diário do professor online

Diário do professor online: como essa tecnologia ajuda a sua escola?

ideias ano letivo
tecnologia na escola

diário do professor online é uma ferramenta em que os professores inserem informações sobre a frequência escolar, notas, identificação de alunos, entre outras. Muitas instituições utilizam esse material em seu formato físico e impresso, mas o diário do professor online tem ganhado espaço devido às suas incríveis facilidades.

Esse recurso online é uma evolução tecnológica que automatiza o processo e otimiza o tempo em sala de aula. Além disso, evita retrabalho, organiza melhor as informações e ajuda a organização a ter um controle sobre o desempenho e frequência de cada aluno, podendo oferecer uma educação de maior qualidade.

Sem falar que, em um período de frequentes aulas remotas, o diário online apresenta inúmeros benefícios. Neste post, vamos explicar os principais benefícios de usar um diário do professor online e mostrar como ele pode ajudar a sua escola atualmente. Confira!

Por que usar essa tecnologia?

A tecnologia dentro da escola chega não apenas para facilitar processos, mas também para auxiliar o ensino e proporcionar uma educação mais atual aos estudantes. É preciso entender que a nova geração já nasceu em um mundo com internet e dispositivos diversos, portanto, é necessário que o ambiente escolar acompanhe a realidade de seus alunos.

As escolas que investem em tecnologia ampliam sua possibilidade de ensino e aprendizagem. A internet, por exemplo, pode ser vista como uma ferramenta pedagógica, por incentivar a interatividade, colocar o aluno em busca do próprio conhecimento e estimular sua curiosidade. É preciso ensinar as crianças e adolescentes que essas tecnologias podem e devem ser usadas não apenas para lazer, mas também para aprender.

Ao utilizar softwares online, a escola oferece certo grau de autonomia e independência aos professores, além de conseguirem reduzir seus custos administrativos, o que acaba aumentando a receita da instituição. Ao automatizar, muitas tarefas manuais que necessitam de tempo para serem executadas são descartadas e substituídas por simples cliques em um computador.

O uso do diário de classe, por exemplo, exige a inserção de informações de forma manual diariamente. Isso quer dizer que demanda muito tempo e atenção do profissional, pois o preenchimento deve ser feito corretamente.

Ao optar pelo diário do professor online, o educador fará as mesmas atividades de forma muito mais rápida, e os dados ficarão armazenados para futuras verificações. O software ainda executa outras ações, como lançamento de conteúdo, avaliação de desempenho e habilidades aprendidas.

Tudo isso pode ser acessado remotamente pelos pais dos alunos, melhorando a comunicação e a participação da família na escola.

Qual é o momento certo para usar na escola?

O diário do professor é uma ferramenta muito importante para a rotina escolar e, consequentemente, usada com uma boa frequência. Como vimos, o diário online moderniza os processos internos da escola e agiliza tarefas que consumiriam muito tempo se feitas manualmente.

Em um mundo em que as atividades se tornam cada vez mais digitais, as escolas só têm a ganhar com essa ferramenta. Com a pandemia do COVID-19, vimos que o mercado educacional está muito mais voltado para o ambiente digital, e a tendência é que a tecnologia na educação expanda nos próximos anos.

Com a interrupção das atividades presenciais, a migração “abrupta” para o universo digital exigiu que muitos educadores sentiram os desafios para dar conta das demandas internas da escola e não perder a qualidade do ensino. Nesse momento, o diário online surge para facilitar a vida do educador, otimizar seu tempo de trabalho e permitir que seu foco se volte para a melhoria das metodologias de ensino e aprendizado.

É um momento propício para soluções digitais para a rotina de uma escola, como o diário do professor online. O software de gestão escolar no qual o diário está incluído pode agregar outras inúmeras funcionalidades!

Quais são as vantagens do diário do professor online?

Agora que você já sabe a importância dessa tecnologia, não só para o momento atual de aulas remotas, mas para a melhoria integral do ensino escolar, vamos explicar quais são as suas principais qualidades a seguir.

Preciso

O lançamento de notas erradas ou faltas a mais é uma questão que pode causar muita dor de cabeça aos alunos e educadores. Em um diário manual, essa tarefa deve ser feita com muita atenção, pelos professores e, posteriormente, pelos profissionais da secretaria. Uma informação errada ou ilegível, ou até um esquecimento, podem prejudicar a nota final e o boletim do aluno.

