6 métricas para escolas que todo gestor precisa acompanhar de perto

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O dia a dia de um gestor escolar não envolve apenas decisões administrativas. O acompanhamento periódico dos resultados obtidos pela instituição também deve fazer parte da rotina. Há métricas para escolas que auxiliam nesse objetivo. Assim, é possível saber se a escola está no caminho certo ou passando por apuros.

A melhor maneira de se basear nessa análise é olhando para os números corretos, além de fazer isso de forma periódica para comparar a sua evolução ao longo do tempo. As métricas para escolas são capazes de apontar avanços e declínios com objetividade, oferecendo um diagnóstico a partir do qual você pode tomar decisões certas.

Trouxemos neste conteúdo 6 métricas que todo gestor escolar precisa acompanhar de perto. Continue a leitura e veja as nossas dicas!

1. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Apesar de não lidarmos com os alunos da mesma forma como lidamos com clientes, faz todo sentido usar esta métrica nos acompanhamentos. O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é capaz de mostrar o quanto a sua instituição gasta para captar cada aluno, considerando os esforços envolvidos em ações com essa finalidade.

O CAC ajuda a revelar decisões na sua estratégia que estejam prejudicando os seus resultados sem que você sequer saiba. Por exemplo, o número de matrículas pode estar consideravelmente alto, mas isso não adianta se o gasto para captar alunos for maior que o orçamento planejado.

É necessário encontrar um equilíbrio no orçamento destinado às estratégias de captação de alunos. Com os esforços certos, você terá um bom retorno dos investimentos e evitará prejuízos financeiros.

2. Taxa de inadimplência

A inadimplência é algo que assombra a maioria dos gestores educacionais, já que pode desestabilizar as contas de uma instituição quando não administrada corretamente. Por isso, a taxa de inadimplência serve como um dos medidores da saúde das suas finanças.

Se a escola não pode contar com a matrícula de alguns alunos, o setor financeiro terá dificuldades em fechar as contas. Isso gera um efeito de cascata que prejudica a qualidade da sua escola e a sua capacidade de entregar valor aos alunos.

Portanto, acompanhar a taxa de inadimplência deve ser uma das prioridades da gestão escolar, mas não se deve deixar de lado as atitudes para reduzir o número de inadimplentes. A partir dos resultados, é preciso elaborar um plano de ação e evitar que as contas fiquem comprometidas.

3. Retorno sobre Investimento (ROI)

Calcular o retorno sobre os investimentos de uma escola permite sabe se os gastos estão gerando crescimento ou mais despesas. Trata-se de uma fórmula simples, que considera dois fatores: o valor investido e o que foi obtido dentro de um período definido.

O ROI pode ser aplicado a investimentos que duraram meses ou anos. A métrica pode ser usada com o valor de todos os investimentos realizados pela escola ou o valor de um investimento especificamente. Dessa forma, é possível saber se determinado projeto precisa ser reavaliado ou se pode ser levado para frente.

Portanto, considere criar o hábito de calcular o ROI de iniciativas que fazem parte da sua escola. Ao mesmo tempo, sempre que iniciar um novo projeto, estabeleça uma meta associada a essa métrica para que ele possa ser monitorado.

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4. Taxa de turnover

A taxa de turnover, também chamada de “taxa de rotatividade”, é uma das principais métricas usadas na gestão de pessoas. Ela representa o número médio de saídas de funcionários (demissões) em relação ao número médio de funcionários contratados pela organização em determinado período.

Como uma escola também é uma empresa, inserida em um mercado competitivo e formada por equipes de colaboradores, é fundamental acompanhar essa métrica.

Uma alta taxa de turnover representa um alto número de perdas de funcionários, o que acaba gerando inúmeros problemas, como custos com aquisição de outros profissionais, choque no clima organizacional e despesas com processo de treinamento e adaptação.

Para evitar e monitorar a ocorrência de problemas dessa natureza, uma série de medidas podem ser aplicadas. Destacamos as pesquisas com as diferentes equipes que compõem o ambiente escolar. Isso pode esclarecer os motivos que têm levado os profissionais à demissão voluntária ou involuntária.

5. Taxa de novos alunos

Essa é uma das métricas para escolas que ajuda a avaliar o desempenho da sua estratégia de captação de alunos. Monitorar esse índice permite entender se a sua instituição de ensino está conseguindo atrair um bom volume de novas matrículas ou se essa evolução está deixando a desejar.

É fundamental que você estabeleça parâmetros ao realizar comparações entre os períodos. Evite comparar momentos com pequenos intervalos e prefira entender como cada período do ano costuma se comportar. Determinadas épocas costumam gerar resultados diferentes.

Essa é outra métrica para escolas que pode ser utilizada a fim de estabelecer e monitorar metas a serem atingidas. A partir desse número, é possível extrair diagnósticos positivos ou negativos sobre o desempenho das estratégias implementadas pela gestão escolar.

6. Lifetime value

Já se perguntou quanto cada aluno gera para a escola ao longo do tempo em que ele está matriculado? Para que você tenha essa noção, basta começar a acompanhar a métrica de lifetime value.

O lifetime value considera dois parâmetros para chegar a esse diagnóstico: o tempo médio de matrícula de um aluno e a quantia obtida com mensalidades. O resultado é a quantia que você pode esperar por aluno da instituição.

É claro que nem todo aluno vai gerar o lifetime value considerado médio. Por isso, um dos objetivos com essa métrica é criar estratégias para estimular o aumento desse valor.

Como vimos, o acompanhamento de métricas para escolas garante uma real percepção sobre o desempenho da instituição em relação às próprias metas. É ainda mais fácil de fazer isso a partir de um software especializado. Essa é uma das soluções do Software GEO, sistema de gestão completo para diversos tipos de instituição d ensino.

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