O uso da tecnologia ajudando cada vez mais a sua instituição de ensino

Como a tecnologia tem se tornado uma grande aliada na captação de alunos

Cada vez mais a tecnologia está se tornando uma grande aliada em todos os setores da sociedade, graças ao leque de possibilidades que esse caminho abre. São novas formas de desenvolver e executar projetos.

Na educação não seria diferente. A tecnologia vem sendo uma facilitadora dentro de cada instituição de ensino, agregando facilidade, inovação, organização e atratividade. Por isso é importante que as escolas se insiram o quanto antes nesse mundo digital.

Pensando nisso, vamos entender melhor como a tecnologia pode tornar a sua instituição de ensino mais preparada para as demandas da sociedade atual, que integra cada vez mais o mundo digital com as ferramentas off-line. Se manter na vanguarda é primordial.

A tecnologia como ferramenta para o professor

Um dos grandes potenciais da tecnologia em uma instituição de ensino é dentro da sala de aula, como uma ferramenta para que o professor consiga se conectar com os alunos e falar a linguagem deles.

Nem sempre é fácil para os professores a saída da zona de conforto que as aulas tradicionais podem representar, mas os resultados tendem a ser muito gratificantes. Tablets, notebooks e celulares podem, sim, ser grandes aliados na sala de aula.

Entre as vantagens de se modernizar podemos citar a facilidade na hora de criar planos de aulas para o ano letivo, o incremento no planejamento escolar e o acompanhamento de alunos e turmas através de relatórios que softwares podem entregar. Nós já conversamos sobre 3 melhores práticas para o seu planejamento pedagógico em outro texto do blog, clique aqui para ler.

As ferramentas que um software entrega para o professor abrem inúmeras novas possibilidades de avaliação e de acompanhamento do seu corpo discente, tanto de maneira individualizada quanto enquanto turmas. Entender o andamento do processo de aprendizado é primordial para embasar novas estratégias de ensino.

Por que é melhor customizar um software

É importante ressaltar que a tecnologia está sempre sendo atualizada e incrementada, então o professor que adota essa inovação na sua instituição de ensino precisa estar sempre estudando e se atualizando sobre as novidades. Saiba mais sobre a Educação 5.0 e saiba como se preparar para ela em nosso site, clicando aqui.

A tecnologia como aliada no aprendizado

Uma grande diferença entre as gerações é a presença da tecnologia na rotina. Os mais jovens já nasceram inseridos em um mundo tecnológico, sendo usuários avançados de aparelhos que as gerações anteriores só foram conhecer depois de adultos.

Justamente por isso é tão importante que a tecnologia permeie o processo de aprendizado dos alunos, agregando em engajamento e atratividade. E não estamos falando de abandonar as estratégias tradicionais de ensino, que tem seu valor. Estamos propondo uma integração entre a tecnologia e a tradição, com o objetivo de aproveitar o que cada metodologia tem de melhor.

Aplicativos, por exemplo, podem ser atrativos para os alunos por utilizar uma estratégia de gamificação potencialmente interessante para jovens. São formas de utilizar as próprias ferramentas utilizadas fora da escola como aliadas no processo de aprendizado. Já conversamos sobre gamificação e suas vantagens em nosso blog, clique aqui para ler.

A tecnologia incorporada na gestão escolar

Outra maneira da tecnologia agregar valor na educação é através da sua incorporação dentro dos processos de gestão escolar, com inúmeras possibilidades de automação e incremento de resultados.

O uso de um software tem uma função muito importante que a direção de uma instituição de ensino precisa aproveitar: a automação. Ou seja, tarefas que antes demandavam horas de trabalho de um funcionário agora podem ser realizadas de uma maneira prática e rápida, graças à tecnologia. Já sabemos que existem muitos desafios na gestão escolar e conversamos sobre isso em nosso blog, clique aqui para ler.

Algumas atribuições que podem ser realizadas por software são:

  • Organização e envio de boletos de mensalidade para o corpo docente
  • Gestão de documentos na secretaria da instituição de ensino
  • Agendamento de aulas, auxiliando na organização dos professores
  • Lançamento de notas de maneira automatizada e disponível on-line
  • Organização do calendário escolarUma outra maneira de aproveitar a tecnologia na gestão escolar é através das métricas de avaliação de desempenho que um software especializado por gerar. Essas informações são cruciais para embasar estratégias pedagógicas dentro de uma instituição de ensino.

    A primeira maneira de usar essas métricas diz respeito a cada aluno, individualmente. Com elas é possível acompanhar detalhadamente como cada indivíduo responde a determinada estratégia didática e, com isso, pensar em como melhorar os resultados. É possível obter gráficos e relatórios sobre isso.

    A outra maneira de se beneficiar das métricas que um software oferece é na avaliação e acompanhamento do trabalho dos professores dentro da instituição de ensino. Justamente por centralizar as informações sobre as estratégias abordadas por cada professor e os resultados obtidos com os alunos, é possível avaliar o que gera resultados positivos e incentivar tais ações. Já conversamos sobre 8 indicadores para avaliar os professores, clique aqui para ler.

    Alguns exemplos de usos da tecnologia pelo professor

    Videoaula: A edição de vídeo permite que os professores criem aulas atrativas, modernas e com assuntos que dificilmente teriam tempo de serem tratados nos horários normais de aula. Essa estratégia permite que o conteúdo esteja sempre disponível para o aluno, que pode consultar quando precisar.

    Aplicativos: Como já vimos acima, transformar o aprendizado em um game é uma ótima opção para falar a linguagem dos jovens, possibilidade que a tecnologia permite através de aplicativos para tablets e celulares.

    Redes sociais: Usar um perfil na rede social para divulgar informações e despertar o interesse é uma boa estratégia, visto que os alunos passam grande parte do seu dia dentro dessas plataformas de interação. É importante, entretanto, que a linguagem utilizada seja adequada e compatível com o objetivo da proposta.

    Modernize sua instituição de ensino

    Acesse nosso site clicando aqui e saiba como podemos ajudar a sua instituição de ensino a se modernizar através de um software moderno e pensado para as necessidades da gestão escolar. Nosso objetivo é agregar a tecnologia na rotina escolar de modo a tornar as instituições mais ágeis e eficientes ao mesmo tempo em que formam alunos capacitados.

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.