Com o diário do professor online diminuem-se as chances de que problemas como esses aconteçam. As informações são digitadas diretamente no sistema, eliminando mais uma tarefa repetitiva da secretaria, o processo fica mais fácil de ser conferido, não há riscos de que elas fiquem ilegíveis e todos ganham tempo. Além disso, em caso de erros, a atualização é bem mais rápida.

Ágil

O trabalho de um docente vai muito além de dar uma aula. Antes disso, ele precisa preparar, organizar os conteúdos, pesquisar, criar apresentações, buscar formas diferentes de explicar o conteúdo e fazer os alunos se concentrarem, corrigir as atividades e provas, e mais uma infinidade de tarefas.

A rotina deles é cheia, por isso, precisam de ferramentas que agilizem as tarefas no dia a dia. O diário do professor online proporciona maior agilidade ao inserir e atualizar as informações, pois como tudo é feito digitalmente, o processo acaba sendo mais rápido, e ele pode fazer tudo diretamente pelo smartphone, notebook, tablet ou computador.

Não será mais necessário criar planilhas e documentos para cada situação, imprimir, entregar na secretaria. É só abrir o sistema e começar a colocar as informações.

Editável

O preenchimento de um diário de classe exige muita atenção para evitar erros. Quando eles acontecem não tem jeito, a rasura se torna inevitável. Por isso muitos educadores fazem um preenchimento prévio a lápis para depois inserir o dado definitivamente à caneta.

Com o diário do professor online isso deixa de ser um problema. As informações podem ser editadas facilmente, sempre que for preciso.

Acessível

Esquecer o diário de classe em casa ou em qualquer outro lugar não é algo incomum e isso pode ser um tanto quanto prejudicial. Afinal, naquele momento, não será possível adicionar as informações necessárias e, posteriormente, elas podem ser esquecidas.

O diário do professor online é mais acessível podendo ser utilizado a qualquer momento e de qualquer lugar, ou seja, não precisa ser carregado de um lado para outro. Tudo que o profissional precisa é de um dispositivo com acesso à internet.

produtividade na escola

Até pelo smartphone é possível anotar a presença, as notas, os conteúdos etc. Um bom software também oferece o diário do professor online no formato de aplicativo para celular, o que torna a ferramenta ainda mais acessível, além de tornar o manuseio das suas funcionalidades muito mais prático.

Econômico

Ainda que o sistema online tenha um custo, com essa tecnologia, a escola consegue economizar. Não será preciso se preocupar em ter um espaço físico para guardar papéis, já que os documentos estão disponíveis para serem acessados a qualquer momento na nuvem. Esse modelo também é mais ecológico, pois não exige o uso de papel e diminui a produção de lixo.

A economia também aparece com relação aos colaboradores, já que muitos processos podem ser feitos online. Para saber alguma informação sobre os filhos, os pais não precisam ligar ou ir até a escola, diminuindo o número de atendimentos. Algumas tarefas serão eliminadas liberando, assim, os funcionários para outras atividades.

Compartilhável

Outra vantagem do diário de classe online é o compartilhamento de informações. Por meio do sistema, os responsáveis e os alunos terão acesso ao desempenho e frequência, conteúdos desenvolvidos, datas de provas, horários, calendário de eventos, tarefas entre outras particularidades do dia a dia da escola.

Os pais ou responsáveis podem fazer o acompanhamento das informações que estão sendo inseridas e liberadas pela instituição, ficando mais próximos do desenvolvimento do aluno. O professor e a escola também conseguem ter uma comunicação com a família, que pode compartilhar avisos sobre atrasos, justificar faltas, solicitar segunda via de boleto, solicitar reuniões e diversas outras funções.

Seguro

O diário do professor online tem o acesso concedido a um grupo restrito, composto basicamente por alunos, responsáveis pelos alunos, professores e demais funcionários da escola que estão autorizados. Isso significa que os dados financeiros e pessoais são compartilhadas somente entre os membros da comunidade escolar.

Para que a proteção de dados seja efetiva, é importante que a gestão escolar conheça tudo sobre o software do qual o diário do professor online faz parte. Dessa forma, fica mais fácil compreender como as informações são utilizadas para facilitar todo o sistema escolar, além de obter mais confiança na ferramenta.

Quais as principais funcionalidades da ferramenta?

