como-trabalhar-a-motivacao-dos-seus-professores

Como trabalhar a motivação dos seus professores?

ideias ano letivo

Manter a motivação dos seus professores é, sem dúvidas, um dos maiores desafios a serem encarados dentro da escola. Afinal, o corpo docente é responsável por encorajar os alunos, bem como por desenvolver atividades envolventes e criativas.

Aliás, o empenho desses profissionais dentro de sala de aula pode ajudar, ainda, a reduzir o índice de evasão escolar. Até porque os bons professores tendem a despertar nos alunos o interesse pelo processo de aprendizagem.

Com isso, eles também administram os conteúdos a serem ensinados em meio a uma jornada de trabalho intensa e, muitas vezes, extensa. É justamente por esse motivo que precisamos elaborar estratégias eficientes para que esses profissionais não se sintam desmotivados durante o exercício da profissão. De fato, os contratempos do dia a dia demandam um mecanismo efetivo de gestão escolar.

O objetivo é conquistar o engajamento dos educadores, impactando positivamente o mecanismo de ensino e aprendizagem nas escolas. Aliás, vale a pena mencionar que uma equipe empenhada, certamente, alcançará resultados promissores.

Portanto, a motivação dos seus professores é fundamental para manter a boa qualidade da educação. É justamente por esse motivo que elaboramos um artigo com as melhores estratégias para ajudar a estimular o foco e o entusiasmo de um corpo docente. Então aproveite a leitura para descobrir como é possível melhorar a disposição dos profissionais dentro da sua escola.

Motivação dos seus professores: como estimular?

Atualmente, a motivação dos seus professores pode ser estimulada por meio de diversas estratégias. Sendo assim, além das forças internas presentes nos profissionais, também é possível trabalhar com base em um incentivo externo. Aliás, esse mecanismo pode proporcionar efeitos imediatos. Portanto, é fundamental promover a estima e a motivação dos educadores. Mas de que maneira a sua escola pode fazer esse procedimento?

Primeiramente, é importante identificar os motivadores extrínsecos. Afinal, eles podem apresentar a natureza social ou financeira. O primeiro diz respeito a melhoria na qualidade de vida e ao reconhecimento profissional, incluindo a possibilidade de crescimento. Já o segundo representa as bonificações e as recompensas. Desse modo, para trabalhar a motivação dos seus professores é recomendado ouvir a opinião de toda a equipe. Esse procedimento ajudará reconhecer os elementos motivadores mais adequados, eliminando os possíveis desconfortos.

Quatro dicas para motivar os seus professores

De fato, algumas atitudes podem potencializar a motivação dos seus professores. Aliás, elas ajudam a melhorar a rotina de trabalho, bem como a manter o clima da escola mais agradável. Por isso, selecionamos as quatro estratégias principais para serem aplicadas na sua instituição de ensino. Confira!

1. A capacitação contínua deve ser incentivada

De certo, uma das melhores estratégicas para manter a motivação dos seus professores consiste no constante processo de aperfeiçoamento. Afinal, a atualização dos conhecimentos é fundamental para assegurar o desempenho da equipe docente. Por isso, as escolas devem incentivar os seus educadores na busca por capacitação. Isso inclui cursos, eventos e palestras, entre outras possibilidades construtivas. Aliás, esse mecanismo proporcionará o contato direto com as inovações, tendências e práticas positivas, estimulando uma troca eficiente de ideias e conhecimentos.

Sendo assim, por meio da capacitação continuada, as atividades pedagógicas serão revisadas com frequência. Portanto, a qualidade do ensino e o processo de aprendizagem tendem a se potencializar de forma positiva. Vale a pena mencionar que um professor atualizado, com certeza, demonstrará motivação na vida profissional.

2. O reconhecimento ajuda a manter a motivação dos seus professores

O reconhecimento do trabalho realizado é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de incentivar a motivação dos seus educadores. Por isso, experimente incluir a valorização dos profissionais no planejamento estratégico escolar. Dessa forma, a sua instituição demonstrará respeito em relação ao esforço realizado por eles. Tenha em mente que os profissionais que se sentem valorizados, geralmente, aumentam o nível de produtividade e engajamento.
Portanto, forneça feedbacks valiosos e acompanhe a evolução de toda a equipe. Além disso, experimente parabenizar os professores que desempenharem as atividades de forma positiva. Também é recomendado incentivar as melhorias dos docentes mediante aos possíveis erros. Com base nisso, os educadores entenderão que a sua instituição demonstra interesse em valorizar toda a equipe de profissionais.

3. As melhorias na infraestrutura institucional devem ser promovidas

De certo, o investimento na infraestrutura da escola também deve fazer parte do plano de gestão escolar. Por isso, faça a implementação das tecnologias necessárias para a realização do trabalho dos docentes. Sendo assim, disponibilize um espaço físico adequado ao processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, é imprescindível que a instituição identifique as possíveis carências no intuito de eliminar os agentes desmotivadores ao exercício da profissão dos docentes.

Aliás, é importante mencionar a necessidade de adaptar a sua escola as inovações tecnológicas. Para enfatizar essa ideia, considere que, atualmente, grande parte dos alunos já tem acesso a internet fora do ambiente escolar. Além disso, o uso de atividades online, por exemplo, a gamificação, torna o processo de aprendizagem mais prazeroso. Diante dessa realidade, as instituições que investem na infraestrutura tendem a engajar os professores na prática da sua principal função: educar!

Além disso, a oferta de recursos modernos para as salas de aula tem a capacidade de otimizar o trabalho da equipe docente. Entre eles estão os computadores e os projetores, bem como algumas ferramentas audiovisuais efetivas. Também é possível oferecer aos professores determinados recursos capazes de automatizar os processos burocráticos como, por exemplo, os softwares de automatização.

4. O equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho deve ser incentivado

Obviamente, manter a motivação dos seus professores requer muito empenho e dedicação. Até porque a rotina vivenciada por eles ultrapassa as paredes das salas de aula. Afinal, os educadores tendem a levar para casa provas e trabalhos feitos pelos alunos. Além disso, na maioria das vezes, eles também constroem o plano de aula fora do ambiente institucional. É justamente por esse motivo que a escola deve incentivar o equilíbrio entre a vida pessoa e profissional.

Afinal, considere que a sobrecarga das atividades de trabalho pode prejudicar a qualidade de vida desses profissionais. Portanto, estimule os momentos de descanso e lazer. Uma dica consiste em fornecer sugestões sobre gestão de tempo. Esse mecanismo ajudará, inclusive, a alargar o relacionamento entre a escola e o corpo docente, superando todos os desafios a serem enfrentados.

Após descobrir como trabalhar a motivação dos seus professores, aproveite para compreender a melhore forma de utilizar o WhatsApp no atendimento da escola. Vale a pena conferir!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.