Práticas incríveis na gestão escolar
Existem diversas práticas atuais que tornam a gestão escolar mais prática para quem é o responsável pela área. No cenário em que nos encontramos, as questões burocráticas relacionadas ao ensino são quase tão importantes quanto as aulas em si.
É essencial que os gestores escolares consigam equilibrar os dois pontos para conseguirem captar e reter cada vez mais alunos. Porém, como sabemos, a tarefa não é tão simples assim, e por isso, é preciso estar antenado sobre as práticas atuais de gestão.
Os cuidados, hoje, são voltados para o aspecto físico dos alunos e para os cuidados especiais com as informações. Elas, inclusive, devem ser de fácil acesso para todos, para que os pais também participem ativamente da educação dos filhos.
No mais, para conhecer algumas das práticas mais recomendadas atualmente, não deixe de ler o artigo a seguir!
Manutenção do patrimônio da escola
A gestão escolar não cuida apenas das questões burocráticas, e precisa prestar mais atenção a como é feita a manutenção do patrimônio da instituição. Por mais que muitos ignorem esse ponto, ele é extremamente importante em qualquer tipo de cenário.
A infraestrutura da escola influencia diretamente nos níveis de produtividade, e por isso, devem ser a melhor possível. Paredes rabiscadas, ou qualquer outro material que esteja danificado ou “poluindo a visão” dos que convivem ali, deve ser eliminado.
O local deve ser agradável, para que distrações não sejam criadas e o ensino seja de qualidade. Esse ponto ajuda a otimizar os recursos financeiros, e evita surpresas desagradáveis em relação à estrutura, o que afetaria o orçamento.
Comunicação com sua equipe e com os pais
Um dos problemas da gestão escolar atual é a falta de comunicação entre os funcionários de diferentes setores. Professores e secretários contam com diálogo complicado, devido ao desconhecimento dos limites da atuação de um com o outro.
A distância entre os funcionários atrapalha o funcionamento da escola, que precisa melhorar o ambiente a todo custo. Contar com um software onde todos possam se comunicar, e visualizar informações de forma transparente, é uma alternativa interessante.
Além disso, é claro, é recomendado também que dinâmicas, que visem integrar times, sejam feitas pelos gestores. Treinamentos que visem deixar claro onde cada equipe deve atuar, e como podem se ajudar, também são atitudes bem-vistas.
O problema de comunicação também se estende aos pais, onde a comunicação também não é das melhores. Um diálogo complicado com seus clientes, pode acabar afastando os alunos da instituição, o que causa inadimplência, problema grave para o colégio.
Para que isso seja resolvido, é recomendado que os pais tenham o máximo de informações possíveis sobre o funcionamento da escola. Mais uma vez, um software, com dados transparentes para todos, é uma boa alternativa de soluções para essa situação.
Porém, é claro, a comunicação entre pais e escola precisa ser mais bem trabalhada do que isso. Por isso, elaboramos um artigo onde falamos sobre formas de facilitar esse diálogo entre as duas partes. Confira!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Finanças merece atenção especial dos gestores
Outra prática recomendada sobre gestão escolar é o cuidado especial com as finanças da instituição. O planejamento financeiro deve estar alinhado com a atuação da empresa, para evitar problemas que podem até mesmo levar o colégio à falência.
As finanças precisam ser analisadas de forma crítica, e levando em consideração diversos fatores. Porém, entre os vários que precisariam ser analisados em um artigo maior, o que mais se destaca entre eles é a inadimplência dos alunos.
Quando um aluno deixa de frequentar a instituição, a empresa perde parte considerável do seu caixa. O valor da mensalidade, que seria pago durante anos, acaba sendo cortado, o que representa um prejuízo gigantesco para a escola.
Para evitar isso, o colégio pode tomar uma série de ações que visem diminuir os danos dessa inadimplência. O primeiro seria implementar políticas que visem resguardar a empresa no caso de desistência do aluno durante o ano escolar.
Uma cláusula em contrato, que proteja a escola contra isso, com o pagamento de uma multa, é uma alternativa a ser analisada. Além disso, diminuir gastos desnecessários, com áreas da instituição que não são utilizadas, é outra política recomendada.
Além disso, também é recomendado contar com um software de gestão financeira dentro da sua escola. Isso garante que a sua empresa vai conseguir identificar rombos, e evitar que decisões equivocadas sejam tomadas durante o planejamento.
Essas ferramentas, além de disponibilizar informações valiosas, também são importantes para garantir uma gestão financeira transparente. Para quem quer praticidade, analisar as opções de softwares do mercado pode trazer uma série de benefícios a serem considerados.
Automatização ajuda na gestão escolar
A automatização de tarefas é essencial na gestão escolar atual, pois traz mais velocidade e praticidade para o funcionamento da instituição. Tarefas que antes eram feitas manualmente, hoje, podem ser feitas de maneira automática, por máquinas.
Além da rapidez já citada, podemos destacar que o uso dessas ferramentas diminui a quantidade de erros cometidos. Diferente da atividade humana, as máquinas não cometem equívocos no momento de fazer o preenchimento de um formulário, por exemplo.
A automatização de tarefas na gestão escolar é essencial para instituições que não querem ficar para trás no mercado. Porém, não é recomendado escolher qualquer software para suprir essa necessidade, mas sim, um que tenha algo de valor a oferecer.
Algumas das funcionalidades básicas que todo software escolar deve ter são as seguintes:
- praticidade em controlar as notas e a frequência dos estudantes;
- funcionalidades que permitam a gestão financeira da escola;
- plataforma que integre informações para pais, alunos e professores;
- facilite a captação de novos alunos;
- software de gestão pedagógica que facilite a gestão da instituição;
- acesso por meios mais diversos, como smartphones ou tablets;
- capacidade de personalização, segundo as necessidades da escola.
No mais, essas são as funcionalidades que todo software de gestão escolar eficiente deve ter. Como podemos ver, ele engloba diferentes áreas, e auxilia no controle de informações da instituição de maneira simples, mas, ainda assim, efetiva.
No mais, nosso texto acaba aqui, mas se você quer conhecer um programa que tenha todas essas funcionalidades, não deixe de entrar em contato com nossa equipe para saber mais sobre o nosso software!