tendências pedagógicas

3 tendências pedagógicas que sua escola precisa ficar de olho

ideias ano letivo

Tendências são os direcionamentos para onde pessoas e grupos de determinada área estão focando. Portanto, quando falamos de tendências pedagógicas, estamos falando de estratégias que instituições de ensino estão utilizando para melhorar a relação com os alunos e os métodos de ensino e aprendizado.

As tendências pedagógicas estão dando certo atualmente e são promessas para os próximos anos. As escolas particulares que se planejam para aplicá-las desde cedo tendem a ganhar mais destaque no mercado educacional. Por essa razão, é importante que todo profissional de educação acompanhe essas novidades.

Para ajudá-lo nessa tarefa, reunimos 3 tendências pedagógicas que valem a pena acompanhar. Confira!

1. Gamificação

Gamificação na educação é toda estratégia de ensino que estrutura um assunto no formato de jogo. Ela torna as aulas muito mais atrativas e divertidas para os alunos. A gamificação não necessariamente envolve o uso de tecnologia, mas já existem ferramentas digitais que permitem que os professores usem a gamificação em smartphones e desktops.

As principais características da gamificação são:

  • divisão do jogo em diferentes níveis;
  • recompensas aos participantes sempre que pularem de uma etapa para outra;
  • crescimento do nível de dificuldade conforme o desenvolvimento do jogo;
  • exigência de conhecimentos adquiridos nos primeiros níveis para o participante conseguir passar para os próximos níveis.

A gamificação torna o processo de aprendizado muito mais atrativos para os mais jovens, que conseguem imergir nos desafios e absorver os assuntos com facilidade.

2. Ensino de Coding

“Coding” é uma das expressões que ganharam destaque nos últimos anos nos debates sobre as novas estratégias de educação escolar. O termo “Coding” significa “codificação” e também é utilizado quando nos referimos à atividade de “programar” no pensamento computacional.

O ensino de coding, portanto, é o conjunto de estratégias que visam trazer aos alunos as noções do pensamento computacional e ensiná-los a programação. Muitas escolas têm essa proposta no currículo das atividades como forma de estimular a autonomia, criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas.

3. Inteligência artificial

A aplicação da Inteligência Artificial na escola tem ajudado vários gestores e professores a tornar o ensino mais personalizado, flexível e inclusivo. Portanto, é uma das tendências pedagógicas que não poderiam ficar de fora da nossa lista.

A inteligência pode otimizar tanto a gestão escolar quanto a aprendizagem. Na gestão, é comum, por exemplo, o uso de softwares para automatizar tarefas burocráticas e melhorar a comunicação com os responsáveis pelos alunos.

Na aprendizagem, a inteligência artificial permite, por exemplo, que informações dos alunos sejam cruzadas para que o professor consiga identificar dificuldades em grupos específicos e pensar em abordagens personalizadas para ajudar os alunos.

Agora que você conhece as principais tendências pedagógicas, faça um planejamento junto à sua equipe para saber como elas podem entrar nas suas ações internas. Assim, a sua instituição de ensino consegue acompanhar as mudanças na educação e manter a relevância no mercado.

Gostou das dicas? Esperamos que sim! Aproveite a visita ao nosso blog para aprender mais sobre as novidades na educação, agora com o nosso post sobre como se preparar para a Educação 5.0.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.