planejamento financeiro escolar

Entenda a importância do planejamento financeiro escolar!

A administração de uma instituição de ensino passa por diversas áreas que requerem total atenção. Um dos pontos mais importantes desse processo é o cuidado com o planejamento financeiro escolar, o que permite viabilizar o seu funcionamento e crescimento ao longo do tempo.

Saber o quanto está entrando e saindo de caixa é apenas uma das preocupações desse trabalho. Trata-se de uma atividade que possibilita não passar por surpresas desagradáveis ao ter que remanejar funcionários, realizar reformas de emergência ou até mesmo lidar com inadimplência no pagamento das mensalidades.

Felizmente, existem várias maneiras de facilitar e otimizar o planejamento financeiro escolar. Basta conhecer bem quais são as suas necessidades e optar pelas ferramentas que auxiliam nos aspectos mais críticos do funcionamento da sua instituição.

No artigo a seguir, você entenderá melhor como funciona e por que o planejamento financeiro escolar é importante. Confira!

Como deve funcionar o planejamento financeiro escolar?

Quando foi a última vez que você revisou os processos do departamento financeiro da sua instituição de ensino? Um bom planejamento financeiro escolar possibilita que uma série de aspectos dela funcionem adequadamente, algo fundamental para que ela possa se desenvolver e continuar entregando qualidade aos seus alunos.

Veja a seguir quais aspectos do funcionamento de uma escola são viabilizados pelo planejamento financeiro:

Controle de receita

Uma instituição de ensino tem gastos de diversos tipos ao longo do ano, indo desde a manutenção de seus espaços até a folha de pagamento de funcionários. Tudo isso requer um acompanhamento próximo por meio de um controle de receita.

Esse trabalho também ajuda a identificar padrões que necessitem de atenção, como o tipo de receita que mais sustenta as operações da escola. Tal informação é essencial para organizar as suas prioridades para os períodos seguintes.

Planejamento de gastos

Saber o quanto será gasto em períodos futuros é a base de um bom planejamento financeiro escolar. Isso envolve prever sazonalidades e reservar fundos para gastos de emergência que possam surgir e impactar a sua instituição de ensino.

Esse aspecto do seu planejamento permitirá que a sua escola possa ter contas saudáveis ao longo do ano sem sofrer com surpresas e gastos inesperados capazes de comprometer o seu bom funcionamento. Portanto, é algo que não deve ser menosprezado ou negligenciado.

Auxílio da tecnologia

Todo esse trabalho em planejamento financeiro escolar não precisa e nem deve ser feito manualmente. Felizmente, é possível contar com uma ferramenta de gestão escolar para automatizar muitos desses processos, o que otimiza o tempo da sua equipe e minimiza as chances de erros.

Esse tipo de software é capaz de ajudar você a gerenciar vários aspectos da sua instituição de ensino além do financeiro, como acompanhar o desempenho dos alunos, controlar seu estoque, captação de novas matrículas, entre outros.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
reduzir inadimplencia escolaPowered by Rock Convert

Qual é a importância de um bom planejamento financeiro escolar?

Nenhuma empresa sobrevive sem um bom planejamento financeiro. Com uma escola, isso não é diferente. Saber quanto dinheiro está entrando e saindo é algo básico para que a sua instituição de ensino possa prever a própria situação de caixa para realizar investimentos a médio e longo prazo e viabilizar o próprio crescimento no mercado.

Veja a seguir alguns exemplos de situações que podem ser controladas com um bom planejamento financeiro escolar:

Atrasos no pagamento das mensalidades

Ter mensalidades em atraso é algo bastante prejudicial para o bom funcionamento de uma instituição de ensino. Afinal, trata-se de um ganho com o qual você estava esperando que fará falta no momento de investir em novas iniciativas e estruturas para a sua escola. Portanto, é um aspecto fundamental do planejamento financeiro.

O monitoramento de inadimplência possibilita evitar gargalos nas suas contas e desenvolver estratégias focadas em minimizar os seus impactos, como negociações de dívidas. Trata-se de um aspecto do planejamento financeiro que envolve o contato com os alunos e o entendimento dos motivos que levam ao atraso no pagamento.

Realização de obras na escola

Como qualquer outra estrutura física, uma escola precisa contar com a possibilidade de realizar reformas sempre que forem necessárias. É assim que você pode garantir que o seu espaço consiga sempre atender aos seus alunos com o máximo de qualidade.

No entanto, trata-se de uma iniciativa que costuma trazer altos custos. Isso exige um bom planejamento financeiro para que a sua instituição de ensino não fique no vermelho após realizar uma obra. As suas contas precisam estar organizadas suficientemente para que seja possível prever a melhor época para essa reforma e também você consiga realizá-las em caráter de emergência.

Demissões e contratações inesperadas

O quadro de funcionários da sua escola pode mudar repentinamente por inúmeros motivos, mas isso não pode representar um problema para as suas finanças. É por isso que você precisa contar com a devida organização nesse setor da sua instituição de ensino.

Contratar e demitir um funcionário gera uma série de encargos que causam um impacto no departamento financeiro da sua escola. Se ela não estiver organizada e preparada para isso, podem ocorrer reflexos bastante negativos na capacidade dela de investir em outras áreas que exijam atenção.

Redução de custos da escola

Um bom planejamento financeiro escolar também é benéfico para a redução dos seus custos. Pense em todo o desperdício que ocorre em uma instituição de ensino que não controla adequadamente os seus gastos. Esses gargalos mal otimizados se acumulam e causam impactos significativos na sua capacidade de funcionar.

Ao acompanhar as suas contas de perto, é possível identificar desperdícios com mais facilidade, corrigi-los a tempo e evitar que causem problemas maiores ao longo do tempo. Esse trabalho também ajuda a observar gastos desnecessários que possam ser substituídos por alternativas mais eficientes.

Dedicar a atenção adequada a um bom planejamento financeiro escolar é fundamental para que a sua instituição de ensino funcione corretamente. Não vire uma vítima das suas contas; em vez disso, faça com que elas viabilizem cada vez mais possibilidades de crescimento para a sua escola. Lembre-se de como a tecnologia pode ser decisiva nesse processo ao optar por um software de gestão escolar feito para as suas necessidades.

Quer conhecer uma ótima opção de software de gestão escolar online para controlar o seu planejamento financeiro e outros aspectos da sua instituição de ensino? Acesse o site e confira as funcionalidades do Software GEO.

Guia da Consultoria de Software EducacionalPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.