Marketing escolar: 8 coisas que o gestor precisa saber
Conquistar novas matrículas é sempre um dos principais interesses das escolas em seu planejamento anual. Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e as estratégias precisam se transformar para que se consiga captar ou reter os alunos.
O marketing escolar surge exatamente com essa proposta, de facilitar a captação e retenção de alunos, através de ferramentas otimizadas e atrativas que serão diferenciais para a instituição que deseja crescer em autoridade de mercado.
O que é marketing escolar?
Falar de Marketing escolar é abordar a forma como a sua escola se comunica e se apresenta ao seu público-alvo. Todos os eventos promovidos, estratégias de captação e retenção de alunos, bem como ações que apontem os valores morais da instituição estão ligadas ao marketing escolar.
O foco desse conceito está em tornar os valores e missão da escola conhecidos e desejados pelo maior número de pessoas possível, consolidando uma comunidade e abrindo as portas para ampliá-la sempre mais.
Sabe aqueles eventos culturais, como festas juninas ou feiras de ciências que são realizadas ao longo do ano? Também são estratégias que compõem o marketing escolar.
Tudo isso é feito para que a sua escola ocupe uma posição de destaque no mercado educacional e seja reconhecida pelas pessoas, a partir de características bem definidas.
Quais são os valores da sua escola?
É para responder a esse questionamento que o Marketing escolar existe e, também por isso, ele é tão importante.
O que temos visto, hoje em dia, é que os pais e responsáveis já não escolhem mais a escola dos filhos com base na distância de casa; a instituição de ensino precisa oferecer valores sólidos para a jornada de aprendizado da criança e/ou jovem.
O marketing escolar atua para que as necessidades e desejos destes pais sejam realizados e, dessa forma, se estabeleça uma identificação com os valores apresentados.
No entanto, é necessário conhecer bem o perfil das famílias/alunos que precisam ser alcançados, entendendo as suas perspectivas e prioridades.
Com essas informações, será possível estabelecer os valores e missão da sua escola e apresenta-los do jeito certo para essas pessoas, através do marketing escolar.
8 coisas que o gestor precisa saber sobre Marketing escolar
Uma gestão escolar inovadora e disposta a encarar os novos desafios da atualidade para captar e reter alunos precisa estar por dentro das tendências do mercado educacional nos últimos tempos.
Confira 8 coisas essenciais que farão a sua gestão escolar decolar!
1. Marketing Digital
Se o objetivo é atender à Geração Z, que está conectada com o meio digital, nada melhor do que aprimorar essa experiência no âmbito escolar também, não é mesmo?
Adotar estratégias de Marketing Digital em sua gestão escolar é um dos pontos essenciais para aproximar os alunos e propagar a sua marca.
A modernidade precisa chegar a sua escola para que o interesse aumente e novas matrículas surjam.
Dentro do marketing digital, há uma infinidade de ferramentas a serem exploradas para fortalecer a sua escola nas mídias digitais e, consequentemente, alcançar novos alunos.
Marketing de conteúdo
O Marketing de conteúdo compõe o universo do marketing digital e oferece diversas estratégias para engajar o seu público com a escola.
Essa, sem dúvidas, é uma tendência que está dando certo em todos os segmentos, inclusive no mercado educacional, visto que as pessoas vivem em busca de informações e o objetivo do marketing de conteúdo é oferece-las com qualidade e valor.
2. Defina o seu público-alvo
Para que esse marketing realmente funcione, é preciso saber a quem você deseja atingir. É preciso definir qual é o seu público, afinal?
O ideal é criar personas para a sua estratégia e, a partir das características bem determinadas dessa pessoa fictícia, você conseguirá direcionar melhor os seus conteúdos, de modo que sejam atrativos e gere novas matrículas para a sua instituição.
3. Explore as mídias sociais
O Facebook, Instagram, LinkedIn tem sido mídias digitais bastante utilizadas pelas escolas para aproximar o público e tornar a marca ainda mais conhecida.
Se você deseja propagar os valores e missão da sua instituição de maneira assertiva, precisa se fazer presente nesses canais de comunicação.
4. Conte com seus brand lovers
Sabe aquele “aluno-exemplo” que é cheio de orgulho e satisfação pela sua escola? É com esse brand lover que você precisa contar para ter comentários positivos e bons testemunhos da sua instituição de ensino.
Nada como uma boa avaliação para atrair novos olhares, não é?
5. Crie o blog da sua escola
O blog tem sido um dos canais digitais mais explorados pelo marketing de conteúdo e as escolas se aproveitam disso para oferecer soluções para os pais e alunos.
Nesse ambiente virtual, você pode falar sobre assuntos interessantes, relacionados à vida escolar ou familiar que são de necessidade das suas personas.
Questões como vestibular, dicas de aprendizado, profissões do futuro e tantos outros temas podem atrair os olhares do seu público, envolvendo-o em seu universo.
6. Aposte numa newsletter
Já ouviu falar em newsletter? É como se fosse uma revista semanal que apresenta os assuntos atuais da escola, com o intuito de manter os alunos informados e ainda ampliar o seu mercado, alcançando mais pessoas e, naturalmente, mais matrículas.
7. Utilize as estratégias de SEO
SEO ou Otimização para sites de busca são estratégias essenciais para uma gestão escolar inovadora, afinal se o seu conteúdo não seguir essas regrinhas, não será encontrado pelo seu público nos principais canais de busca.
A sua informação precisa chegar com rapidez e agilidade e o SEO contribui para esse feito.
8. Adote um software de gestão escolar
Por fim, e extremamente importante, temos o software de gestão escolar. Com essa ferramenta, você alcança muito mais agilidade e organização para a sua instituição de ensino.
Uma plataforma completa que oferece todas as funcionalidades necessárias para manter a gestão da sua escola em dia com as rotinas burocráticas, administrativas e acadêmicas.
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