Impactos da pandemia na educação

Os maiores impactos que a pandemia trouxe para a educação

Após mais de um ano do início da pandemia de Covid-19, as questões ligadas à educação começam a se normalizar, mesmo que lentamente. A verdade é que muita coisa mudou na realidade educacional do país nesses meses de incertezas e afastamento social. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre os maiores impactos que a pandemia trouxe para a educação, acompanhe.

Dados do INEP

O INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, divulgou em julho de 2021 os resultados de sua pesquisa denominada “Resposta Educacional à pandemia de Covid-19 no Brasil”, realizada em fevereiro deste ano.

A pesquisa e a divulgação dos resultados são importantes para o planejamento das estratégias políticas para o próximo ano letivo, considerando os desafios que nos são apresentados agora. É inegável que as mudanças trazidas pela pandemia irão, de uma forma ou de outra, alterar o curso da educação pública e privada no país.

Ao todo, 168.739 escolas públicas e privadas do Brasil responderam aos questionários aplicados pelo INEP. Destas, 99,3% suspenderam as atividades presenciais por algum período durante a pandemia, e 90,1% ainda não tinham retornado completamente as aulas até a data da pesquisa. O ensino remoto, portanto, foi ferramenta imprescindível para um andamento satisfatório do ano letivo de 2020.

A pesquisa também revelou que 79,9% das escolas forneceram treinamentos para que seus professores pudessem utilizar métodos de ensino virtuais. Porém, considerando apenas a rede pública estadual de ensino, somente 43,4% das escolas puderam disponibilizar computadores, tablets ou notebooks para que os profissionais de ensino realizassem seu trabalho. O número é ainda mais baixo na rede municipal: 19,7%.

Como a pandemia afeta o aprendizado

O fechamento das escolas foi uma das estratégias adotadas para conter a epidemia de coronavírus que chegou ao Brasil em março de 2020. Foi uma decisão importante para a saúde pública do país, mas que causou impactos consideráveis na educação de crianças e adolescentes. Vejamos alguns exemplos:

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino
    1. Queda da socializaçãoMais do que ensinar cálculos e textos, a escola tem papel fundamental na socialização das crianças e adolescentes. Essa fase é muito importante no desenvolvimento cognitivo, na capacidade de argumentação, no poder de decisão e até nas habilidades comunicativas do aluno.

Privar a criança das atividades coletivas pode trazer impactos sobre seu autocontrole e sobre noções de vida em sociedade, como o respeito às diferenças, a habilidade de compartilhar e até a confiança do aluno em si mesmo e nos outros.

  1. Impactos sobre vocabulário e visão de mundoImpedida de socializar com crianças da sua idade, a criança passa a conviver mais com jovens e adultos, que possuem uma cultura e um vocabulário diferentes. Isso significaria “pular etapas” importantes em seu desenvolvimento.
  2. Dificuldades de leituraDe acordo com estudo promovido pelo Banco Mundial nos países da América Latina, 70% das crianças podem apresentar algum atraso na capacidade de leitura e interpretação de texto por conta das imposições da pandemia.É um fato que aulas remotas não podem substituir as aulas presenciais, principalmente pela partilha de conhecimento em tempo real, e um ano de ensino fora da sala de aula causou um impacto negativo na aprendizagem.
  3. Retrocesso de aprendizado também nas demais disciplinasO mesmo impacto notado na leitura, poderá ser sentido em outras disciplinas, principalmente nas que envolvem o uso do raciocínio e da lógica, como matemática e física. É provável que as crianças e adolescentes tenham mais dificuldade no aprendizado do que antes da pandemia.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Os desafios para as escolas com a volta à normalidade

As diversas pesquisas sobre os impactos da pandemia na educação mostram um cenário bem parecido: as escolas e os professores tiveram pouco tempo para se adaptar às mudanças e os alunos tiveram dificuldades para aprender, em casa, como aprendiam no ambiente escolar.

As dificuldades se apresentaram para escolas públicas e privadas, e a volta ao ensino presencial apresentará alguns desafios e novas demandas organizacionais:

  1. Garantir a segurança sanitária dentro das instituiçõesMesmo com o avanço da vacinação em território nacional, é certo que a pandemia não acabou, e os cuidados com a higiene e o afastamento social devem permanecer. Uma mudança de comportamento que deverá ser observada atentamente, até mesmo aplicando técnicas lúdicas de incentivo ao uso das máscaras, por exemplo.
  2. Oferecer recursos e treinamentos
    Na mesma pesquisa do INEP apresentada anteriormente nesse artigo, foi verificado que 21,9% das escolas retornaram às atividades em sistema híbrido, alternando aulas presenciais e virtuais. A verdade é que o ensino à distância deve permanecer, mesmo que em menor escala com o fim da pandemia. Portanto, uma adaptação importante para as escolas seria fornecer treinamentos e atualizações para seus colaboradores.
  3. Realizar avaliações diagnósticas e um planejamento detalhadoCom a defasagem do aprendizado por conta da pandemia, o retorno às atividades exigirá uma série de avaliações diagnósticas entre os alunos. Será essencial entender o que os estudantes realmente absorveram do conteúdo e, assim, ter em mãos ferramentas que proporcionem um planejamento detalhado, com estratégias para nivelar o aprendizado sem prejudicar o ano letivo que se inicia.
  4. Reforços e aulas extras em tempo integralPara compensar o tempo perdido, pensar na aprendizagem em tempo integral pode ser uma saída. Trazer o aluno para a escola mesmo fora de seu turno e oferecer atividades complementares e aulas de reforço pode ser a saída para retomar o que não foi absorvido.

Houve algum impacto positivo na educação?

De modo geral, sim. Alguns aspectos positivos podem ser verificados, mas em geral eles devem ser trabalhados e melhorados a longo prazo.

Hoje, por exemplo, existe um maior envolvimento dos pais na aprendizagem de crianças e adolescentes, mas eles precisam de preparo para cumprir a função de auxiliares nas rotinas de estudos dos filhos. O momento do retorno seria, também, uma boa hora para trazer pais e responsáveis para mais perto das escolas, por meio de reuniões e eventos. Além disso, aqui no blog, já falamos sobre a importância dos eventos escolares.

Outro aspecto positivo foi a intensificação do uso da tecnologia no aprendizado. Com o retorno de aulas presenciais, esses recursos podem ser utilizados em atividades complementares e como auxílio ao aprendizado lúdico e digital.

Para saber mais, que tal ler nosso artigo sobre 7 dicas para reverter os impactos da pandemia na sua escola? Continue navegando em nosso blog, temos muitas matérias interessantes para você.

planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.