o-que-faz-o-diretor-escolar

O que faz um diretor escolar e qual o seu importante papel na escola?

tecnologia na escola

Você tem certeza sobre o que faz o diretor de escola? Um cargo com tantas nuances e responsabilidades pode confundir até quem já atua nessa área há algum tempo.

O pleno entendimento das funções e responsabilidades de cada integrante de uma instituição de ensino é muito importante para que a operação dela ocorra sempre pelas vias corretas. Isso significa saber o que esperar de cada profissional e aproveitar tudo o que cada um deles têm a oferecer para contribuir para o sucesso da escola.

O diretor escolar é uma figura bastante conhecida desse segmento, mas nem todo mundo tem total certeza a respeito de quais são exatamente as suas responsabilidades. Esse cargo corresponde a cuidar de toda a parte pedagógica ou administrativa? Na verdade, o seu papel transita entre essas duas esferas.

Quer saber mais? Então, veja a seguir aquelas que são as principais responsabilidades desse profissional e de quais maneiras elas devem ser conduzidas no dia a dia do diretor de escola.

Acompanhar os processos pedagógicos

Um dos papéis mais importantes do diretor escolar é garantir que o planejamento pedagógico da instituição de ensino seja plenamente implantado em sala de aula. É a tradução da visão da escola em relação à aprendizagem em aulas e lições.

Trata-se de um trabalho que envolve o contato com todo o corpo docente, além de total sintonia com as tendências e necessidades do mundo moderno. Somente assim será possível garantir que os processos pedagógicos sejam seguidos corretamente.

Manter bom relacionamento com alunos e corpo docente

O diretor escolar deve atuar como uma ponte entre a escola e seu público de alunos e professores. Um bom relacionamento da escola com essas partes é fundamental para que ela consiga funcionar adequadamente, portanto o papel do diretor é muito importante.

Essa via de contato deve ser contínua, com o diretor escolar sendo capaz de sempre ouvir ambos os lados e tomar decisões baseadas nas informações que recebe. Dessa forma, poderá sempre administrar crises quando surgirem e aproveitar oportunidades de melhoria.

Considerar as particularidades de cada aluno e integrante do corpo docente também ajuda a extrair o melhor do potencial deles e contribuir para o aprimoramento de todos.

Administrar os recursos da escola

Outra função do diretor escolar se refere a garantir que a instituição de ensino sempre tenha todos os recursos que precisa para funcionar. Isso vai desde a quantidade certa de cadernos e canetas até partes da infraestrutura da escola.

Como em outros setores administrativos, o diretor da escola pode contar com a ajuda de outros profissionais para lidar com as demandas do dia a dia nessa área. O inventário da instituição de ensino pode ser acompanhado por pessoas responsáveis por reposição e estoque sob a orientação do diretor.

Adotar tecnologias que fomentem o conhecimento

O diretor de escola também é a pessoa adequada para acompanhar as tendências tecnológicas que têm um impacto positivo na Educação. Ao enxergar potencial em novas tecnologias para aprimorar o processo de aprendizagem em sua instituição de ensino, é o papel dele implementar essas soluções.

Isso também envolve saber de onde tirar as melhores referências de inovação no setor educacional. É necessário considerar a posição da escola em seu mercado e de quais maneiras ela pode se beneficiar da tecnologia.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino
produtividade na escola

A questão mais decisiva nesse ponto é ter discernimento para não se permitir cair em modismos e saber quando uma inovação tecnológica pode realmente ser positiva para a instituição de ensino. É necessário considerar as suas necessidades e as movimentações do segmento de Educação para fazer as escolhas certas.

Garantir a participação da comunidade

Além de ser a ponte entre corpo docente e alunos, o diretor também precisa fazer esse trabalho de dentro para fora da escola. É ele quem deve garantir a participação das pessoas nas atividades da instituição de ensino, certificando-se de que ela seja parte integrante dessa comunidade.

Nenhuma escola consegue sobreviver sem ter um olhar voltado à comunidade que existe ao seu redor. Afinal, o seu papel é enriquecer o aprendizado de quem vive ali, exercendo uma função fundamental para o progresso humano.

Isso envolve planejar eventos de integração com a comunidade, ter um canal de comunicação aberto para ouvi-la e considerar as características dela ao planejar a atuação da escola em seu meio.

Preservar o patrimônio escolar

Trabalhar como diretor escolar também envolve responsabilidades relacionadas à estrutura física da instituição de ensino, ou o seu patrimônio escolar.

Esse cuidado envolve não só a preocupação com a prevenção contra danos como também saber quais planos de ação implementar caso o patrimônio escolar seja comprometido de alguma forma. O ideal é impactar o orçamento no mínimo possível e devolver a escola ao seu funcionamento normal.

Além disso, o diretor de escola também é responsável por planejar aprimoramentos nesse patrimônio, como reformas, ampliações e outros. Vale a pena considerar as necessidades e demandas atuais para planejar as mudanças apropriadamente.

Realizar o controle de gastos

O diretor de escola também tem o papel de controlar os gastos da instituição. Tendo como aliado o setor financeiro, ele precisa tomar decisões que viabilizem o crescimento da escola, ao mesmo tempo em que otimiza seus gastos e ganhos.

Isso também inclui ser capaz de detectar possíveis gargalos que impactem negativamente no rendimento da escola além de identificar padrões. Ter criatividade é uma característica bastante valiosa para poder fazer mais com menos.

Todo esse processo se torna mais fácil e rápido com o uso de um software de gestão que seja pensado para o segmento da Educação. Assim, será possível otimizar os seus gastos sem comprometer a sua produtividade.

Manter uma gestão participativa e democrática

Por fim, o diretor de escola precisa reforçar que ele não é o único agente ativo responsável pelo desenvolvimento da instituição de ensino. Em vez disso, é alguém que precisa tomar para si a responsabilidade de incentivar a participação dos demais membros do corpo docente em seus processos.

Para que isso seja positivo, é fundamental que todo o processo seja democrático. Cada integrante do corpo docente deve ter permissão para contribuir com suas ideias e facilitar o aprimoramento dos vários aspectos do funcionamento de uma escola.

Agora que você já sabe o que faz o diretor escolar e quais são as suas principais tarefas, provavelmente a importância dessa função já ficou bastante clara. Trata-se de um profissional essencial para o bom funcionamento de qualquer instituição de ensino e, portanto, deve ser altamente qualificado para poder trazer excelência a todas as responsabilidades que são esperadas dele.

O que achou dessas informações? Se o artigo ajudou você, considere compartilhá-lo nas redes sociais!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional
planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.