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Mapeando a concorrência: como a inteligência de mercado ajuda a sua escola

O objetivo principal de qualquer empresa é ganhar mercado e crescer. Para isso, investem em Marketing e em estratégias que apresentem novas formas e caminhos de alcançar o público desejado. A inteligência de mercado é uma dessas técnicas. 

A estratégia consiste no levantamento e avaliação de informações, que resultarão em insights para serem aplicados na empresa. Dessa forma, novos produtos e serviços são desenvolvido, melhorias são aplicadas, etc. A inteligência de mercado também pode ajudar a sua instituição de ensino. Saiba como neste artigo!

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é a estratégia onde dados sobre a atuação de mercado da empresa são encontrados, agrupados e analisados para que ações sejam criadas para atingir o seu público-alvo.

De forma prática, isso quer dizer que a empresa vai realizar pesquisas com seus clientes ou público-alvo específico, buscar informações sobre os concorrentes e mensurar. O resultado dessa avaliação servirá para entender o que o seu cliente precisa e o que pode ser feito para atendê-lo. 

Os dados que a inteligência de mercado apresentar podem ser qualitativos e quantitativos. Vai depender da necessidade de informação que a empresa tem.

A empresa deve estar sempre atenta, observando o mercado, para identificar oportunidades e tendências antecipadamente. Porém, apenas alguns recursos, como a inteligência de mercado poderá ajudá-lo com isso. 

Mapeamento de concorrência: veja como melhorar os resultados da sua instituição

Dentro da inteligência de mercado existe uma metodologia chamada mapeamento de concorrência. O objetivo é mapear os concorrentes, de acordo com as características identificadas pelos dados da inteligência de mercado. Essas características estão relacionadas com o valor agregado que os concorrentes oferecem aos seus clientes. 

As informações servirão para que a empresa possa entender quais são as melhorias que precisam ser feitas e quais são os seus diferenciais de mercado, diante da concorrência.  

Para isso, será preciso observar os concorrentes, um conjunto ou uma linha de produtos e serviços específicos. Os quadrantes a serem observados são: preço, valor agregado e relevância da marca.

Alguns gestores acreditam que não é possível aplicar esse tipo de estratégia em serviços educacionais, mas mostraremos a seguir que não só é possível, como daremos dicas de como fazer isso. Confira!

Preço

O preço é um grande influenciador na hora da compra e da contratação de um serviço. É importante entender que alguns clientes sempre levarão esse fator em consideração na hora de escolher por um produto ou serviço, não importa a qualidade. Precisam contratar determinado produto e o escolhido será o mais em conta. 

Em outros casos, onde os serviços são semelhantes, o cliente utilizará o preço para fazer sua escolha. Com isso, em seu mapeamento, você identificará que diversas escolas, no mesmo padrão que o seu estão concorrendo com a sua apenas pelo preço. 

Faça uma análise dos serviços que são oferecidos em sua escola e quais são os influenciadores do preço. O objetivo é encontrar possibilidades de trabalhar com margens melhores na negociação com o cliente. Isso poderá te ajudar até na criação de ofertas. 

Não esqueça, porém, de considerar suas despesas e metas, para que os descontos não prejudiquem o faturamento.

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Valor agregado

Preço e valor não são a mesma coisa. Um dos maiores erros das empresas é confundir esses dois fatores. O que diferencia um do outro é a importância que o cliente dá para o seu serviço, ou seja, o valor que ele enxerga. 

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Como falamos no tópico anterior, alguns clientes vão fechar com a escola que oferece o menor preço. Nesse caso, o valor agregado não faz diferença. 

O valor agregado é fundamental, pois ele pode ser aplicado no preço. A escola que oferece um diferencial aos seus clientes não está preocupada com o público que só está interessado no preço porque consegue se destacar das demais no mercado. Inclusive, o tipo de cliente que só visa o preço não é interessante para aquele modelo de negócio. 

A escola que criar um valor agregado para o cliente terá um público sempre satisfeito, que valoriza o serviço e que faz propaganda de forma independente. Quais são os seus concorrentes com maior valor agregado? Quais são seus diferenciais? 

Marca

A força de uma marca é capaz de vender um produto ou serviço praticamente sozinha. A Coca Cola, por exemplo, construiu uma marca forte e é referência em seu segmento. O que faz com que ela tenha mais chances de ser vendida do que outro refrigerante desconhecido. 

A mesma coisa acontece com as escolas. Faça um exercício mental agora. Pense nas primeiras instituições de ensino que vêm à sua cabeça. Provavelmente, você pensou em instituições renomadas que não concorrem com a sua escola. Isso acontece porque essas escolas construíram suas marcas no mercado. 

Dentro do seu nicho, quais são as instituições que são lembradas pela marca que construíram?

Faça o levantamento de todas as informações que listamos acima. Reúna o grupo de concorrentes da sua escola e avalie quais são:

  • Os pontos em que eles se destacam;
  • Quais são seus diferenciais;
  • Em quais pontos eles se assemelham com a sua empresa; 
  • Como a sua empresa se destaca diante desses pontos. 

Além disso, analise como os concorrentes divulgam seus serviços. Como os públicos são os mesmos ou semelhantes, isso te dará insights sobre como divulgar a sua marca.

Faça um levantamento das promoções que ele realizou durante o ano, essa informação pode ser encontrada nas redes sociais. Analise as campanhas e tente identificar a estratégia utilizada, use os pontos em comum entre cada uma delas para reconhecer. 

Em qual ponto os seus concorrentes costumam apelar, para preço, método de ensino, infraestrutura?

Todas as informações servirão para a construção de um perfil de concorrência. Você verá que a sua escolas e as dos concorrentes se assemelham em diversos pontos e é nos diferenciais que os clientes são conquistados. 

Os insights do mapeamento vão te ajudar a identificar onde é possível melhorar os seus serviços e o que pode ser criado para atender o cliente e se destacar no mercado. 

Continue acompanhando o blog do Software Geo e fique por dentro das estratégias que vão ajuda o seu negócio. 

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