesse caminho? Aprender com os deslizes torna o seu gerenciamento pedagógico muito mais eficiente e assertivo.

Lembre-se de garantir espaço para entender sugestões e planos de todos que compõem a gestão pedagógica: o que a sua escola quer conquistar? Considerar os objetivos da equipe também deve fazer parte, afinal, são essas vontades que agregam ainda mais significado ao serviço.

Compreenda as necessidades

Entender o que está faltando na rotina dos alunos vai além de conversar com todos eles ou estabelecer diálogo com pais. Na gestão do aluno, é crucial aplicar avaliações formais para avaliar o grau de satisfação dos estudantes quanto aos serviço dos professores e demais profissionais da instituição.

Essa ação tem o objetivo de capacitar as equipes com base nas respostas obtidas. Por isso, é importante fazer uma interpretação correta dos dados. Um bom gestor pedagógico precisa estar atento aos resultados, e isso exige uma compreensão dos pontos falhos e do que está ocasionando tais deslizes.

Estabeleça metas educacionais

As ações do planejamento escolar ditam as regras de todos os outros gerenciamentos da instituição. É neste ponto que se definem as ações da atividade-fim da escola. Em outras palavras, garantir uma boa gestão pedagógica é garantir que a escola está fazendo seu trabalho bem feito.

A sua IE precisa ter metas educacionais renováveis e contar com processos cada vez melhores. É importante reconhecer que, na educação, há sempre o que otimizar, e a sua gestão precisa transparecer esse desejo de inovação.

Busque, então, possíveis furos nos processos pedagógicos, questione a equipe e converse com alunos e seus responsáveis para saber como entregar o melhor para todos. A boa gestão pedagógica pode solucionar boa parte das reclamações recorrentes.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Qual é a vantagem de contar com um software de gestão?

Não tem como mais negar a importância do uso da tecnologia em qualquer ramo, inclusive no meio escolar. Isso também não é algo novo, porém, ainda há muitas instituições que não descobriram o quanto um software de gestão pode otimizar os processos pedagógicos.

Reflita: não há como querer mais na gestão pedagógica sem atualizar os processos da mesma. O alinhamento com as tecnologias de apoio tornam todas as tarefas mais simples, rápidas e viáveis na correria do dia a dia. Sem contar na clareza dos dados para análise.

Com a rapidez proporcionada por esses sistemas, a comunicação fica mais ágil, os estudantes e seus responsáveis ficam por dentro de todas as notícias. Além disso, a gestão garante fácil acesso a notas, controle de faltas e reuniões, principalmente no ensino básico, em que os pais precisam ficar mais atentos aos recados.

Um software completo também é capaz otimizar as tarefas administrativas, unindo dados que envolvem finanças, infraestrutura e recursos humanos em um único espaço. Assim, o acesso exclusivo para os gestores fica mais prático e sempre atualizado.

Para que todos os processos aconteçam com o máximo de eficiência, é essencial contar com um software de gestão pedagógica de qualidade, como o Software GEO. Uma solução completa para qualquer tipo de instituição de ensino — desde o ensino básico até a pós-graduação. Com o acesso online, gestores, docentes, estudantes, pais e responsáveis verificam em qualquer dispositivo móvel informações relevantes para o dia a dia escolar.

Agora que você sabe a importância de controlar as ações pedagógicas, que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais? Faça isso e veja o que os seus amigos e colegas de trabalho têm a dizer sobre o assunto!

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.