descontos-na-mensalidade-escolar

Descontos na mensalidade escolar: o que você precisa saber.

Saber calcular o valor da mensalidade escolar é o primeiro passo no planejamento financeiro de uma instituição de ensino. De acordo com as consultorias realizadas em escolas de todo o Brasil, podemos verificar que os descontos na mensalidade escolar sem parâmetro é, em muitas vezes, o grande vilão para o descasamento do resultado pretendido e realizado, sendo, portanto responsável pela maior evasão de receita.

Você sabe qual a origem da palavra desconto?

A palavra desconto vem do latim “discomputare”, formada por “dis”, com significado negativo, mais “computare”, “contar”, ou seja, uma parte do valor não é levado em conta para o preço final.

Quando a instituição concede descontos na mensalidade escolar sem critério, parâmetro e objetivos, pode trazer prejuízo direto, bem como a falta de credibilidade da planilha de custos, colocando em risco a viabilidade financeira da instituição.

Diante do exposto, orientamos as instituições a trabalharem com patamares de descontos abertos. Este item está presente em uma das palestras que ministro em sindicatos, associações de escola: “Você conhece os números da sua instituição?”, ou seja, é indispensável que a escola tenha a informação dos patamares de descontos praticados e que sejam aberto por:

a) aluno;

b) turma;

c) total (geral da instituição);

E essas informações devem ser em:

reduzir inadimplencia escola

d) em % (percentual);

e) em R$ (reais).

Aqui vale uma indicação do Software GEO, um sistema de gestão escolar completo que oferece excelentes recursos para efetuar o controle de benefícios, onde pode-se cadastrar as nomenclaturas e os descontos a serem aplicados ao aluno de forma individualizada, gerando assim relatórios dos bolsistas por curso, turma, tipo, e um resumo anual dos descontos oferecidos. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é importante para definir descontos na mensalidade escolar?

Os administradores devem estar cientes que o desconto de hoje pode ser um tiro no alvo, porém no próximo ano letivo poderá ser um tiro no pé. Para que isso não ocorra, deve-se levar em consideração as duas indagações abaixo:

  • Você conhece o patamar de desconto praticado hoje em sua escola?
  • A instituição tem possibilidade para praticar tais níveis de desconto?

A negociação deve ser muito clara, informando que o desconto concedido é para o ano letivo atual, visto que o próximo ano dependerá da composição da planilha de custos, e em hipótese alguma deve-se garantir patamares de descontos perenes, como verificamos hoje em muitas instituições.

Desconto para pagamento antecipado, no momento da matrícula do aluno, a escola informa o valor da anuidade, e alguns pais pedem desconto para pagamento à vista. A grande pergunta que se faz é: Vale a pena dar desconto para receber o valor à vista?

Quando falamos em descontos na mensalidade escolar, estamos condicionados a entender perda de dinheiro, mas no caso de pagamento antecipado a coisa muda de figura, nessa situação apresentada acima pode-se considerar duas situações:

  1. Se a instituição estiver com seu fluxo de caixa negativo, ou seja, precisa de recursos para o andamento do seu operacional, nesse caso o custo que você está tendo em buscar dinheiro no mercado financeiro (empréstimo) para suprir o fluxo de caixa terá que ser analisado, para ver se o desconto oferecido, e o montante recebido, será compensatório para a instituição.
  2. Se a instituição estiver em situação favorável, no que tange ao fluxo de caixa, então poderá levar em consideração o investimento em alguma aplicação no mercado financeiro, exemplo: poupança, CDB e fundos, usando essa antecipação de receita, para fazer o dinheiro trabalhar por você.

O assunto de descontos na mensalidade escolar nunca é fácil, pois querer análise de dados. Para não cair em “achismos”, portanto busque ajuda se você gestor ou gestora não sente-se seguro em definir qual o patamar máximo de desconto a ser oferecido em sua instituição.

Para isso, é prudente buscar auxílio de profissionais e também da tecnologia, pois tomar essa decisão requer rever os custos da escola a fim de estabelecer de maneira consciente até onde os descontos na mensalidade escolar podem ir, para que a antecipação de receita possa de fato colaborar com as contas da escola e não o contrário!

Se você ficou com alguma dúvida, pode fazer a sua observação logo abaixo nos comentários do post, será um grande prazer responder!

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

11 Comentários

  1. Boa tarde.
    Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho 02 filhos que estão no mesmo colégio. Por essa razão tenho 20% de desconto. Porém quanto peço mais desconto para pagar a vista eles negam, alegando que não pode ter desconto sobre desconto. Gostaria de saber se isso é correto?
    Obrigada

    1. Olá. A política de desconto fica por conta da instituição. Eles podem ou não dar algum desconto extra caso você faça o pagamento do semestre ou do ano. GERALMENTE as escolas tem planos diferenciados, mas não é obrigatório. O negócio é colocar o dinheiro em uma aplicação e ir tirando conforme as parcelas vencem, já que eles não acham que ter o dinheiro antecipado é um bom negócio para eles…

  2. Olá, Uma criança que tem 50% de desconto na mensalidade pode perder tudo no ano seguinte e perder sua bolsa msm entrando na instituição fazendo prova para ganhar o desconto?

    1. Olá. Como a bolsa foi concedida pela instituição, vale as regras que foram passadas na época da concessão. Você provavelmente tenha assinado um termo de bolsa na época com todas as regras. Se quiser enviar o termo para análise, encaminhe para o e-mail contato@softwaregeo.com.br que peço para o jurídico dar uma olhada para você.

  3. Boa noite!! Tenho 2 filhos na mesma escola… tenho um desconto inferior a 20% não sabia que era regra os 20%… minha dúvida é que no mês de Dezembro agora, eles mandaram o boleto sem nenhum desconto… é legal paga valor cheio?? Esse valor cheio na matrícula e na última é legal??

    1. O desconto deve permanecer até a última parcela, provavelmente o boleto “cheio” que você recebeu é referente ao próximo período letivo (antecipação). Dê uma conferida.

  4. Boa trade, como deve ser a prática de desconto? Utilizo algum índice?

    1. Olá Rose,
      Fica a critério de cada instituição. Geralmente existe uma política de descontos para famílias com mais de um filho na escola, e demais descontos por condições sociais mesmo. O ideia é a escola fazer um cálculo em valores de quanto poderá dar de desconto no ano, e dividir esse montante nas modalidades que escolher adotar.

  5. Boa tarde,
    Como devo responder a instituição, uma vez que mandei um e mail, pedindo desconto nas mensalidades escolares do meu filho e escola negou. Eu devo mandar outro e mail pedindo para vê se não existe alguma de obter desconto, ou não enviou nada?

    1. Olá !
      A escola não tem obrigação de conceder descontos, porém fica como sugestão que você faça um novo pedido, explicando detalhadamente a necessidade e solicitando uma conversa com o responsável pelo financeiro.
      Abs

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.