Desenvolvimento de software personalizado: como funciona?

Como a tecnologia tem se tornado uma grande aliada na captação de alunos

O desenvolvimento de software personalizado deixou de ser tendência: sua popularidade é cada vez maior neste mercado que, apenas nos Estados Unidos, movimenta mais de 157 bilhões e é composto por 65.306 companhias (Market Research).

Conceitualmente, aplicações desse tipo se caracterizam flexíveis a ponto de proporcionarem ao usuário final uma experiência aprimorada, a qual se dá pelas funcionalidades desenvolvidas sob medida — ou seja, considerando o ambiente, as necessidades e os requisitos da empresa.

Entre as principais vantagens em optar por tal modelo está a propensão do software personalizado em corresponder às expectativas. Se até poucos anos atrás era o cliente quem precisava se adaptar ao produto adquirido, agora é o desenvolvedor quem se habitua às demandas do negócio.

Quer conhecer outros benefícios do desenvolvimento de software personalizado e entender como o processo funciona? É só continuar a leitura deste artigo!

Como funciona o desenvolvimento de software personalizado?

A essa altura, já temos uma noção de como o desenvolvimento de software personalizado pode nos ajudar, mas como ele funciona? Quem participa da customização? O que é analisado para que se chegue à solução mais apropriada? São questões que trataremos neste tópico.

Reiterando o que explicamos no início do texto, o software personalizado nos permite adquirir soluções especialmente desenvolvidas para as nossas demandas. É diferente do modelo convencional, que consiste em comercializar um produto com recursos e funcionalidades definidos.

Vamos a um breve exemplo de como ele se encaixa às necessidades de uma escola? Suponhamos que determinada instituição de ensino esteja em busca de um sistema para gestão escolar. Embora haja muitos procedimentos comuns entre instituições de ensino, a que estamos falando tem peculiaridades cujo software precisa englobar, seja a partir de funcionalidades, seja por meio de integrações.

Com isso, o time encarregado de projetar, arquitetar e desenvolver o software, mantém contato frequente com a escola, visando entender o ambiente de trabalho, as necessidades, as aplicações já utilizadas pelos colaboradores, os elementos que a gestão pretende incluir, entre outros aspectos relevantes.

Além dos especialistas, a própria escola, nesse caso, participa do projeto ao contribuir com informações e feedback, ajudando a guiar os desenvolvedores. O grau de envolvimento varia conforme a experiência do fornecedor em criar soluções voltadas à área.

Por que os desenvolvedores oferecem a possibilidade?

Você se lembra dos dados que apresentamos no início do texto? Ele enfatiza, de certa maneira, o grau de concorrência no mercado americano. A alta quantidade de empresas do ramo é determinante para o aperfeiçoamento da prestação de serviços, bem como a valorização da experiência do usuário.

No Brasil a escala é bem menor (18,6 bilhões de dólares por ano), com 5.294 empresas que atuam no desenvolvimento e na produção de software, segundo a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software). Embora emergente, estamos falando do 9º maior mercado de software e serviços do mundo.

A crescente demanda tecnológica das empresas na era digital gera disputas que inviabilizam modelos de entrega ultrapassados e/ou carentes de inovação. Logo, a customização é uma ótima alternativa para que fabricantes de software cresçam — quem mais ganha com isso? O cliente, evidentemente.

Por que é melhor customizar um software

Já não importa mais o tamanho ou o tipo de negócio: o desenvolvimento de software personalizado é para todos. Portanto, se a sua instituição de ensino está se modernizando ou a gestão escolar busca na tecnologia a otimização, a solução está ao alcance.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quais são as principais razões para encomendar software personalizado?

Vários motivos podem levar a sua gestão escolar a investir em soluções customizadas, e elas vão além do atendimento às necessidades em si. Como veremos ao longo deste tópico, o modelo promove: vantagem competitiva, redução de custos e Segurança da Informação.

Vantagem competitiva

Escolas que dispõem de recursos tecnológicos, seja para os processos internos, seja para a experiência de pais e alunos, são mais propícias a atrair atenção e, consequentemente, captar mais alunos, fechar rematrículas etc.

Tratando-se de um software personalizado, há possibilidade de contar com inovações, bem como recursos que tornem a instituição diferenciada em relação aos concorrentes. Um software pronto, por sua vez, nem sempre eleva o diferencial, pois outras instituições também utilizam.

Redução de custos

O software personalizado tende a reduzir os custos da gestão escolar na medida em que a implantação de outras soluções se torna desnecessária. Além disso, um programa altamente eficiente aprimora a rotina e os processos escolares — e graças à produtividade, os honorários da equipe são mais bem aproveitados.

Segurança da Informação

Produtos de software sob medida nos permitem escolher onde e como o serviço e os dados serão hospedados. Sendo assim, se a escola tem infraestrutura de TI e profissionais capacitados para gerenciá-la, ela pode assumir a segurança do ambiente.

Do contrário, o fornecedor se responsabiliza por hospedar o sistema em local seguro, os quais entreguem disponibilidade e performance. Um ótimo exemplo da atualidade é o Edge Computing (computação na borda), que permite ao usuário final (o aluno, muitas vezes) a usufruir de alto desempenho, independentemente da região em que se encontre.

Como escolher um fornecedor de software customizado?

Como escolher um fornecedor qualificado para construir o software de que sua escola precisa? Essa etapa inicial é determinante, pois, muitas vezes, desenvolver um sistema que preencha as lacunas e agregue valor requer experiência.

Não estamos falando sobre Tecnologia da Informação, mas a respeito do seu próprio campo de atuação, isto é, o desenvolvedor conhece o ramo de Ensino? Tem vivência no setor? Compreende as rotinas e como simplificá-las?

Eis que entra em pauta as fábricas de software segmentadas. Tratam-se de empresas de desenvolvimento de software personalizado voltados a nichos ou áreas específicas do mercado, propriamente. Nesse sentido, há fornecedores com expertise em Finanças, Saúde, Entretenimento etc.

Fora isso, é importante se atentar à reputação da empresa no mercado, aos clientes que fazem parte do portfólio, às documentações, ao suporte técnico, entre outros quesitos.

A Software Geo é referência em desenvolvimento de software personalizado para gestão escolar. Com experiência de 12 anos no mercado, estamos preparados para oferecer o que há de melhor para a sua instituição de ensino, independentemente do segmento — educação infantil, ensino superior, cursos livres etc.

Quer saber mais ou solicitar orçamento? Entre em contato com um de nossos consultores!

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.