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Tecnologia nas escolas: 5 desafios da implementação

O uso da tecnologia nas escolas deve fazer parte das novas estratégias elaboradas com base em uma era de ensino digital. Afinal, os recursos tecnológicos modernos tendem a impactar frequentemente a conduta da sociedade, especialmente nos momentos de busca por informações e aquisição de novos conhecimentos.

Nesse momento, o setor da educação também é fortemente afetado, pois necessita mover esforços no intuito de atualizar e até mesmo transformar as ferramentas de ensino. Afinal, o objetivo é formar o cidadão tomando como base um novo cenário tecnológico.

Por esse motivo, a utilização das ferramentas digitais vem se tornando um recurso essencial para trabalhar o processo de otimização e transformação dos mais diversos procedimentos elaborados pelas instituições de ensino.

Então, se você quer saber tudo a respeito da implementação da tecnologia nas escolas, acompanhe a leitura desse artigo.

Tecnologia nas escolas: quais são os desafios?

Na verdade, a implementação da tecnologia nas escolas envolve diversos desafios. No entanto, evidentemente, as novas ferramentas tecnológicas proporcionam grandes vantagens ao processo educacional.

Mas, afinal, quais desafios devem ser superados? Veja a seguir os cinco principais:

1. A construção de uma infraestrutura adaptada

De fato, quando o assunto é infraestrutura, o primeiro pensamento consiste em salas equipadas com computadores e lousa virtual. Obviamente, esses recursos fazem parte de uma escola adaptada a nova demanda de uma era digital.

No entanto, também é necessário manter atenção com os mecanismos mais tradicionais como, por exemplo, uma rede elétrica capacitada a operar com esse conjunto de máquinas modernas. Geralmente, ao se tratar da implementação de um projeto tecnológico, muitas pessoas acreditam que a expressão infraestrutura esteja diretamente ligada à compra de aparelhos eletrônicos.

No entanto, vale a pena mencionar que esse maquinário demanda a existência de uma capacidade técnica adequada para trabalhar de forma eficiente. Por esse motivo, as escolas também devem se mostrar atentas ao processo de instalação e manutenção dos equipamentos. Junto a isso, é necessário adquirir um pacote de internet eficiente.

O objetivo é assegurar um processo de conectividade efetivo e veloz. Inicialmente, esse tipo de decisão pode parecer tão óbvio que muitos gestores acabam não dando a devida atenção. Como consequência, no decorrer do tempo algumas escolas tendem a se deparar com o famoso problema da internet ineficiente.

Dessa forma, é comum que ocorram muitos empecilhos no momento de lidar com as demandas emergenciais. Ainda mais se a instituição de ensino não permanecer conectada a uma rede de internet potente. Por esse motivo, é sempre recomendado que as escolas mantenham atenção redobrada com as questões que envolvem a infraestrutura e o suporte técnico necessário para um funcionamento saudável.

2. O uso de metodologias inovadoras

Atualmente, um dos maiores desafios do processo de implementação de tecnologia nas escolas consiste na utilização de metodologias inovadoras. Aliás, é importante mencionar que essas tecnologias devem seguir o mesmo rumo dos novos modelos educacionais.

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Por esse motivo, elas devem portar um caráter de modernidade e inovação. Sendo assim, os professores e as escolas precisam identificar e estruturar formatos capazes de abranger as novas ferramentas de ensino e as suas necessidades.

3. A capacitação dos professores

Sem dúvidas, a implementação da tecnologia nas escolas requer um alto nível de capacitação dos professores. No entanto, nesse momento não é importante focar o processo de funcionamento das ferramentas tecnológicas utilizadas durante o processo de ensino como, por exemplo, os tablets e os computadores.

Na verdade, o assunto não é, em si, a respeito das novas tecnologias. Por esse motivo, é fundamental compreender que o mecanismo de ensino se mostra além dessa questão, pois, de fato, mais importante do que compreender o funcionamento da máquina é entender o que será feito por meio dela.

Nos dias atuais, é possível mencionar que grande parte dos professores já vem se ambientando com os mais diversos tipos de tecnologias. Sendo assim, é difícil encontrar educadores que se mostrem totalmente alheios a utilização desses equipamentos. Dessa forma, podemos mencionar que, de um modo geral, os professores que trabalham na ativa já conseguem usufruir dos benefícios proporcionados pelas tecnologias em questão.

Nesse aspecto, é possível compreender que a capacitação dos educadores deve ocorrer de maneira direcionada, levando em consideração os interesses pedagógicos apresentados pela escola diante dos procedimentos de ensino. Diante dessa perspectiva, as novas ferramentas de educação poderão ser utilizadas da melhor forma, estruturando um mecanismo de aprendizagem altamente eficiente. Afinal, de que adiantaria trabalhar com base em um equipamento potente se os professores não soubessem conduzir um ensino capaz de explorar todas as funcionalidades tecnológicas apresentadas por ele?

Então, para o processo ser eficiente, é necessário que os educadores conheçam todos os recursos digitais proporcionados pela tecnologia nas escolas. Esse conhecimento pode ser obtido por meio de um processo de capacitação efetiva, assegurando que os planos de aula incluam a utilização da potência total apresentada por essas novas ferramentas de ensino.

4. A tecnologia nas escolas requer a interdisciplinaridade

É importante construir um ambiente capaz de acolher os mais diversos saberes e conhecimentos. Aliás, eles devem dialogar entre todas as disciplinas existentes no processo, ocorrendo de forma facilitada e assertiva.

Por esse motivo, a interdisciplinaridade deve ofertar várias possibilidades no processo de aprendizagem, ajudando os estudantes em todos os aspectos da vida.

5. A escolha do material virtual adequado

Sem dúvidas, a escolha do material digital adequado é um dos maiores desafios do processo de implementação da tecnologia nas escolas. Por isso tenha em mente que esse mecanismo não requer a transformação do conteúdo físico para o virtual.

Aliás, é justamente nesse processo que muitas instituições se perdem. Afinal, o livro digital não pode apresentar semelhanças com o tradicional, especialmente porque ele deve carregar um caráter interativo.

Do contrário, o material será unicamente uma réplica do conteúdo que poderia ser adquirido em um formato físico. Com base nisso, é possível mencionar que o livro virtual não conseguirá proporcionar uma vantagem que se mostre além da redução do peso da mochila.

Então, para evitar esse problema, ofereça um material construtivo e diferenciado. Dessa forma, os alunos se mostrarão engajados e altamente dispostos a fazer parte do processo de ensino e aprendizagem.

Após descobrir os desafios do processo de implementação da tecnologia nas escolas, aproveite para conhecer as melhores formas de definir as metas no setor educacional.

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