educacao online

Conheça os desafios da educação online em tempos de coronavírus

Powered by Rock Convert

Desde o início da pandemia do coronavírus, o mundo está precisando se adaptar e isso envolve todas as áreas da vida, inclusive a educação. Afinal, com aulas presenciais suspensas, as instituições começaram a adotar a educação online.

No entanto, existem alguns desafios durante esse processo, que vão desde à falta de atenção dos alunos até à necessidade de investimento em Tecnologia da Informação.

Por isso, neste artigo, vamos abordar quais são as principais dificuldades das instituições de ensino com as aulas a distância e como é possível superá-las. Continue a leitura para saber mais!

Investimento em Tecnologia da Informação

Para que os conteúdos possam ser repassados do professor aos alunos, é fundamental haver um investimento em Tecnologia da Informação, também conhecida como TI. Isso auxilia na transmissão das aulas e no armazenamento dos materiais e das atividades

Como esse investimento demanda um custo significativo para as universidades e escolas, algumas estão usando plataformas gratuitas, como Skype e WhatsApp. No entanto, mais para frente, é importante pensar em adotar ferramentas mais robustas, como softwares voltados para a área da educação.

Acesso à internet e computadores

Sem internet, os professores não conseguem dar aulas e os alunos não podem assisti-las. Porém, não são todas as pessoas que têm acesso à internet de qualidade, principalmente aquelas que moram em cidades menores ou têm uma condição socioeconômica desfavorável.

Além disso, nem todos têm computadores ou dispositivos móveis para acessar as plataformas das aulas. Nesses casos, é importante que a instituição adote outros meios para fazer todos os envolvidos participarem, como o envio dos materiais por correios.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensinoPowered by Rock Convert
planejamento escolarPowered by Rock Convert

Falta de atenção

Uma das principais reclamações, tanto de alunos quanto de professores, é a dificuldade de manter os estudantes entretidos durante a educação online. Afinal, como estão em casa, é muito mais fácil que eles se distraiam e percam a atenção.

Uma boa maneira de contornar isso é usar a gamificação, ou seja, promover atividades em formato de jogos para que os alunos se divirtam e aprendam ao mesmo tempo. Então, os professores podem administrar jogos competitivos, dividir a turma em grupos e lançar desafios relacionados à disciplina. Isso deixa os estudantes mais envolvidos com as aulas.

Dificuldade em manusear tecnologias na educação online

Ainda existe a dificuldade que alguns professores e alunos têm com as ferramentas relacionadas à educação online. Dessa forma, é fundamental que as instituições promovam a capacitação dos profissionais para lidar com as tecnologias.

Assim, eles podem orientar os pais e os alunos a manusearem de forma correta essas ferramentas. Afinal, muitas pessoas ainda não estão acostumadas com esse novo formato de aulas.

Sabemos que este é um período bem conturbado e difícil para todos, até porque, todas as pessoas envolvidas nas aulas a distância estão precisando se adaptar e encontrar novas formas de manter a qualidade no ensino.

Com essas dicas sobre a educação online em tempos de pandemia, acreditamos que é possível manter um ensino eficiente e produtivo tanto para os alunos quanto para os professores.

Gostou deste artigo? Recomendamos que você também saiba mais sobre a gestão do aluno e por que ela é importante!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.