Gestão escolar: conheça 5 livros sobre o assunto

O processo de ensino em uma escola é a principal preocupação dos gestores da área. Afinal, de nada adianta obtermos estratégias para um crescimento em relação a qualidade do ensino na instituição escolar, se a gestão se encontra ineficiente. Por esse motivo, é necessário desenvolver métodos ágeis e práticos para otimizar e qualificar o ensino oferecido em sala de aula em sua escola.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Hoje nós te indicaremos 5 livros que falam sobre gestão escolar para agregar ainda mais conhecimento.

O que é Gestão Escolar e qual a sua importância ?

A Gestão Escolar nada mais é do que um tipo de gestão que está relacionada ao modo em que uma organização deve ser gerida, bem como as principais condições que são cruciais um crescente avanço sociocultural na escola, além de focar em um diferente tipo de ensino para os alunos.

Além disso, a Gestão Escolar também irá abordar a rotina educacional de uma forma ainda mais otimizada, a fim de garantir que a instituição tenha ferramentas para atingir seu principal objetivo: oferecer um ensino de qualidade para contribuir com a formação de cidadãos mais respeitáveis.

5 livros que de Gestão Escolar que você precisa conhecer

Agora que já sabemos o conceito e a importância de integrar e oferecer uma excelente gestão à sua escola, é preciso, antes de mais nada, entender que a gestão é um processo de conhecimento e prática contínuo.

Dessa forma, existem diversas formas de se aprofundar ainda mais nesse processo, e um deles, são os livros mais nomeados e conhecidos quando o assunto é gestão escolar. Confira abaixo quais são eles:

1. “O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem” — Telma Weisz

Caso não saiba, a autora Telma Wisz é uma das conhecidas, quando o assunto é gestão escolar. Em seu livro, ela irá fazer uma demonstração acerca da interação entre o ensino e a aprendizagem nas instituições de ensino, de acordo com as práticas que são abordadas pelos professores!

Por meio dessa leitura, é possível descobrir uma gama de atuações e práticas para compor de forma eficiente os educadores de sua escola. Ou seja, o livro fará com que o gestor da escola tenha uma visão mais ampla acerca da aprendizagem, permitindo que você tenha insights sobre outros tipos de atuações, que são capazes potencializar ainda mais a educação dos alunos de sua escola.

2. “Avaliar para Promover: as Setas do Caminho” — Jussara Hoffmann

Em resumo, Jussara Hoffman é uma autora bastante conhecida no meio educacional. Iniciando sua carreira em 1972, ela aborda suas principais experiências na área — professora de escola pública, professora universitária e coordenadora pedagógica — e com isso, acabou formulando uma série de estudos sobre a avaliação de crianças em seus processos de aprendizagem.

De forma prática, ela trata de um assunto extremamente polêmico entre os professores. Mas, ao mesmo tempo, oferece uma nova visão sobre o significado de avaliação escolar, bem como as funções que giram em torno do processo de aprendizagem.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Além disso, a autora também defende a questão de que essa avaliação precisa ser seriamente utilizada nas escolas para oferecer aprendizagem, a fim de melhorar a qualidade de ensino que é oferecido pelos estudantes.

3. “Planejamento, Gestão e Legislação Escolar” — Geraldo José Sant’Anna

Você provavelmente já deve ter ouvido falar no termo “clima organizacional”, que é um processo muito importante e avaliado dentro das empresas e negócios. No livro de Geraldo José, ele irá trazer esse conceito para dentro do sistema de ensino, defendendo a importância da melhoria e mensuração do clima escolar, a fim de garantir um ensino de qualidade para os alunos.

Além disso, o autor ainda mostra a importância do clima organizacional como fator competitivo no mercado da educação, sem contar na importância do compromisso adotado pelos profissionais da educação com os trâmites internos da escola. De forma prática, ele vai mostrar alguns valores e atitudes que podem promover uma melhoria nesse aspecto, fazendo com que a comunidade seja valorizada na instituição.

4. “Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social” — Artur Motta e Eduardo Monteiro

A sociedade na qual os alunos estão submetidos encontra-se em constante evolução, e esse processo tem sido cada vez mais rápido — sobretudo por influência do avanço da tecnologia e da acessibilidade à informação.

Mediante isso, o autor Eduardo Monteiro comenta que a prática dentro das escolas irá determinar uma gama de questões na formação acadêmica e social dos alunos. Ou seja, ele apresenta uma preocupação sobre como esse tipo de formação acaba afetando a forma em que as próximas gerações irão se comportar na sociedade.

De forma prática, o autor oferece uma gama de reflexões que estão baseadas na comunicação, conhecimento e informação repassada dentro da sala de aula, fazendo com que novos horizontes surjam para criar práticas de acordo com o movimento atual, promovendo agentes de mudança.

5. Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar — Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso

Além do conhecimento, a autora Maria Elizabeth também ressalta o quão importante a tecnologia acaba sendo no processo de gestão. Sabemos que os alunos de agora já nasceram na era digital, com tal familiaridade com computadores e celulares.

Logo, a digitalização de processos já faz parte da realidade dessa geração, e dessa forma, o livro dessas duas autoras incríveis embasam a discussão na experiência do projeto de Gestão Escolar e Tecnologias para oferecer práticas eficientes aos gestores de integrar a tecnologia no ensino.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Conclusão

Conforme vimos, a Gestão Escolar é de suma importância para contribuir com um ensino cada vez mais eficiente. Desse mdodo, agregando conhecimento por meio da sugestão desses livros, a gestão da sua escola pode chegar a um patamar ainda mais qualitativo e competitivo no mercado.

Portanto, agora que você já conhece as melhores indicações sobre livros de gestão, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas sobre gestão.

planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.