Depois de entender as qualidades do diário do professor online, talvez você esteja se perguntando como é que, na prática, essa tecnologia impacta uma rotina escolar. Por essa razão, separamos as principais funcionalidades do diário do professor online. Confira!

Registro de frequência

O professor fará o registro da presença dos alunos em sala de aula. Ao final de um período de aulas, a ser definido pela diretoria da instituição, esse dado servirá para avaliar a frequência de cada discente e, caso ele esteja com muitas faltas, é possível acionar a família para descobrir o que está acontecendo.

Lançamento de notas

As notas das provas, atividades e avaliações são lançadas diretamente no diário do professor online. A secretaria e os pais podem fazer o acompanhamento e ao final de um período solicitar o boletim de notas.

Então, se o estudante não fez uma tarefa ou um trabalho, por exemplo, isso já fica registrado, dando a oportunidade para os pais procurarem a recuperação da nota.

Lançamento de conteúdos

Os docentes também podem lançar os conteúdos que foram estudados em sala de aula no sistema. Tanto pais quanto alunos têm acesso a essas informações que, depois, podem ser utilizadas para alguma conferência, caso seja necessário.

Esse recurso é interessante também quando há troca de professor ou quando a escola decide fazer alguma mudança na grade curricular. Com todas as informações, é possível planejar e definir estratégias melhores de ensino e aprendizagem.

Consulta de horários dos professores

A secretaria pode utilizar o diário do professor online para acompanhar e consultar os horários dos profissionais, bem como suas aulas e atividades agendadas. Dessa forma, não se corre o risco chocar o horário de eventos escolares com provas e atividades em sala de aula.

Além disso, essa consulta significa uma economia de tempo, uma vez que a secretaria pode ter acesso ao diário de maneira rápida e automatizada.

Envio de mensagens aos pais e alunos

A comunicação com pais e estudantes é facilitada com a utilização do diário online. Os educadores podem adicionar a comunicação e ter uma ferramenta de contato direto. Existem muitas formas de se comunicar com os pais com facilidade.

Pais, professores, secretaria e os próprios alunos terão a possibilidade de consultar sua situação acadêmica. Esse acompanhamento pode promover melhoras significativas no desempenho de cada educando.

Desenvolvimento de habilidades

Fazer o acompanhamento do desenvolvimento das habilidades em crianças pequenas é feito de forma mais simples no diário online. A instituição cadastra uma série de habilidades que deseja monitorar e o professor faz o lançamento de acordo com os níveis pré-determinados.

Como começar a usar o diário do professor online na escola?

Para utilizar o diário online a sua escola precisará de um software específico para isso. Trata-se de um sistema de fácil utilização, que oferece suporte adequado e tem possibilidade de personalização para se adequar à sua realidade.

Ao implantar o novo modelo, é importante fazer um treinamento com os professores e ter alguém sempre de prontidão para ajudar. Depois de estruturado, avise os pais da nova ferramenta e marque uma reunião para ensiná-los como utilizar. Um tempo de adaptação será necessário, é claro, mas com o tempo a escola começará a sentir os benefícios.

Com um bom software, a escola pode fazer o lançamento das notas e faltas dos alunos ao longo dos períodos letivos, com regras e cálculo das médias definidos de acordo com o regimento escolar de cada instituição. O sistema é totalmente personalizável para atender a qualquer tipo de configuração.

Como você viu, o diário do professor online aumenta a produtividade e otimiza o tempo do professor, aproxima os pais do aprendizado dos filhos e ajuda a diminuir custos da escola com funcionários, espaço físico, papel, entre outras vantagens. Se adéque a essa nova realidade e torne a sua instituição mais interativa e atualizada.

Gostou das nossas dicas? Se você conhece educadores e outros profissionais da educação que adorariam conhecer o diário online, compartilhe este post nas suas redes sociais e veja o que têm a dizer sobre o assunto!

Posts Relacionados

6 vantagens da automação de tarefas na secretaria escolar
7 vantagens da automação de tarefas na secretaria escolar

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

  1. Preciso que venham em Jataí Goias. Falar desse software para o Prefeito. Urgente. Sou professora e tenho passado muitas folhas de diário a limpo. Eu não quero isso mais.

    1. Sabemos que não é fácil o monte de papelada envolvida!

      Envie-nos alguma forma de contato para vermos o que podemos ajudar. Infelizmente o processo de licitação às vezes torna tudo um pouco mais complicado, mas estamos aqui para isso!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.