recepção de alunos

Recepção de alunos: dicas para iniciar bem o ano letivo

Powered by Rock Convert


O início do ano traz com ele diversas atribuições para os profissionais da escola. Uma das principais é a recepção de alunos. É nesse momento que os novos alunos terão seus primeiros contatos com a instituição, colaboradores, professores e colegas de turma.

Lidar com todo esse processo pode ser aterrorizante para muitos estudantes, causando ansiedade e tensão. Por isso, a escola deve estar preparada para lidar com a recepção de alunos. Neste artigo, listamos algumas dicas que vão te ajudar com esse momento. Confira!

Recepção de alunos: 10 dicas para iniciar bem o ano letivo

A recepção de alunos abrange diferentes casos, pois a escola não lida com apenas um perfil de aluno, mas sim com inúmeros. Os alunos que nunca frequentaram uma escola, por exemplo, devem ter um cuidado diferente daqueles que são mais velhos. Além disso, os pais também ficam tensos e precisam de atenção.

  1. Reúna-se com a família

Conheça a família do aluno. Se possível, marque uma conversa com os responsáveis e peça que levem os irmãos do aluno ou outros familiares que dividam a mesma casa. É importante encontrar pontos que possam conectá-lo ao aluno e fazer com que o primeiro contato se torne mais fácil.

Comentar que conheceu os avós ou os irmãos, por exemplo, pode ajudar a iniciar uma conversa. Além disso, os familiares poderão dar dicas sobre como é a personalidade e comportamento do aluno.

  1. Convide o aluno a conhecer a escola antes do início das aulas

Uma das situações que mais causam constrangimento aos alunos é não saber a localização das salas e outras áreas da escola. Conhecer o local antes do início das aulas vai ajudá-lo a se localizar e saber exatamente aonde ir em seu primeiro dia na escola.

Convide o aluno para ir até a unidade, de preferência após sair a relação de dias e horários das aulas. Apresente as salas de cada matéria, biblioteca, explique o funcionamento da cantina e outras salas. Facilite esse primeiro contato do estudante.

  1. Promova um evento para recepção de alunos

Uma forma de tornar a recepção de alunos menos constrangedora é reunindo todos os alunos de uma única vez. Selecione alguns alunos veteranos, mais despojados, para falar em público e começar a cerimônia de apresentação das turmas e professores.

Crie dinâmicas e atividades que deixem os alunos mais relaxados nesse momento; depois, as turmas podem ser direcionadas para suas salas. Esse intervalo para o evento deve ser considerado no planejamento escolar para não impactar as aulas.

  1. Oriente os professores a se apresentarem

apresentação dos professores é muito importante, pois são eles que vão passar mais tempo com os alunos durante o ano letivo. Oriente-os a contarem um pouco sobre suas trajetórias, por que decidiram ser professores e o que esperam para o ano letivo. Essa comunicação ajuda a aproximar o aluno.

  1. Disponibilize um canal de atendimento

As escolas devem contar com apoio de psicólogos para lidar com situações complexas com os alunos. O profissional deve ficar à disposição dos estudantes para conversar, buscar orientação e auxiliar com o processo de adaptação.

Apresente o profissional no evento de recepção de alunos, para que todos tenham conhecimento sobre a atuação do psicólogo na escola.

planejamento escolarPowered by Rock Convert

Oriente o profissional a andar pela escola, observar e conversar com os alunos e ser receptivo. Dessa forma, os alunos se sentirão mais à vontade para conversar com ele.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Recepção de alunos na educação infantil

A educação infantil requer cuidado dobrado. Os alunos são menores, mais apegados e dependentes das famílias. Por isso, a adaptação costuma levar mais tempo. Veja, a seguir, como garantir a adaptação desses novos estudantes.

  1. Invista em mais profissionais

As turmas de alunos menores e bebês precisam ter mais profissionais para acompanhá-los e orientá-los. Nos primeiros dias, invista na contratação de profissionais extras para acolher e atender bem a todos os novos alunos.

  1. Cuide dos alunos mais chorões

No meio da turma, sempre terá aqueles alunos que choram mais e sentem mais falta da família. Eles não devem ser isolados para evitar que os demais chorem. Pelo contrário, devem ser colocados junto com as outras crianças que já estão adaptadas. Isso promoverá a interação com os outros alunos e fará com que eles se sintam mais confortáveis.

  1. Crie ambientes de diversão

Para os alunos menores, a escola deve ser um ambiente agradável, onde eles adquiram conhecimento, mas também possam brincar e se divertir. Crie um ambiente de diversão com atividades que animem e deixem as crianças entretidas. Invista em materiais como água, farinha, tintas ou massinhas – de acordo com a idade.

  1. Professores sempre presentes

As crianças menores representam nos professores imagens de proteção e cuidado, pois eles são os adultos mais próximos depois de seus pais. Os professores devem estar sempre próximos e presentes, auxiliando os alunos com qualquer dúvida, medo ou dificuldade.

  1. Não descuide dos pais

Assim como os alunos, os pais também precisam de cuidados e atenção nesse momento. Principalmente aqueles que estão colocando os filhos pela primeira vez na escola. A preocupação e a angústia de não saber como as crianças estão se saindo, se estão chorando, se precisam deles, pode atrapalhar na rotina.

escola deve investir em ferramentas que facilitem a comunicação e permitam que os pais estejam sempre em contato. Além disso, os profissionais devem ter paciência e entender que é um momento delicado para as famílias, provavelmente os contatos serão mais frequentes.

Criar grupos de pais no WhatsApp ou em outras redes sociais, disponibilizar um telefone para contato, enviar relatórios diários ou semanais da rotina dos alunos são ações que podem aliviar a preocupação dos pais.

A recepção de alunos deve tranquilizá-los e fazer com que se sintam confortáveis com aquele ambiente. A escola não deve ser um local que cause medo, constrangimento ou tensão, por isso iniciativas devem ser tomadas antes que o aluno chegue ao seu primeiro dia de aula.

Deixe claro para o estudante que todos os colaboradores estão disponíveis para ajudá-lo e orientá-lo a qualquer momento sobre o que ele precisar. Contar com uma rede de apoio fará a diferença nesse momento tão importante.

Leituras recomendadas

Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.